Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mudinha de Maça

Pedro E M. P. Almeida23/01/2011 12:01
Mudinha de Maça
Amigos, essa mudinha de maça tem uns 2~3 meses, consegui ela por meio de sementia, usei sementes daquela maça mais vermelhona, se não me engano é da variedade "red".

Bom, ela está com mais ou menos uns 10cm agora, e estava pensando se ela já está com tamanho e desenvolvimento bom para passar ela para um vaso maior, usando um substrato que favoreça o desenvolvimento das suas raízes e, consequentemente, dela própria.

O que os amigos acham? Será que ela já está num tamanho bom para transplantar ou devo esperar mais?

nickyfury23/01/2011 15:03
bonsai
Pode transplantar, mantendo o torrão, sem nenhum problema. Evite apenas aramar, pois a madeira ainda não adquiriu o lenho necessário para isso, podendo então estrangular a planta e matar antes da hora. 😄
Pedro E M. P. Almeida24/01/2011 22:40
Nick, obrigado pela ajuda!

Tenho outra dúvida: como aqui no Rio está muito quente, eu fiquei com medo de perder a muda por conta do calor e botei ela dentro de uma estufinha, o problema é que agora ela está crescendo e já não está cabendo lá dentro. Eu pensei então em tirar ela da estufa, mas percebi que quando tiro a tampa da estufa as folhas delas murcham levemente, como se sentissem a diferença de clima, daí eu coloco a tampa de volta e ela permanece lá.

Há alguma maneira fácil de eu fazer uma aclimatação pra ela não sentir essa diferença?

Agradeço desde já!
nickyfury25/01/2011 21:42
bonsai
A maneira mais prática é tirar de vez da estufa e expor ao sol. Num primeiro momento, a planta irá sentir e as folhas murcham e podem até secar e cair. Mas não se preocupe, na sequencia, novas brotações irão ocorrer, e a planta retornará seu desenvolvimento com renovado vigor. 😄
Pedro E M. P. Almeida27/01/2011 02:39
Obrigado, Nick! Vou fazer isso então!

Abraços.