Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta-yamadori-FV

Fernando valentin23/01/2011 19:31
Duranta-yamadori-FV
Boa tarde galera!

Hoje iniciei um trabalho em uma duranta.

Comecei destruindo o jardim da minha mãe 😂 😂 😂

Vejam as fotos abaixo:

A planta antes da retirada.

Olha eu sofrendo um pouquinho ^^

Após ser retirada.

Agora já plantada.

Com escala.

Fernando valentin23/01/2011 19:36
Falto essa foto 😄

Tá ai.....agora é so reza 😄 😄
Marlon Fontoura23/01/2011 21:41
Vamos esperar pra ver novas brotações. Por acaso tem algum estilo em mente? Sugestão seria um hokidashi. Vendo as fotos eu não vi pasta pasta seladora, é importante para evitar a entrada de fungos e outros agentes nocivos na area exposta.
Fernando valentin24/01/2011 00:42
Marlon pasta seladora eu não tenho, mas passei creme dental após as

fotos. Sobre o estilo penso em um hokidashi 🙂

Abraço
Filipe Henrique24/01/2011 00:48
brother,
eu particularmente não tive boas experiencias com creme dental, motivos, soluvel em agua... reseca a parte da planta onde é usado!
melhor seria vc passar cola branca e um pedaço de papel aluminio de forma a vedar todo o corte com o minimo de sobra de papel na parte não afetada pelo corte.

abraços
Fernando valentin24/01/2011 00:53
Filipe escreveu:
brother,
eu particularmente não tive boas experiencias com creme dental, motivos, soluvel em agua... reseca a parte da planta onde é usado!
melhor seria vc passar cola branca e um pedaço de papel aluminio de forma a vedar todo o corte com o minimo de sobra de papel na parte não afetada pelo corte.

abraços

Ow Felipe valeu pela dica, amanha vou passa uma água pra tira o creme

dental dai eu vou fazer o esquema que você me explicou...Abraço

Falo valeu 😄
Filipe Henrique24/01/2011 00:59
desponha brother...
abraços
nickyfury24/01/2011 08:56
bonsai
Filipe, o nobre colega me perdoe a intromissão, mas a dica corretissima da cola branca dispensa o uso do papel aluminio. O melhor é ficar apenas na cola, sem o aluminio, ok? O papel cola no corte e depois, além de dificultar a cicatrização, acaba por causar danos com sua retirada, vez que ao tentarmos soltá-lo ele desprende parte de material vivo, prejudicando de vez a cicatrização adequada do corte. 🙄 🙄

Aplicamos o papel aluminio apenas em cortes que recebam pasta cicatrizante (japonesa, de preferencia). O papel é mantido por um determinado período e depois retirado, quando se verifica que o corte começa a emitir sinais de cicatrização adequada. Ele visa tão somente evitar que agua e outros agentes danosos penetrem na madeira pela area de corte. 😲

Fernando, em relação a sua planta uma sugestão: antes de retirar ela do solo, vc poderia ter realizado o corte radical que fez. Então, aguardaria as novas brotações, iniciando a condução de maneira adequada, com a planta ainda no solo. Depois, bem depois mesmo, com as brotações bem firmes e conduzidas de maneira apropriada, inclusive com uso de aramação, é que vc iria proceder a uma retirada da planta. 🙄

Podemos fazer esse tipo de trabalho, altamente técnico diga-se de passagem, quando temos acesso facilitado a um material qualquer, como é o caso dessa duranta, vez que ela estava disponível no jardim. Costumo proceder dessa forma com as plantas que cultivo no solo, na chacara em que resido. Muitas, inclusive, estão nessas condições favoráveis para engrossar o tronco, mas cuido de manter uma estrutura primária nos galhos, para facilitar o trabalho futuro, quando coletar. 😉

Fazendo dessa forma, corre-se menos riscos de perda de material, que pode ser parcial, quando seca galhos ou parte do tronco e das raízes, ou total, quando todo o material seca e morre. Por isso, oriento sempre no sentido de proceder preventivamente, realizando todas as intervenções necessárias antes de proceder a retirada, com um bom período de tempo entre uma coisa e outra. 😄
Tiago R24/01/2011 09:15
Para aproveitar o espaço da bacia você deveria ter colocado terra até próximo à borda. Além de aumentar o espaço para as raízes melhora a incidência solar e a ventilação.

Também é bom perfurar bastante na lateral.

Aguardamos o desenvolvimento.
Becker24/01/2011 09:34
😄 Olá Fernando ! é um bom material , Quanto a proteção do tronco eu uso o seguinte . 😄

Uma parte de pasta de dente (creme dental).
uma parte igual de argila.
uma parte igual de graxa de sapato preta.
mistura tudo guarda em um recipiente não tem tempo de validade.
pasta de dente protege contra fungos
argila ajuda na cicatrzação
graxa de sapato impermeabiliza.

Sempre usei este produto com sucesso nunca tive problemas ,é barato e facíl de fazer... 😄
Abraço....... 😉
Filipe Henrique24/01/2011 11:19
a solução do becker é boa!

nick a cola branca é soluvel em agua e tende a possibilitar a aparição de fungos por acabar mantendo a umidade ao invez de deixar o lenho exposto seco!

ao conversar comigo, o Rock jr mostrou como tem usado o papel aluminio ao invez de pastas selantes, salientou até que os resultado eram iguais ou superios aos obtidos com pastas importadas, e mostrou os resultados positivos. Na verdade não lembro oq ele usava para afixar o papel aluminio a planta, mas acredito ser cola branca.
ele até exitou ao abrir um curativo pra eu ver o processo de cicatrisação que estava indo pra lá de rapido, pelo tempo que ele diz ter feito o corte!

abraços
Fernando valentin24/01/2011 19:44
Boa noite!

Nicky não quis faze uma condução da planta no local por tal motivo:

na casa da minha mãe tem criança e cachorro e ali onde ela estava

é tipo um corredor de passagem dai cedo ou mais tarde alguém ia

esbarrar e quebrar os galhos. 😄
Fernando valentin24/01/2011 19:49
Tiago R escreveu:
Para aproveitar o espaço da bacia você deveria ter colocado terra até próximo à borda. Além de aumentar o espaço para as raízes melhora a incidência solar e a ventilação.

Também é bom perfurar bastante na lateral.

Aguardamos o desenvolvimento.

Tiago sua dica é interessante, mas não consegui faze isso por motivo de

falta de terra, a bacia é enorme ela deve ter uns 60 cm de diâmetro por

uns 30 cm de altura. 😄
Fernando valentin06/02/2011 14:52
Olá galera, bom acho que minha duranta pego....comesou a sair uns brotinhos.

Quarta ou quinta feira eu vou postar as fotos.

Falo valeu
Kappenberg07/02/2011 09:11
Olá, Fernando

Tiago sua dica é interessante, mas não consegui faze isso por motivo de

falta de terra, a bacia é enorme ela deve ter uns 60 cm de diâmetro por

uns 30 cm de altura.

Mas tu fez mais furos nas laterais? Também achei que eram poucos.
Tiago R06/03/2011 19:26
Minha melhor experiência com papel alumínio foi quando o fixei com um arame fininho ao invés da cola.

A cicatrização foi mais rápida que nos outros locais em que fixei o alumínio com cola (eu retirei para verificar).
Fernando valentin08/03/2011 11:36
Atualizando 😄

Fernando valentin08/03/2011 11:54
Fernando valentin17/07/2011 18:31
Atualizando a duranta depois de um tempinho.

Segue a foto abaixo.

Fernando valentin11/09/2011 23:33
Mais uma foto 😄