Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com estilização de junipero jacare 40 anos!! HELP!!!!!

Gustavo Ribeiro24/01/2011 00:32
Ajuda com estilização de junipero jacare 40 anos!! HELP!!!!!
Ola , amigos!

Ja venho acompanhando o fórum já algum tempo.,já conheço os trabalhos de varias pessoas ,experiências e já ousado as mesmas com sucesso ! tenho aprendido muito pelo fórum.
Agora com o meu viveiro “organizado “ - o que uma coisa difícil de manter e o que esta acontecendo . Hahaha!! E de 2 anos intensos de mudas, pré bonsais , yamadores e abusos de técnicas sem medo de não ser feliz... vou postar varias fotos de trabalhos e plantas para troca,venda etc.

Hoje pessoa ajudas a vocês para estilizar este junipero , pois estou sem idéia para ele já que estava fixo na minha cabeça fazer uma henkai mas aponta dele quebrou , e não sei mais o que fazer, tudo que penso não fica legal pra mim !!

Soltem a imaginação e técnica .. e postem projetos dos mais variados !! vamos fazer tipo um leilão!! uma idéia e depois quem da maissss !!! .. haha.
Enxertos , shari,podas e aramação radical ..e tudo mais.
Mandem ver!!

Em breve fotos de uma boughanville de 70cm de tronco( sem galhada .so tronco mesmo!!) e 1,20cm de altura Já deixo meu agradecimentos a todos e mãos a obra!!

Gustavo Ribeiro

Filipe Henrique24/01/2011 00:45
impolgante seu post brother!

VOU DAR MEU LANCE INTAUM!

rs

que tal replanta-la em outro angulo que possibilite um kengay, chapa rafia no tronco isola com fita isolante de alta fusão e traciona usando o proprio tronco pra puxar um pouco mais pra baixo o tronco principal... com o 1º galho que passara a ser o apce idem, rafia, fita isolante de alta fusaõ e arames de grosso calibre pra puxar trazer levar e assim fazer um apice retorcido e interessante!

qq coisa posso fazer um rabisco aqui, mas aviso logo que sou pessimo com feramentas de manipulaçao de imagens!

abraços
nickyfury24/01/2011 09:17
bonsai
Gustavo, a idéia do Filipe é interessante e colocar ela em prática não tem dificuldade nenhuma. O arame ideal para essa espécie é o de cobre, por ser mais duro e permitir mais movimentação sinuosa no tronco e nos galhos, podendo ser mantido no lugar por mais tempo, uns dois anos no minimo, para a planta ficar bem educada mesmo. 😄

Como salientou o nobre colega Filipe, antes de aramar, porém, é preciso proteger a casca da planta, aplicando nela uma fita de alta pressão, tipo fita isolante, de cor preta. Isso se na tua cidade ou em outro lugar, não tiver o que chamamos de ráfia, que é uma palha fina, que deve ser usada bem molhada em agua gelada e aplicada diretamente sobre a madeira, cobrindo bem e apertando firme, para fixar e poder colocar o arame sobre ela. Esse tipo de material impede que a casca se solte depois de aramada, quando forçar movimento sinuoso no galho ou tronco. 😄

O arame de cobre deve ser de fio grosso para o tronco e mais fino nos galhos. Se não for novo, se for fio usado, é melhor fazer uma fogueira no quintal e queimar a quantidade que irá usar antes. Deixe o fogo ficar bem forte, ponha o arame nele até ver sairem chamas verdes e roxas. Retire o arame e mergulhe em agua fria, para temperar. Pronto para o uso, é só fixar na planta, que deverá já estar bem rafiada. 😉

Veja nas imagens abaixo o que pode ser feito com o tronco e galhos, em termos de aramação e modelagem, com uma boa movimentação, bem sinuosa, o que acaba por melhorar tecnicamente a planta como um todo:

Na imagem abaixo, alguns galhos foram convertidos em jin, mas apenas depois que receberam aramação e movimentação bem sinuosa:

Nessa outra foto, observe que foi cravado um prego no tronco, para fixar e amarrar bem o arame, de maneira a manter o galho devidamente no lugar pretendido pelo cultivador:

Esse junipero chines foi estilizado como um han kengai. A finalidade da aramação é fixar novas brotações mais próximas da base do tronco, preenchendo-a de maneira a densificar o resultado final, isto é, mais folhagem em maior quantidade:

Veja o alcance pretendido pelo cultivador que estilizou essa planta na projeção realizada por ele:

No trabalho abaixo, realizado pelo bonsaista mineiro Rock Junior, do Terra Bonsai, ele usou primeiro ráfia, depois uma fita plastica, para só em seguida aplicar o arame de cobre:

A título de exemplificação e modelo, veja o lindo junipero procubens (jacaré) estilizado por ele:

http://aidobonsai.wordpress.com/tag/brasil-bonsai/

Nessa outra pagina, um lindo junipero estilizado pelo bonsaista português Mario Eusébio, mostrado no site do forum Luso Bonsai:

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=2834

Veja que há outras possibilidades de trabalho de formação de uma planta, como a sua, além do han kengai ou kengai. 😉
Gustavo Ribeiro24/01/2011 20:17
Obrigado Felipe e Nick..

olha ai que esta o problrma maiso o tronco principal nao torce, so se for com um tracionador e mesmo assima acho que vai interronper a seiva.

oque da pra fazer e corte e tracionar com os arames e o parafusos. pra nao haver escapes!
e quanto a os galhos finos, aramalos bem sinuosos como Nick sujerio acho que e a melhor, pois esperara brotação compaquitar .e duro ,alem de sinuoso fica um aspecto muito mas interessante ..

mais ideias!?? 😂 hahah. vamos mexer mais .
Gustavo Ribeiro30/01/2011 20:00
e ai pessoal !
nem mais uma ideia ?? fora o henkai!!!? vou bater o martelo !! hahah.