Bom, como tenho pouca experiência, não posso dizer muito não, mas sei que é uma nativa, pois já ví algumas por aí. As vagens são muito grandes, então, não seria muito interessante deixá-las.
Uma rápida pesquisa, e achei algumas informações:
É uma árvore de crescimento rápido, que atinge um porte de 12 metros de altura, para 8 metros de diâmetro da copa de forma larga. As folhas são pequenas e caducas. A floração decorre entre agosto a outubro e origina flores rosas.
Uma foto das folhas e flores:
Familia: Caesalpinaceae
Nome Científico: Caáia grandis Linnaeus f.
Nomes Comuns: acácia, acácia nacional, canafístula, geneúna, gecuma, malimari, marinarirana, sarro, seruária, cássia, cássia grande, cássia rosa, marimari grande, marimari preto, marimari sarro, marizeiro . COLOMBIA : canasfistulo ;
COSTA RICA e HONDURAS : carao ;
EUA : pink shower, horse cassia
Crescimento: árvore
Grupo Ecológico: oportunista
Ocorrência: floresta estacional semidecídua , flor. amazônica (terra firme) , caatinga , mata ciliar ,pantanal
Distribuição Geográfica: AM MA MS MT PA PB SE TO
Dispersão: auto/hidrocoria
Floração: AGO SET OUT
Frutificação: OUT NOV
Dados da Folha:
Estrutura: paripinada
Tipo: Composta
Forma da Folha: oblonga/elíptica
Tamanho da Folha: 10 x 17
Inserção: alterna
Consistência: foliácea
Contem: Nervação
Pilosidade
Observações: Folha com 8-20 pares de folíolos até 6 cm de comp., em geral, 2-2,5 X 1,o cm, velutino-tomentosas na face inferior, margem inteira; raque cilíndrico tomentoso; pecíodo 2-2,5 cm de comp., tomentelo com pulvino. Árvore caducifolia, 10-15m x 40cm, podendo chegar a 30m x 100 cm.
Pragas:
Descrição: Madeira com resistência moderada a ataque de insetos (cupins de madeira seca e úmida).
Condução: pleno sol
Plantio: Espécie heliófila, apresenta rebrota após o corte. Pode ser plantada a pleno sol em plantio misto, em solos férteis. Arborização de culturas perenes, cerca viva. No Pantanal Mato-grossense é deixada nas pastagens, pois o gado aprecia muito os seus frutos adocicados. No PR, em espaçamento 4 x 4m, apresentou altura média de 8,67m x 13,0 cm e sobrevivência de 87,5% aos 5 anos após o plantio. Tempo de viveiro é de um mínimo de 6 meses, com uma média de 9. Associação como endomicorrizad
Nato, sim, acredito que seja uma canafístula sim, que é outro nome popular dessa espécie.