tiogabra12/11/2005 09:56
Pitanga
Pessoal.
esta Pitanga, e uma muda que eu plantei, coloquei ela no escorredor, para desenvolver melhor, porem ela ta ficando com umas folhas bem grandes, que faço para diminuir estas folhas. Tem alguma tecnica para isto?
💡

TC12/11/2005 13:44
sua muda é nova não se importe com isso.
pois no momento o importante é crescer.
depois para diminuir a folha vc pode desfolhar,e cuidar o adubo.
newtonhissanaga12/11/2005 20:54
Essa pitanga é assim mesmo....eu tenho 2 tipos de pitanga uma das folhas "gordas" e das folhas "magras"...essa especie sua tem a folha normalmente mais gordinha...a desfolha ajuda a diminuir, mas vai continuar maiores do que o tipo de folhas "magras"..
Angela Fernandes13/11/2005 10:48
Oi Tiogabra !!!!!! 😂 😂 😂
As plantas que têm condições de terem folhas menores o fato só acontece devido a desfolha e uma adubação adequada.
É trabalhoso pois desfolhamos e esperamos, aí desfolhamos novamente e desfolhamos.... isto acontecerá inúmeras vezes até conseguirmos o tamanho desejado.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Felipe Frango Zappala13/11/2005 22:10
A Angela cantou a pedra...
Importante também é saber que mesmo uma muda jovem e em crescimento, pouca insolação e/ou rega em excesso, contribuem para o aumento de tamanho das folhas... principalmente a baixa insolação. Isso eu vejo por experiência própria. Certas plantas chegam aqui com as folhas bem pequenas, como o Ulmus, e logo na primeira troca de folhas elas já nascem bem maiores.
Já na rega em excesso, vide como exemplo o ficus pumila... em época de muita chuva, compare as folhas antigas com as novas.
Abração
Jefferson André Floss16/11/2005 02:19
Tamanho das folhas
Oi Tiogabra!
Sua muda ainda é jovem. Elimine as folhas grandes demais. As folhas pequenas virão com os anos. Não penso ser o momento certo para você envasar esta planta. Se fosse minha, botava no chão, ou então num vaso bem maior.
Espero em breve mandar umas fotos para que você as comente.
Abraço.
Jefferson André Floss (Buga)
Marco Antonio Marques16/11/2005 10:45
Concordo (e muito) com o felipe! A quantidade de sol influi diretamente no tamanho das folhas.
É só usar a lógica: as plantas realizam fotossintese pelas folhas. Quanto menor a quantidade de sol, maior o tamanho das folhas.
Apesar de que, a biologia nao é uma ciencia exata...