Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Gemas muito próximas - má aramação - o que fazer?

Guilherme Cahú25/01/2011 21:17
Gemas muito próximas - má aramação - o que fazer?
Olá, pessoal, estou com um pequeno probleminha... e gostaria de orientação.

Há um tempo atrás, tentei fazer um aramação no meu Sombreiro, que não deu certo e danificou parte da camada externa que envolve o tronco.
Bom, hoje ele parece se recuperar disso, mas é notável que, em certa parte de um de seus galhos, existem em torno de 5 nós/gemas bem próximos, diferentemente do padrão.

Essas gemas estão começando a despertar, com a remoção que fiz da gema apical mas, imagino que quando as gemas citadas se desenvolverem, exibirão uma característica diferente do padrão, com galhos muito próximos, o que foge ao padrão da própria planta.

Gostaria, então, de poder consertar isso, mas acho que o único meio é a remoção dessa parte "defeituosa".
O que vocês podem me dizer? Devo executar esse procedimento?

Obrigado desde já!
joão josé25/01/2011 23:42
Foto!! Foto!! Foto!! Rs, só assim pra tentar te ajudar!!
Guilherme Cahú26/01/2011 14:40
^_^ Fotos postadas.
Guilherme Cahú26/01/2011 22:27
Alguém...? ._.
Jonathan Richetti27/01/2011 09:29
Não daria pra você simplismente deixar apenas uma ou duas dessas gemas se desenvolverem?
Tirando com a unha as demais indesejadas?
Guilherme Cahú27/01/2011 15:38
Acho que sim... Já havia refletido sobre isso antes e acho que não é uma má ideia...
Só não sei se isso comprometerá a forma final do galho, nesse ponto onde se encontram...
De qualque modo, também estou com pena de cortar esse pedaço todo... 😢
Pedro Catarin27/01/2011 15:45
Se você tiver uma tesoura ou uma faquinha, da para raspar o local onde as gemas estão nascendo, assim não terá que cortar este pedaço.

Abraços!
Guilherme Cahú27/01/2011 16:29
De certo modo sim... É uma boa ideia, Pedro... Mas devemos lembrar que o "nó" é a parte morfológica, e que a "gema" é a parte funcional.
Ou seja, raspar a área só fará disfarçar a presença da gema. Mas isso não será ruim...

Vou deixar as gemas se desenvolverem mais para ver o que posso fazer e do modo como vou fazer. Assim poderei me organizar melhor e decidir com mais certeza a estruturação aérea. 😉

Obrigado pelas dicas! 😉
nickyfury27/01/2011 17:58
bonsai
Guilherme, como se trata de uma planta atípica, minha sugestão é no sentido de manter a planta como está, para ver como é que irá ficar daqui a alguns anos. O defeito que o nobre colega ora reconhece, poderá, com o transcorrer do tempo, tornar-se até mesmo um atrativo, pela caracteristica diferenciada que esse ponto poderá acarretar no futuro. 😄
Guilherme Cahú27/01/2011 21:08
😕... 🙂 É verdade, nikcy..!
Costumamos nos distanciar e desprezar o que é diferente... Você tem razão! 🙂

Deixarei assim e, assim que possível, passarei ela para um escorredor. 😄
Com o tempo, poderemos ver o resultado desse "erro". 😉

Valeu, nicky! 😄

-------------
Aproveitando que estamos falando do Sombreiro... e como quero colocá-lo no escorredor... qual seria o período ideal? Quando ele parar um pouco o crescimento? Ou mesmo agora em crescimento ativo, posso fazer isso?
marco_avelar27/01/2011 21:32
Guilherme a proximidade das gemas não é um problema. Na maioria dos bonsais temos que tentar conseguir exatamente isso! A proximidade dos entrenós ajuda a ter galhos mais bem posicionados e ajuda na densificação da copa, já que haverá um maior número de ramificações e folhas em um espaço menor. Nas minhas plantas eu sempre podo a ponta do galho antes dos entrenós ficarem muito longos afim de melhorar a ramificação. Talvez o que você esteja estranhando seja por causa da espécie não ser tão comum como bonsai! O fato das gemas estarem aparecendo em locais indesejados, acostume-se com isso!!! Em muitas espécies isso acontece com freguência e faz parte da manutenção de qualquer bonsai eliminar os galhos indesejados.

Abraço!
Guilherme Cahú27/01/2011 22:04
Ah, beleza.. Estou entendendo melhor...
Então significa que com podas, ao longo do tempo, terei mais nós bem próximos e maior ramificação, certo? É, em geral, o que se faz mesmo.. ^^" Não tinha percebido isso antes.. 😮ops:

Valeu, Marco! 😄
marco_avelar28/01/2011 00:12
Guilherme as podas para reduzir os entrenós tem que ser feitas no momento em que o galho está crescendo. Quando um galho novo nascer em alguma das suas plantas observe que os entrenós vão ficando cada vez mais distantes uns dos outros a medida que o galho cresce. Para que isso não aconteça é só cortar a ponta do broto que fica na ponta do galho, assim, o galho para de crescer, momentaneamente, e os entrenós ficarão com a distância que estiverem no momento da poda. Depois, de uma das gemas vai surgir outro galho que vai retomar o crescimento que foi interrompido, mas os entrenós anteriores a esse novo galho não vão mais se alongar. Isso feito a estrutura secundária e terciária devem ser construídas da mesma forma, é o famoso cresce corta. Com esses procedimentos os galhos ficaram com muitas ramificações e com uma folhagem bem densa.

Abraço!
Guilherme Cahú28/01/2011 15:33
Ah, OK, então tal procedimento deve ser executado justo nesse época, de crescimento contínuo, certo..?

Valeu, marco!
marco_avelar28/01/2011 23:29
Exatamente, eu não conheço essa espécie, mas nas minhas plantas eu faço isso. Sempre que um galho fica muito comprido, geralmente na época em que está chovendo muito e eu não olho todos os dias, eu corto toda a parte do galho que ficou com os entrenós muito compridos e começo de novo, só deixo fazer parte da estrutura da copa galhos com entrenós curtos.

Abraço!
Guilherme Cahú29/01/2011 10:46
Legal! 🙂

E, Marco, você sabe dizer quando mandar essa planta para o escorredor? Seria quando ela parasse um pouco de crescer, provavelmente no inverno?
marco_avelar30/01/2011 04:18
No início da primavera pode ir para o escorredor ou uma bacia bem grande.
Guilherme Cahú30/01/2011 15:02
Nossa, então tem mais uns 8 meses até lá... Considerando que seja no início de setembro... 😲