Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu Juniperus..certo?!

Ana Carolina Nobre26/01/2011 10:57
Meu Juniperus..certo?!
Oi pessoal, esse foi meu primeiro bonsai, feito no curso que fiz (200😎
desde então fiz poucas coisas nele, algumas vezes podei suas agulas e o adubo da seguinte maneira:

Jan - QG (10 10 10)
Març - farinha de osso (FO)
Abril - Torta mamona (TM)
Maio - TM
Jun - Galinacia
Set - QG -TM
Out - TM
Novembro - TM

Sei também que Podas d´rsticas devem ser feitas no final do inverno, no outono não podar, no inverno não aramar, transplnate final do inverno... Tenho muito medo de transplantá-lo :s

criticas e sugestões sempre muito bem vindas.
abraço a todos

Nikkei 10026/01/2011 14:27
Ana, qual sua intenção neste bonsai, estilo?
Ana Carolina Nobre26/01/2011 14:59
Oi Nikkei,
Qdo eu escolhi a planta e aramei tentei fazer estilo semi cascata.
não sei se dá pra notar nas fotos, mas o galho que puxei pra baixo acabou morrendo, eu podei e deixei crescer. Estou um pouco perdida qto a ela
Obrigada por responder 🙂
um abraço
Nikkei 10026/01/2011 17:29
Tem um belo nebari. Não tenho experiência com juníperos, mas visualizo um moyoji na sua planta. Está muito bonita!
Ana Carolina Nobre26/01/2011 18:29
Obrigada amigo!
posso te perguntar mais algumas coisas?
Veja que do nebare saem dois galhos

penso que para fazer estilo moyogi eliminarimos o da esquerda e ficando mais ou menso assim?

ou você utilizaria essa frente deixando as raizes expostas para trás

será q foi mais ou menos isso q se passou para vc tbm?
Roberto Fávaro26/01/2011 21:13
Prezada, em minha opinião você poderia aproveitar o galho próximo do nebari para trabalhar um Jin (madeira exposta), em vez de eliminá-lo.

Bela árvore, como citou Nikkei vejo um possível bonsai em estilo Moyogi.

Um abraço
Ana Carolina Nobre26/01/2011 22:10
Roberto a idéia do jin é mto boa mesmo
ficaria interessante
obrigada! 😄
Mcdonald27/01/2011 00:52
Estou com o Roberto.
sua planta é magnífica, já tem o estilo moygi quase pronto e um nebari formidável visto que os shimpakus são dificeis para uma boa formação do mesmo e o galho q sobra bem abaixo dá pra fazer um jin bem longo como se a árvore tivesse sido atingida por um raio. Só trocar o vaso, dar uma melhoradinha aqui, uma aramadinha ali... o caminho vc já conheçe....
Mais uma vez parabéns.
Ana Carolina Nobre27/01/2011 12:18
Obrigada Mcdonald!
vou trabalhar nele e depois mostro pra vcs
um abraço
Paulo Henrique de S. Garc27/01/2011 18:17
Concordo com os colegas, quanto á beleza e futuro da sua planta, porém acho que esse vaso para kengai tira um pouco a estética da planta, acho que um vaso mais raso e retangular ficaria muito melhor!

Um grande abraço e té mais...
Ana Carolina Nobre27/01/2011 20:48
Obrigada pela dica Paulo!!
vou começar aramando pra deixar moyogi (tentar né..rssr)
depois faço o jin (não sei se aramo tbm os galhos do jin para dar uma forma..) e final do inverno transplanto e podo raizes
abç
Nikkei 10028/01/2011 12:22
Existe a opção de trabalhar sua planta, aramando e realizando movimentos bem sinuosos. Vi umas dicas do Nick com rafia, borracha e arame. Mas como disse, não tenho experiência, é só uma ideia que acho interessante também.
Ana Carolina Nobre28/01/2011 14:01
Nikkei tbm ja alguasm fotos onde os galhos estão protegidos com uma "palhinha" seria isso?
abç
Nikkei 10028/01/2011 14:53
Isso mesmo. Aqui uma foto do nosso colega de fórum leonardo de Curitiba:

Precisaria se informar se esta espácie aceita bem a torção e quanto
Ana Carolina Nobre28/01/2011 17:08
vou dar uma olhada nos posts dele
😄
Ana Carolina Nobre28/01/2011 20:23
Nikkei, existe uma maneira mais fácil de encontrar membros? Na página dos membros além de mtos só é possivel pesquisar pagina por página
abç