Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia estilização...

Ruan Faquim26/01/2011 18:22
Tuia estilização...
Como pedido uma planta por post..rsrrsrs

Galera essa Tuia era uma moita sem definiçaõ nenhuma, estava em uma mamadeira a 2 anos, pena nao ter foto de antes.

Mudei para um pote deifinitivo mas não sei se a estilização foi ideal, o que vcs acharam???

Me falem que ainda está em tempo de redirecionar os galhos....rsrrs

Obrigado a todosss... Abraçoss

Ana Carolina Nobre26/01/2011 18:42
Que lindo!
Por um galho aqui do lado direito eu viajei num estilo varrido pelo vento..
Mas eu nada sei, o pessoal vai poder te ajudar melhor
abç
Ruan Faquim26/01/2011 19:18
..
POisé Ana ele era um galho com todas as folhas para o mesmo lado, ele era um pouco mais cheio dai dei uma podada nele... rsrsrrsrs
marco_avelar26/01/2011 23:56
Ruan eu vou dar a minha opinião sincera e espero que você não se ofenda, normalmente os foristas acabam esperando para ver quem é que vai explicar quais são os erros então decidi dizer eu mesmo. 😮ops:

Infelizmente você cometeu quase todos os erros possíveis nessa planta.
O primeiro é que essa espécie é péssima para quem está começando, eu mesmo que já tenho alguma experiência não gosto de trabalhar com ela e não tenho nenhuma.
O principal erro foi a poda excessiva das folhas. Esse tipo de planta não pode ser podada de maneira tão drástica. Quando se forma os galhos de um bonsai uma das coisas a se fazer é tentar aproximar a “massa verde”, ou seja as folhas, do tronco, mas você acabou fazendo o contrário. O problema é que, nessa espécie, raramente nascem folhas onde não há folhas, ou seja, esses galhos “pescoçudos” provavelmente vão ficar assim pra sempre, a menos que você faça um enxerto, o que é uma técnica avançada e difícil de fazer direito.
A disposição dos galhos também está muito ruim. No estilo moyogi não pode haver galhos saindo da mesma altura nos dois lados do tronco, isso é uma regra que tem raras exceções. Além disso o tronco também está muito fino e sem conicidade.
Em fim, acho que a melhor opção seria uma poda radical, deixando apenas o primeiro galho, e deixar a planta descansando por um tempo até que você tenha mais conhecimento para lidar com ela.
Bem, críticas a parte, saiba que você não é um “privilegiado” em relação a erros, praticamente todos que começam sozinhos fazem a mesma coisa, eu fiz, vários outros fizeram e você pode achar aqui pelo fórum vários casos como o seu!
Eu te aconselho a procurar um fícus, ulmus, primavera... para começar, essa espécie é a pior que um iniciante poderia usar.
Dê uma olhada nesse tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15643
Acho que vai te ajudar a entender melhor como se “constrói” um bonsai desde o início.
E dê uma olhada nessa página: http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html
Estude os estilos para saber o que você deve tentar fazer quando for estilizar os seus bonsais. Cada estilo tem suas particularidades e exigem uma condução específica.
O que eu posso te dizer é que a parte mais importante do bonsai é a parte de baixo. Bonsaistas com conhecimento nunca avaliam um bonsai a partir da copa, mas sim do nebari (raízes). Vá estudando esses assuntos e postando as suas dúvidas que você vai aprender tudo o que precisa para deixar os seus bonsais dignos de uma exposição!

Abraço!
Ruan Faquim27/01/2011 00:35
Agradecimento..
Marco, primeiramente muito obrigado pelas dicas.

Como pude perceber você é uma pessoas de muita experiência e paciência para com os iniciantes, com certeza vou seguir seus conselhos e além do mais estamos (principalmete eu) para aprender e críticas ao meu ver nunca são ofensas. Muitissimo obrigado pelas dicas e links..

Vou postar mais algumas fotos de pré bonsais que tenho e espero que você continue com paciência para sempre me dar boas dicas....

Boa noites e grande abraço a todos...
marco_avelar27/01/2011 21:37
Ruan, não precisa agradecer, continue postando que sempre terá muita gente para te ajudar por aqui e, daqui a um ano, ou menos, você também estará ajudando os novos iniciantes do fórum.

Abraço!
Djalmo27/01/2011 22:57
Ruan, como o amigo Marco disse erros são comuns, mas tenha em mente que são com eles que mais aprendemos, e a propósito, acho que deve tbm estudar sobre técnicas de tração ou aramagem, pois um ponto muito importante é a sobreposição dos arames, eles em hipótese alguma devem passar uns por cima dos outros, pois podem deixar marcas muito difíceis de contornar.
Ha mais uma dica que ajuda a reduzir bastante a chance de erro é vc postar o pré antes de fazer as intervenções.
Atenciosamente