Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estacas - fícus pumila

Pedro Catarin28/01/2011 12:39
Estacas - fícus pumila
Então, aqui no meu condomínio estão podando um muro cheio de fícus, e eu estou aproveitando para fazer umas estacas... 😂 ]

Peguei umas estacas não muito grossas, mergulhei no hormonio por 20 minutos e plantei num vasinho com areia.

Queria saber se o fícus pumila pega bem por estaquia como todos os outros fícus...

Abraços!
Pedro Catarin28/01/2011 18:14
...
MarcoBonsaiPoa28/01/2011 21:04
Oi Pedro! Pode crer que sim...pegam fácil por estaca. Não estou trabalhando nenhuma como bonsai, mas plantei pra grudar na casa, todas feitas de estaca e sem hormônio.Abç
Pedro Catarin29/01/2011 13:23
Uow! Que massa! Estou torcendo pras minhas pegarem. Tem 3 só num vasinho e uma (a maior) numa PET.

Abraços e valeu pela dica!
MarcoBonsaiPoa29/01/2011 14:57
Posta umas fotos pra ver como vç fez...
Pedro Catarin29/01/2011 15:15
Ok! Vou procurar a câmera... 🙄
Pedro Catarin29/01/2011 15:42
Aí está:

PET:

VASO:

Abraços!
bergson30/01/2011 02:30
Caro Pedro,

Apenas como alerta, o ficus pumila produz seiva e em suas folhas existem micro cristas que causam alergia em algumas pessoas, portanto cuidado ao manusear esta planta.

No resto vamos esperar pela brotação de suas estacas!!!!
nickyfury30/01/2011 10:00
bonsai
Pedro, vá firme pelas dicas do grande amigo Bergson, que ele entende do riscado. Quando estive no sitio dele, em Maceió, ele cultivava centenas dessa variedade de ficus por lá, com troncos e nebari de fazer inveja a chinês. 😄

É preciso estar atento a essa espécie no quesito controle de brotações, vez que seu crescimento e desenvolvimento é bem mais rápido que a maioria dos outros ficus. É necessário mais podas de manutenção, para que a planta não perca o estilo definido pelo cultivador, sendo interessante um maior controle na rega e adubação, com vistas a restringir essa característica da planta. 😄

Veja alguns exemplares de bonsai dessa espécie:

Essa variedade produz um fruto, muito parecido com o figo comum, produzido pela variedade F.carica. Então, caso os frutos surjam, fique atento para que crianças e leigos não os retire e comam, pois são tóxicos:

Pedro Catarin30/01/2011 17:30
Bergson: Já ouvi mesmo dizerem que ela era tóxica (tanto para cães e gatos quanto para humanos), mas, o bom é que parece que eu não sou alérgico... 😄

Nick: Valeu pelos exemplares e pela dica relacionada ao crescimento!

Uma boa também eu acho que seria cortar os "botões" dos brotos antes que eles abrissem...

Abraços!
Guilherme Cahú30/01/2011 18:39
Wow, tóxica...! 😲

Pedro, gostei particularmente daquele tronco em forma de "C".
Ele tem um movimento incrível! 😄
Quero ver o trabalho que você vai fazer com ele! 😄
bergson30/01/2011 22:23
Caros amigos,

O bom é que sempre estamos ajudando uns aos outros, e então nossa evolução fica mais rápida e as dúvidas sanadas.

Nicky,

A segunda planta (fundo azul) foi desenvolvida por mim, faz parte do viveiro!

As milhares ficam por sua conta!!! 😂 😂 😂
Pedro Catarin31/01/2011 20:45
Guilherme: Pois é cara... assim como o "suco" que sai daquela figueira do mato... Antigamente as pessoas acreditavam que aquele suco bronzeava a pele, mas, na verdade, ele queimava por ser altamente tóxico para os humanos. Algumas pessoas até chegaram a morrer de tanto que passaram o tal "suco bronzeador" na pele...

Aquele tronco em forma de C foi o que mais gostei! Pretendo tentar nele um kengai/han-kengai ou um literato...

Bergson: Vivendo e aprendendo amigo! 😄

Abraços a todos!
Pedro Catarin20/02/2011 13:10
Infelizmente as estacas não pegaram... bom, fica pra próxima poda! 😄
nickyfury21/02/2011 15:16
bonsai
Pedro, para garantir a pega mais adequada, tente obter estacas que tenham algumas "gavinhas", que são aqueles acessórios parecidos com raizes finas e que auxiliam a planta a se fixar sobre a area de apoio a seu crescimento. Enterrando elas, é mais certo a chance de brotarem. 😄
Pedro Catarin21/02/2011 15:22
Beleza! Então irei parar de pegar aquelas estacas de brotos e sim, aquelas que ficam mais no interior da parede de folhas.

Tem muitas aqui pela minha região (o pessoal gosta de uma parede verdinha) então, posso conseguir algo fácil, fácil.

OBS: Peguei algumas mudinhas que sairam das raízes do ficus aqui do condomínio e elas pegaram! Plantei-as em areia com alguns micro grãos de terra e agora, já estão a pegar o sol da tarde!!!

Abraços!