Amir Horikini29/01/2011 12:04
Estilo de acerola...
Pessoal não sei por onde começar com esse acerola...
está sem corte nenhum...
segue as fotos
Obrigadooo
Obrigado por AJudarem
Sergio Batalini29/01/2011 12:50
Ola Amir.
Sei que a primeira vista as opiniões são sempre parecidas e um tanto quanto desestimuladoras, mas, um dos principios basicos desta nobre arte é paciencia e despreendimento .
Muitas vezes é preciso reduzir uma planta a um toquinho com apenas alguns centimetros para no futuro se ter um bonsai de qualidade, e isso para muitos iniciantes é um tanto dificil de se fazer .
Nesta aceroleira vemos um tronco um tanto fino e reto e 2 galhos retos e longos .
Uma opção seria plantar no chão e cuidar por alguns anos até que tenha um tronco mais forte , veja bem .. 4 ou 5 anos serão nescessarios para que seja um material consideravel ...
Outra opção seria a poda radical , cortando acima dos galhinhos , antes da forquilha.
Se minha fosse , faria a poda radical na forquilha e com os galhos já existentes no tachinagari, e o novos que virão, construiria uma planta baixa . Procedendo desta forma, criamos uma ilusão de otica ... Um tronco fino e comprido com 1 metro passa a ser um tronco grosso com uns 20cm , entendeu ?
Acerola brota muito e seria reduzido o tempo de espera de anos para apenas alguns meses . A não ser que vc queira uma planta alta , esguia, mais feminina ... mas , daí acerola já não é a especie ideal .. veja na natureza como são os pés de acerola e copie....
Lembre-se que uma vez feito o corte não há como voltar atraz , por isso estude muito primeiro , leias outros topicos com plantas da mesma especie ..
Boa sorte e aguarde outras sugestões.
Amir Horikini29/01/2011 19:39
O que vc achá de fazer uma alporquia e cortar ela?
antes da forquilha?
Sergio Batalini29/01/2011 20:11
Alborquia é uma tecnica que usamos quando temos um material especial , de muita qualidade , o que não é o caso . Ou quando não é possivel ter a planta toda em casa, no caso de arvores ou planta de outras pessoas , ou ainda especies raras ...
Alem do tempo de espera para o enraizamento o material resultante não valerá a pena. O custo de mudas de acerala como esta , não compensa o trabalho , melhor conseguir mais mudas já enraizadas .
Esta é minha opinião , claro que já fiz exatamente como vc quer fazer agora e depois de algum tempo estava com mais de 100 bacias com mudas de pouca qualidade , que com o tempo foram reduzidas para menos de 30 . Para hoje eu ter uns 10 pré bonsai e talvez 2 ou 3 que fazendo vistas grossas poderiam ser chamados de BONSAI.