Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

raiz estranha

Amir Horikini29/01/2011 20:12
raiz estranha
Essa são as raízes de uma muda de acerola que eu tenho só que parece que ela está meio estacionada....
por favor me digam o que é isso

Leandro Ferraz29/01/2011 22:06
Micorriza ou Nematoides diferenciar eu nao sei
so sei que Micorriza é bom , Nematoides e ruim...
Amir Horikini29/01/2011 22:25
Leandro Ferraz escreveu:
Micorriza ou Nematoides diferenciar eu nao sei
so sei que Micorriza é bom , Nematoides e ruim...

estou com essa duvida tambem.....
Elio30/01/2011 19:15
Amir, não tenho experiência nenhuma em acerola, contudo, em Calliandras isso é normal. Sistema de fixação de nitrogênio. Se a planta está saudável, então deve ser isso mesmo.

abraço
Guilherme Cahú30/01/2011 19:42
Concordo com o Elio.

Elio escreveu:
Amir, não tenho experiência nenhuma em acerola, contudo, em Calliandras isso é normal. Sistema de fixação de nitrogênio. Se a planta está saudável, então deve ser isso mesmo.

abraço

Ou podem ser reservas nutritivas também...
Angelo Felipe04/02/2011 20:31
É Nematoide. Há tratamento, pórem é caro. Muito cuidado com isso póis o uso da terra e deste vaso onde está a acerola por outras plantas contaminam, o motivo de sua árvore não se desenvolver e justamente estes parasitas, (é uma verdadeira ameba) que não deixa a planta se alimentar, atendencia é a morte do vegetal. Acho melhor dar fim a esta planta junto com o substrato e esterelizar o vaso. Mas aguarde e consulte outras pessoas. Boa sorte.
gabriel strucker04/02/2011 20:48
minha acerola tbm estava com o mesmo problema!!!
Maxwel de Lima04/02/2011 21:49
minha acerola tinha a mesma coisa e vivia bem, nao apresentava dificuldade no seu crescimento. Ela morreu de acidente, o gato da vizinha estava namorando entre as plantas...rsrs
Guilherme Cahú05/02/2011 00:18
Sinistro... ._.
Elio05/02/2011 14:09
Para ser nematóide as raízes devem apresentar também, rachaduras (fissuras)

Para tirar a dúvida é simples. Pegue um desses caroços (se for nematóide chamar-se-ia "galha"😉 e corte ao meio e veja se tem algo estranho dentro ou se é só a "carne" , material vegetal, da raíz. Caso seja nematóide a fêmea se hospeda dentro da galha.

abraço
Guilherme Cahú05/02/2011 14:21
Para todos os efeitos, use luvas ao manusear isso e para evitar uma possível contaminação.
Pedro Catarin05/02/2011 15:49
... tanto para você quanto para outras plantas. 😄

Abraços!