Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola atualizando 24/02/12

IanaMel30/01/2011 13:22
Acerola atualizando 24/02/12
Ganhei essa mudinha quando ela n tinha nem metade desse tamanho. Como foi presente, deixei ela no jarrinho, mas por ser muito miúda, n dei muita atenção. Mas ela foi crescendo e resolvi fazer alguma coisa c ela:

achava muito reta e pescoçuda.... resolvi dar umas curvas, ficou assim:

deixei um tempo esquecida, n dava muita atenção.... as vzs esquecia até de botar agua, como vcs podem v na foto, ela meio murchinha do sol...

Desfolhada:

Aramada:

Atualmente:

Mcdonald30/01/2011 19:15
Olha.. Por ser um bebe acerola ainda, acho que está bem encaminhado com um bom movimento do tronco..... só acho q a mamadeira está muito pequena. Vc não acha?
abraço
André Luiz Santos30/01/2011 19:18
Ta ficando bom hein!...movimento interessante, seria bom deixar ela crescer a vontade, para de uma engrossada no tronco.
Parabéns!
IanaMel30/01/2011 21:00
Tb achei essa mamadeira pequena, coloquei lá pra aproveitar uma bacia velha q tinha aqui.... tava sem outro local pra colocar. Mas até q ela deu uma encorpada quando botei.... tava pensando em furar mais a bacia e colocar em uma segunda, pois as raízes já saem por baixo.... será q serve?
marco_avelar30/01/2011 21:32
Iana, ficou muito boa a sua aramação, eu só chamo a atenção para uma coisa, o ápice da planta no estilo moyogi tem que ficar alinhado com o nebari, se não a planta parece desequilibrada.

Quando você for deixá-la crescer livremente deixe um galho na parte de baixo ficar mais comprido e vá podando os outros de cima para que o tronco ganhe conicidade a medida que engrossa.

Desenho do moyogi com o apíce alinhado com o nebari:
Filipe Henrique30/01/2011 23:44
IanaMel,

belo trabalho!
aproveitou muito bem o fato da planta ser jovem, procedendo assim em todas as fazes tera um exelente bonsai.

marco_avelar,

boas dicas!

posso completar dizendo que alem do galho de sacrificil em baixo, costumo deixar que os galhos primarios tenham uma brotação mais livre no periodo de formação. Assim eles engrossam a planta e eles mesmos, torna a estrutura primaria mais interessante. Eu costumo dar movimento aos galhos primarios e deixar crescer bem só depois eu faço a poda dos galhos primarios no primeiro nó ou gema e ai sim começo a ramificar e criar os galhos secundarios e tercearios.

espero ter sido util de alguma forma...

abraços
IanaMel24/02/2012 17:53
Só atualizando o desenvolvimento da minha acerola. Essa foto foi na primavera do ano passado:

Depois da desfolha:

Lucinei Reis25/02/2012 00:59
ESTA FICANDO ÓTIMA !!!!!!!!!!!!!
Otoniel Santos25/02/2012 10:02
Resultado especial. Acompanhando!
MarcoBonsaiPoa25/02/2012 10:55
A planta evoluiu muito bem assim como seu trabalho com ela! parabéns
bonsaitakin25/02/2012 14:42
que bela evolução.
parabens! 😎
Toczek25/02/2012 16:14
TÁ MTO BONITA MESMO....PARABÉNS ...
IanaMel25/02/2012 17:20
Gente, muito obrigada! Espero estar conseguindo evoluir aos poucos junto com minhas plantas. Atualmente estou sem máquina e não tenho fotos atuais dela, assim que conseguir novas fotos, posto aqui...
MarcoBonsaiPoa27/02/2012 00:50
Tem adubado pra tentar colher uns frutos num futuro breve? Começa a produzir rápido a acerola! Quantos anos tem a sua?Uns três anos!?
IanaMel27/02/2012 15:39
A minha acerola tem aproximadamente 3 anos. Nunca frutificou. Quanto tempo será pra que ela possa frutificar? Hj adubei com farinha de osso, mas normalmente usava só a torta de mamona...
Guilherme Luz27/02/2012 21:42
Só uma pequena sugestão,

Desfolhe o segundo galho algumas vezes para controlar o tamanho e calibre dele e deixe o primeiro galho crescer livremente, assim alem de conicidade sua arvore ganhará mais estética pois o primeiro galho ficará mais grosso que o segundo. Dando a impressão que o primeiro galho é mais velho do que o segundo.

Parabéns pelo trabalho.

Acompanhando.
LuanRibeiro27/02/2012 23:47
Parabéns Iana!
Muito bem encaminhada sua acerolinha.
😄
bonsaitakin28/02/2012 11:53
ja que o topico é sobre acerola, pergunto se esta planta responde bem a alporquia? onde trabalho tem 2 pés ja bem fruificados e quero ver se consigo fazer algumas mudas.
abraços
ROGÉRIO DIAS28/02/2012 14:59
É
ISSO É A ARTE DO BONSAI,,,,ESTÁ FICANDO MUITO LEGAL SUA CEROLA.
IanaMel28/02/2012 18:50
Vou providenciar a desfolha do segundo galho! Realmente ele tá se desenvolvendo mais que o outro, mesmo eu colocando ele llonge da luz do sol... Uma dúvida em relaçao a essa desfolha: Devo faze-la continuamente? Tipo, retiro todas as folhas dos outros galhos deixando apenas as do primeiro e quando elas voltarem a crescer eu retiro-as novamente? Espero elas crescerem totalmente pra depois voltar a retirar ou retiro logo que elas rebrotem?

Quanto a alporquia eu n sei dizer. Essa minha nasceu de uma sementinha em baixo de uma maior e me deram mudinha bem pequena de presente, com apenas algumas folhas...
MarcoBonsaiPoa28/02/2012 23:02
Não pode manter continuamente sem folhas, pra não perder o galho. O que vç pode fazer é manter com poucas folhas, evitando que a planta consiga processar um volume grande de seiva e ao mesmo tempo não parar de fluir a seiva no local. O galho que vç quer engrossar pode-se deixar um broto líder(o que vai crescer livremente, mantendo as folhas somente no ápice dele e o que for ficando pra trás, vai sendo eliminado). Esteticamente não fica legal o broto líder, mas é muito eficaz no quisito engrossar partes da árvore que se queira engrossar.
Usei o broto líder em um celtis mais a mamadeira, cresceu absurdamente em relação a outra muda idêntica que estava plantada somente em escorredor.Quanto mais longo for o broto mais engrossa seu ponto inicial.
Se vç usa torta de mamona e farinha de osso, pode intercalar uma aplicação de um, no mês seguinte o outro. Tente conseguir um NPK líquido 04-14-08 e use no outono de 15 em 15 dias e suspenda todas as aplicações no inverno, retomando na primavera. Se der flôr tb suspenda até que o fruto se forme e cresça um pouco. Chegou ler a matéria aqui no fórum sobre o uso do refrigerante em piracanta? Se alguém poder ajudar com o tópico... achei interessante!!!
IanaMel01/03/2012 22:51
Eita, essa do refri eu n vi n....
Morro de medo do NPK pq já perdi algumas plantas por excesso de adubo, outras tiveram sequelas...
MarcoBonsaiPoa02/03/2012 18:33
Matéria
Refrigerante ou água glicosada! Nunca testei, mas circulou no forum ae a matéria. Falou-se sobre a ótima frutificação da piracanta com o uso. Quanto ao npk, o único problema mesmo é a dosagem, dominando isso...