Yamadori de acerola
Mateus31/01/2011 18:03
Yamadori de acerola
Essa acerola ficava debaixo de algumas árvores e tinha quase tres metros de altura!!!Por isso pensei que fosse dificil arrancar...Que nada...Pra minha sorte tinha chovido e a terra ficou mais fofa e a raiz apical não estava profunda.
Alguma sugestão ou dica?
Obs: Esse foi o maior yamadori que já fiz por enquanto 🙂 rsrsrsrsrs
Até mais!
ADN31/01/2011 18:05
È isso ai Mateus agora é só esperar vir as brotaçoes !!!!
Boa Sorte
Mateus05/02/2011 15:55
Atualizando...
E os brotos vieram com tudo!!! 😲
Abraços!!!
Pedro Catarin05/02/2011 16:07
Opa! Que bom! Continue nos mantendo atualizados!
Abraços!
fabricio ribeiro07/02/2011 20:32
estou atraz de uma acerola também,
ainda mais vendo essa sua,
ta feliz a danada em?
Mateus12/02/2011 20:47
Ela está brotando como nunca... 😄
Hoje os brotos estão o triplo maiores hehehehe
Fabricio, voce não se arrependerá em ter uma acerola.Elas são muito resistentes e facil de cultivar... 😉
Mateus06/04/2011 18:19
Atualizando...
Os brotos já estão bem grandes...Será que já posso podar, desfolhar e aramar?Ou devo fazer isso no inverno?Qual o melhor estilo?
Me ajudem!!!
Até mais!!!
hraphi06/04/2011 21:03
Muito bom trabalhar com acerola, responde rápido.Está parecida com uma outra sua, ou será a mesma planta????
fabricio ribeiro08/04/2011 01:30
Valeu Mateus, já vi com um florista de minha cidade e vou pegar uma enxertada,
mas tenho que ir até lá pois quero achar um inxerto curto...
abraço e boa condução....
hraphi08/04/2011 01:42
Enxertada é massa demais , frutifica que é uma beleza, quero uma assim tb, tenho 5, nenhuma enxertada.
fabricio ribeiro08/04/2011 13:12
Certo hraphi...
quando eu pegar ela postarei para os amigos mais experientes me darem dicas, vou esperar sua visita do post... até lá...valeu....
Sergio Batalini08/04/2011 13:37
Ola Mateus ...
Percebeu como os ramos mais altos estão bem maiores que os de baixo ..
É preciso inverter esta situação , fazendo podas e desfolhas apenas nos galhos mais fortes do alto, forçando a seiva para os galhos baixos .
Desta forma teremos galhos baixos proporcionais e fortes sendo possivel reduzir a altura do tronco ... e conseguir uma planta mais baixa e robusta...
Por outro lado , se vc quizer uma planta mais feminina e esguia , elimine os galhos baixos e desfolhe e começe a aramar os altos , mantendo um angulo de 90 graus com o tronco ...
Preserve apenas 3 ou 4 galhos , que apontem em direções opostas para que fiquem o mais radial possivel ... serão os galhos primarios que formarão a copa ...
Vc deverá escolher o caminho ....
Esta é a minha opinião ... espero ter ajudado ...
Boa sorte...
😄
Mateus08/04/2011 20:29
E ajudou bastante...
Mas, quanto a desfolha, posso fazer ela agora no inicio do outono e já aramar no estilo desejado ou devo esperar o fim do inverno?
Sergio Batalini09/04/2011 07:50
Pode fazer agora ...Vc esta em Goias , região muito quente , quase não tem inverno , e inverno rigoroso ..nunca ... rsrsrsr
Quando falamos em esperar m o final do inverno nos referimos ao pessoal do sul ..
Manda ver que as aceroleiras são resistentes e brotam rapido ... 😄
Mateus10/04/2011 21:15
É, realmente aqui não faz tanto frio infelizmente (adoro frio hehehe)...Mas já fez uns 7 graus positivos só que não nessa época do ano...
Sendo assim, minhas aceroleiras podem esperar a tesoura... 😈 😈 😈
Abraços!!!
Mateus17/04/2011 20:01
Atualizando...
Fiz a primeira poda, desfolha e aramação desde que foi coletada e o resultado foi o seguinte:
Claro que ainda falta muita coisa para ser corrigida até ficar com cara de bonsai, como:
-Engrossar os galhos inferiores que estão mais finos que os superiores;
-Engrossar o galho que formará a copa;
-Formar e densificar a copa;
Dentre outros fatores que os amigos aqui do forum poderão me ajudar a identificar... 😉
No próximo transplante, vou inclinar ela um pouco para a esquerda:
Detalhe da nova brotação e da aramação:
Abraços!!!
somricardo17/04/2011 23:35
acompanhando de pertinho
fabricio ribeiro18/04/2011 00:56
somricardo escreveu:
acompanhando de pertinho
Eu também...
abraço!
hraphi18/04/2011 11:57
Talvez precise deixar um galho de sacrifício na parte de baixo, na base, próximo ao nebari, para que ali engrosse mais do que o restante do tronco, acompanharei aqui tb.
Zelão_Bonsai18/04/2011 21:16
Opa!
Essa promete... tb tenho uma acerola mas nem chega perto.. ainda é um bebe...rs
Estou acompanhando.
Abraço.
Nikkei 10018/04/2011 22:16
Está fazendo um ótimo trabalho!
Se quiser aperfeicoar a ramificação dos galhos, aconselho deixar crescer para engrossar o galho e depois cortar, deixando 1 par de folhas. De cada folha brota um galho e deixa crescer. Poda cada galho e deixa 1 par de folhas em cada galho e assim por diante. Assim terá belos galhos formados na sua planta!
Mateus25/04/2011 15:45
Valeu gente!!!
E Nikkei, eu quero sim aperfeiçoar a distribuição de galhos como voce citou, mas por enquanto vou deixar os galhos crescerem a vontade pra dar uma engrossada.
Só mais uma dúvida 😮ops: :
Quanto tempo ela deve permanecer aramada?
Nikkei 10025/04/2011 17:30
O arame não tem tempo certo para tirar. Normalmente não fica mais do que 3 meses. O parâmetro que uso é: deixo o tempo que puder (até querer começar a marcar o galho) ou o tempo que precisar (por exemplo galho novo que fica no formato desejado rápido não precisa ficar mais do que 1 semana dependendo da espécie).
Mateus26/04/2011 22:32
Então vou deixar o arame por uns 3 meses, se começar a marcar os galhos eu tiro e aramo novamente... 😉
Mateus18/05/2011 17:35
Atualizando...
Abraços!!!