Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Amigos do PR, SC e RS!

Ivo13/11/2005 23:43
Amigos do PR, SC e RS!
Prezados amigos bonsaístas dos Estados sulinos:
Alguém tem acesso a mudas de avelã? Sei que é cultivada em algumas áreas do sul, como ornamental, e mesmo aqui em minha região ouvi falar mas nunca encontrei. Estou muito interessado em obter muda ou semente. Retribuo!
Obrigado!
Ivo
sergioturbo1024/01/2006 06:58
Se eu descobrir onde tem mando pra você.
leandro Spagiari29/01/2006 17:51
Caro Ivo,

Não encontrei ainda nenhuma árvore de avelã, ou sementes por aqui,

mas se encontrar avisarei.

Abraços e até...
Cnarita19/03/2006 10:51
Pessoal,

é a coisa mais fácil de conseguir... fica até 10 vezes mais barato que importar sementes do exterior, pagar taxas absurdas, ficar na agonia, correr o risco de não receber, pagar antecipado, ficar preso na alfândega, etc...

comprem em supermercados... supermercados em cidades grandes sempre têm... ou em lojas de vinhos importados... nas seções que vendem frutas secas como uvas passas, pêssegos e figos sêcos...
castanhas portuguesas... nozes...

as avelãs vêm em saquinhos de 250, 300 ou 500 gramas... um pequeno saquinho dá mais de 40 bolotas...

têm chilenas são as mais comuns corylus avellana, maiores... as mesmas das americanas...

têm as turcas que são bem menores..., as mesmas das italianas..., são típicas da Ásia Menor... um pequeno saquinho dá mais de 100 bolotas...

têm até amêndoas... só não comprem as salgadas ou já as torradas...

não problemas de fitosanidades...

não problemas de perda de germinação, já que as nozes de modo geral agüentam grandes períodos de armazenamento...

Essas avelãs não as bétulas que vocês tanto falam em qualquer fórum de bonsai? Que eu saiba as avelãs são da família das betuláceas, não?

As castanhas não são conhecidas como quercus? Carvalho e quercus são a mesma coisa?

Abraços,

Cnarita
Ivo22/03/2006 14:07
Prezado amigo Cnarita,
Antes de tudo quero agradecer, e muito, pelas sementes de abissínia que tão gentilmente me enviou; não tive a oportunidade antes. Espero também retribuir quando possível. ARIGATO GOZAIMASHITA!
Mas, no que se refere às avelãs, elas são sim da família das bétulas (Betulaceae), a família da SHIRAKAWA japonesa. Mas absolutamente não adianta tentar semear as que se vendem no comércio; para germinar a avelã precisa ter entre 40% e 45% de umidade nas sementes, mas as vendidas no comércio têm só 13% a 15%, isto é, estão com o embrião morto. O mesmo acontece com as nozes. Apenas as amêndoas e castanhas-portuguesas costumam ter poder germinativo. Por isso, só mesmo conseguindo sementes frescas ou mudas de avelã para obtê-la. Até já tentei, violando a lógica, mas nunca obtive sucesso. E olha que usei técnicas diversas, inclusive algumas avançadas... e nada!
Mesmo assim, prezado SENSEI NARITA, ARIGATO GOZAIMASU!
Um abraço!
Ivo
Ivanil Pimentel Vieira22/03/2006 22:50
Olá Ivo,

Procurei me informar aqui em minha região, mas por enquanto não con
segui nada de positivo. Mas se elas existirem no sul, alguém irá desco-
brir!

Ivanil