Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muda de Abiu - folhas queimadas e pontas secas

Zelão_Bonsai02/02/2011 01:39
Muda de Abiu - folhas queimadas e pontas secas
Olá pessoal,

Preciso da ajuda de vcs... de uns tempos pra cá (início do verão), meu abiu estava em um vaso grande desde a semente, crescendo bonito... mas ai.. empacou.. começaram a ter algumas folhas queimadas e pontas secas... parou de desenvolver.

Primeira ação foi tirar do sol, mas acabei fazendo um transplante para um escorredor, deixei debaixo de uma sacada onde pega apenas sol indireto. O substrato que uso são pedriscos, terra preta e com uma parte de humus... e fertilizante líquido a cada 2 semanas.

Vejam as fotos tiradas com datas variadas:

Esse esbranquiçado foi o efeito do verão, passei alguns dias sem dar atenção devida.

Pontas secas/queimadas e enrolando mais e mais.

No centro, uma folha nova crescendo torta.

Atual com algumas folhas retiradas e algumas com as pontas cortadas.

Não sei se da pra ver direito mas tem alguns brotos nascendo.

O que será que foi feito de errado ou falta algo? O que é preciso para continuar a desenvolver sem queimar as folhas?

Abraços.
Zelão_Bonsai03/02/2011 21:10
Fotos mais recentes:

Ainda continua com pontas queimadas.

Ajuda!!!
Felipe N Alves04/02/2011 09:54
Zelão tive o mesmo problema que o seu na minha muda de abiu, mas o meu acho que foi por causa da adubação( a concentração de biofert foliar ficou muito forte para ele ) , queimou tambem as folhas de uma jabu q eu tenho.

Agora eu faço uma concentração um pouco mais leve e as folhas não apresentaram mais este problema.

Sobre o crescimento, tinha um crescimento lento, agora foi pra mamadeira mas ainda e cedo pra dizer que melhorou o desenvolvimento.

Vamos aguardar opiniões dos mais experientes.

Abração!
Zelão_Bonsai04/02/2011 22:07
Pois é Felipe,

Além da adubação estou preocupado com o substrato pois acho que não foi o necessário para ele. Quero melhorar a quantidade do substrato colocando mais terra mas estou com medo de mexer nela e acabar matando de vez.
Zelão_Bonsai07/02/2011 03:05
Mais alguma opinião? 🙁