Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira

Diziano02/02/2011 09:41
Pitangueira
Olá a todos,
venho acompanhando o fórum e estou gostando muito. Conheci a arte do bonsai a pouco e estou diante de minha primeira esperiência. Quero muito um bonsai feito por mim mesmo desde o princípio. Tenho uma muda de pitangueira muito nova que retirei do quintal de uma amiga (estava próxima a uma pitangueira adulta). Ela está muito fina e gotaria de saber quais os passos para eu transformá-a em um bonsai. Ela está plantada em um pote provisório fazem 3 dias e gostaria de saber o que fazer agora. Ela está com um arame para ficar mais reta. Mas não está aramada. Posso prever que mandarão eu colocá-la em um escorredor. Se for assim terei que deixar por quantos anos? Qual deve ser a composição da terra para este tipo de planta? Deve podar alguma coisa já? Dar a forma ou deixar crescer livre por um tempo? Regar com que frequência? Expor ao sol com que frequência? Sou muito principiante, já li um monte mas a minha dúvida deve ser maior por que na maioria dos posts as mudas já são mais grossas e a minha está muito fina.
Segue as fotos:

Quero ter um bonsái semelhante a este no futuro:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3852&postdays=0&postorder=asc&start=0
Ou talvez alguém tenha uma sujestão melhor de formato para está muda.
Alguém saberia dizer qual é a espécie certa dessa pitangueira?
Jonathan Richetti02/02/2011 10:36
De acordo o esse tópico que já deve ter lido:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359
você tem três opções pra ela: mamadeira, plantar no chão ou ir aumentando o vaso conforme ela cresce.
não necessariamente vai prum escorredor hehehe 😄
Ela ainda é só uma mudinha...e para bonsai usa-se plantas robustas e com saúde perfeita.
Agora as suas perguntas.
Normalmente as plantas ficam na mamadeira entre 1 à 3 anos.
A pitangueira é uma planta que gosta de solos bem drenados, como a maiora das plantas, então recomenda-se 40% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 40% de condicionador de solo industrial e 20 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm), mas eu acho que pra mamadeira coloque 60% areia grossa 40% argila peneirada no escorredor e na bacia onde o escorredor vai ficar uma terra bem adubada. Não podar, você quer que ela cresca enquanto está na mamadeira e nem dar forma, deixe-a crescer livremente. Como você a retirou do solo faz pouco tempo, imagino que seja melhor deixa-la a meia sombra, que é num local que pegue o sol da manhã até as 10h e o resto do dia fique na sombra. Mas depois de recuperada, daqui uns 30 dias, eu acho, pode coloca-la para receber diretamente o sol da manhã até as 10h e o da tarde depois das 16h. Eu não acho uma boa idéia ficar levando dum lado para o outro a planta então deixe num local que pegue sol o dia inteiro e coloque uma tela em cima pra proteger do sol forte.

Agora é só esperar e rega-la sempre, lembrando de deixar a terra secar entre as regas. Quando estiver muito quente é bom pulverizar água nas folhas, além de limpa-las é refrescante pra planta.
Além disso tome cuidado com as épocas de trabalhos, acho que você deveria ter esperado até o inverno para retira-la do solo, mas agora que já fez 😄

ai vai uma agenda anual pra você cuidar bem dela
---------------Verão---Outono----Inverno---Primavera
Rega---------Abundante-Moderada-Moderada-Abundante
Poda---------Ramos-----Ramos-----Estrutural-Ramos
Aramagem--Não --------Início-------Meio-------Fim
Transplante-Não -------- Não-------- Não-------Sim
😄
Agora é só cuidar e quem sabe ela não te recompensa com uma forma muito bela e natural 😄
Diziano16/02/2011 11:15
Obrigado pelas dicas, estou seguindo-as, postarei novas fotos quando ela estiver grande. Pude perceber que muitas folhas secaram e estão secando. Normal?
Obrigado mesmo.