Pré Bonsai de Branquilho atravéz da alporquia
Becker02/02/2011 16:08
Pré Bonsai de Branquilho atravéz da alporquia
😄 Olá a todos os colegas do fórum! há seis meses atrás iniciei várias alporquias em diferentes espécies de plantas ,agora estou começando a coleta das alporquias ,não tem como postar todas aqui no fórum por falta de tempo ,então mostrarei algumas no decorrer do tempo ,o que vou apresentar hoje trata-se de um alporque de
BRANQUILHO , criticas elogios e sujestões serão bem vindas 😉
Espécie: Sebastiania commersoniana
Família: Euphorbiaceae
Nome popular: branquilho
Ocorrência no RS: Nativa
Distribuição geográfica: No Rio Grande do Sul ocorre em margens de rios e lagoas de todo o estado .
Alporque após a coleta.
Plantado na bacia com areia grossa e substrato onde deve ficar até o mês de agosto pra reforçar as raizes e também para fazer algums ajustes.

Abraço a todos..... 😉
Tiago R02/02/2011 17:04
Promissor!! 😉
Mauricio Lutz02/02/2011 17:23
Muito bom, vamos acompanhar 😄
Maxwel de Lima02/02/2011 20:14
Promissor!! ²
Anderson Murilo08/02/2011 13:53
O QUE VC USOU COMO SUBSTRATO NO ALPORQUE ??
ABRAÇO
Becker08/02/2011 14:39
😄 Olá Anderson ! que satisfação também sou de Campos novos , quase todo mês estou ai ,quem sabe uma hora dessas nos encontramos ai ,
quanto ao substrato que usei na alporquia do branquilho é a mesma que uso para todos os tipos de plantas , musgo umedecido com tiamina , o branquilho leva em torno de seis meses para retirada do alporque.... 😉
Abraço...... 😉
Anderson Murilo08/02/2011 15:25
opa um conterrâneo por aqui, isso é muito bom, no momento to na capital em um curso, mas logo estarei em campos novos novamente, ai podemos conversar por lá, vc vai poder me dar umas dicas boas!! ehehe to começado a pouco tempo no mundo do bonsai !!!
vou fazer um alporque em uma joboticabeira, na realidade fiz ontem com terra e areia, mais fiquei com receio que compacte demais e água que é o essencial no penetre até o corte, vou tentar achar musgo e subtituir, se não achar musco vou colocar serragem mesmo, e taca-lhe tiamina!!!
um abraço !! vamos manter contato por aqui
nickyfury09/02/2011 10:39
bonsai
Material para alporque não falta: fibra de coco, estopa, retalhos de tecidos, bioplant, musgo esfagno, folhas secas com musgo.... O ideal é aproveitar o que se tem mais à mão e custe menos. 😄
Laudir09/02/2011 10:41
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Material para alporque não falta: fibra de coco, estopa, retalhos de tecidos, bioplant, musgo esfagno, folhas secas com musgo.... O ideal é aproveitar o que se tem mais à mão e custe menos. 😄
Uso areia pura e tenho sucesso garantido também!
Becker09/02/2011 11:09
😄 É isso ai Nicky e Laudir ,eu particularmente uso musgo umedecido ,as vezes fico com medo de usar outro material e perder o alporque , sabe como é, a anciedade é grande , penso depois de meses esperando chegar lá e nada ,então uso o musgo ,claro que cada um com suas estratégias. 😂 😂 😂
Abração ....... 😉
Djalmo09/02/2011 12:54
Becker, tenho experiências com varios materiais e espécies, e a ma noticia ao meu ver é que a jabu até da por alporque mas leva pelo menos três anos para realmente enraizar, acho que deveria praocurar outras especies e manter o da jabu.
Atenciosamente.
nickyfury09/02/2011 14:07
bonsai
Djalmo, tres anos é muito tempo para qualquer alporque. Se o nobre colega não lograr exito na retirada com sucesso do alporque em uma jabu no espaço de 10 a 12 meses, o melhor a fazer é retirar o material e escolher outro galho da mesma planta para refazer o trabalho. 😲
Períodos superiores a esse de no máximo um ano, não resultam satisfatórios. O bonsaista/forista Paulo Ventura, aqui do DF, costuma realizar 10 a 15 alporques por vez nas suas jabu matrizes, retirando o alporque ao cabo de 8 meses em algumas, e até um ano, em ouras. Nunca mais que isso. 😉
Renato Rodrigues Roehrs09/02/2011 14:20
Muito bom Becker!
Acompanhando.
Abraços.
Becker03/10/2011 13:36
😄 Branquilho no vaso de treinamento, retirado os arames e feito uma poda básica de refinamento em outubro de 2011..... 😉

iperfly03/10/2011 21:29
Está ficando show Becker, parabéns.
Acompanhando!
Becker03/10/2011 21:43
😄 Valeu iperfly......... 😉
Abraço...... 😉
Becker07/01/2012 13:48
😄 Branquilho, mais uma intervenção, desfolhado e feito nova aramação para melhorar o estilo, recentemente iniciou a nova brotação, ainda esta no vaso de treinamento, espero que gostem...... 😉
Abraço a todos..... 😉
Novembro de 2011
Janeiro de 2012

Roberto Servidio Filho07/01/2012 15:42
Becker
Show a evolução...Parabéns pela Planta....cada dia mais bonita !!!!
Abçs
Anderson Neuhaus08/01/2012 15:02
ótimo material.
Tiago R08/01/2012 19:37
Bonita!
Mas acho que tem muitos galhos, não? O que você acha?
Becker08/01/2012 19:49
😄
Tiago R08/01/2012 20:03
Becker escreveu:
😄 Acho que as tuas é que não tem galho Tiago 😂 😂 😂
Minha intenção era só debater a questão. Acho que quando uma pessoa vem até o fórum mostrar o seu trabalho é porque gostaria de receber sugestões e trocar ideias.
Becker08/01/2012 20:20
Tiago R"]
😄 Você pediu o que eu achava 😂 😂 se bem que nunca vi um exemplar seu aqui no forum por isso falei que as suas não tem galho 😂 😂 e veja no tópico bem acima que a planta esta em treinamento, com certeza tera novas intervenções no futuro😄 😉