Pois é Ederson... o que aconteceu foi o seguinte.
Meu pai que está construindo seu orquidário (primeira foto) e conseguiu uma promoção na aquisição do sombrite 50% em virtude do volume.
Adquirimos 80 metros (linear, por 3m largura), 50 pra ele e 30 pra mim.
Eu queria usar o 30%.
Enfim, qual a minha idéia? Contemplar espécies que respondem bem ao sol, em bancadas externas (ao longo da linha dos postes).
Em bancadas internas, irei deixar as espécies mais sensíveis ao sol.
De qualquer forma, tive o cuidado de, além de colocar o sombrite por cima, deixar que quase 1 metro dele, "caísse" pelos lados, com isso a exposição forte do sol será no início das manhãs e nos finais de tarde.
A altura dos postes ficou em 3 metros.
Adquiri também tijoletas (pedras de alicerce menores) para a construção das bancadas e dos boxes de substrato.
A idéia é uma bancada com uns 90cm de altura (não sei ainda como vou fazer) e boxes com 1m por 1m com telhados para proteção do substrato pela chuva.
Também quero deixar um lado do viveiro para espécies que estão em estágio pré e mudas. Neste lado não irei construir bancadas.
Além disso, tenho também neste sítio, um local que chamo de bercário, com estaquias e espécies plantadas diretamente no chão.
Quero ver se no final deste inverno já faço as primeiras intervenções e podas em material que estão crescendo livremente.
Eis a foto do berçário no momento do plantio que eu e meu pai efetuamos há quase um ano atrás. Assim que eu tirar uma foto de como está atualmente, posto aqui.
Fabricio, acho que vou criar um novo post sobre este assunto. To bagunçando o teu e só agora me dei conta... hehehe!
Abraços.