Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku debilitado.

Danilo Muto03/02/2011 08:36
Shimpaku debilitado.
Pessoal, comprei esse pré em setembro do ano passado, nas ultimas semanas tenho notado que as agulhas estao ficando marrom e caindo.
Sei que as coniferas morrem de baixo para cima e de dentro para fora, que demoram dar sinais que não estão bem e que geralmente quando isso acontece é tarde de mais.

Não utilizei nenhuma adubação.
Nao troquei o substrato.
Está no sol pleno, sendo que do meio dia as 4 horas fica protegido em um sombrite 50% ( Moro em goias)

gostaria de saber dos mais experientes e pessoas que ja tiveram o mesmo problema que eu, se existe alguma coisa a ser feita ou se perdi a minha planta.

Obrigado.

Jonathan Richetti03/02/2011 10:48
Manteve a rega adequada?
Goiais é bem quente e a planta precisa de água...
Os mais experientes certamente lhe ajudaram mais do que minha pergunta de curioso hehehe 😄
Mcdonald03/02/2011 13:03
Olá Jonathan...
Posso estar errado mas me parece que seu shimpaku está morrendo ou já morreu... perdi uma nana e a morte dela foi igual. Esta espécie geralmente morre de fora para dentro. Mas se ela vir a falecer, adquira mais plantas e de trato mais fácil, como por exemplo calliandra, pingo de ouro, ficus, carmona entre outros. Pelo menos com elas a morte é mais difícil e vc pode errar tb que elas aceitam
abração
Elio03/02/2011 20:03
Pode ser ácaro. Bata as folhas em cima de uma folha branca de papel e veja se há pequeninos pontos vivos.

abraço
Sergio Batalini04/02/2011 17:22
Os danados são assim mesmo .. sentimentais .

Comprei um shimpaku ano passado do Sr. Ricardo de Campo Mourão -PR. Lindo , verdinho ... saudavel .. trouxe para casa e coloquei junto com as outras plantas com : sol, rega, adubo , todos os cuidados foram tomados , afinal eu já havia perdido outros pinheiros de varias especies ..

30 dias normais, tudo certo , apenas cuidando , olhando , cuidando do meu precioso.

Sem mais nem menos começou a ficar marron , igualzinho ao seu ... e morreu totalmente dias depois .

Acredito que foi de saudades do Sr. Ricardo . 😮ops:
fabricio ribeiro04/02/2011 21:36
amigo,
não tenho muita experiencia,
estou recuperando um jacaré gigante de um amigo,
estou me basiando no que vejo na natureza,
e noto que os pinheiros em geral vivem em encostas, morros e aqui no RS tem bastante no litoral na areia pura e em lugares de terra seca ou em meio a pedras,
acredito que sempre que adquirirmos essas espécies de pinheiro em geral devemos tomar cuidado para os furos do vaso que devem ser bem generosos e tbm para o substrato que deve ser bem drenante,
acredito que a rega e o sol sejam muito importante,
mas o cuidado com acumulo de agua nas raizes não deve ser esquecido...

abraço irmão, espero não ter falado besteiras pois como falei estou aprendendo tbm...