Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pré bonsai de umburana

Máikal03/02/2011 14:59
Pré bonsai de umburana
Oi pessoal, esse é meu primeiro tópico e já venho pedir ajuda de todos para definir o que fazer com um pré bonsai de umburana. Esse pré bonsai foi me presenteado pelo amigo Glauco.

Djalmo03/02/2011 17:51
Máikal, por se tratar de uma espécie tipica do nordeste, nunca tive contato com a planta, mas sei que da ótimos bonsai, o seu em particular eu adotaria o estilo sokan, faria as podas marcadas na foto, protegeria os cortes com pasta cicatrizante ou similar e faria duas estaquias das partes remanscentes, aramaria e tentaria dar mais movimento a planta, aprximando mais as curvas do tronco principal.
Tens um ótimo material, boa sorte.
Atenciosamente.

Máikal04/02/2011 22:46
Obrigado
Valeu pela ajuda Djalmo, não conhecia esse estilo Sokan e gostei bastante da idéia.
Djalmo08/02/2011 00:03
Máikal, mantenha o tópico atualizado, apos cada intervenção poste novas fotos para acompanharmos.
Atenciosamente 😄
nickyfury08/02/2011 09:12
bonsai
Maikal, visando transformar sua muda em um lindo bonsai, siga as dicas abaixo, fornecidas por quem entende realmente dessa espécie:

Herbario HUEFS
Universidade Estadual de Feira de Santana
Avenida Universitaria S/N - Novo Horizonte
Feira de Santana, Bahia
CEP 44036-900

As dicas são valiosas, na minha humilde opinião, devendo ser estudadas com carinho:

http://bahiabonsaiclube.forumvila.com/viewtopic.php?f=16&t=1119

Outras informações adicionais:

http://www.ipef.br/identificacao/nativas/detalhes.asp?codigo=11

Fazer bonsai é fácil, dificil é estudar para fazer bonsai bem feito. 😉
Djalmo08/02/2011 17:22
nickyfury, muito bom o material, sempre bom ter auxilio de que entende.
Máikal, acho que tem muita informação util no material fornecido pelo nic,
passo a palavra ao mesmo, que tem conhecimento e estrada para maiores informações.
Atenciosamente.
Máikal18/02/2011 19:41
Obrigado
Valeu pelas dicas nickyfury, essa planta foi presente do amigo Glauco do Bahia Bonsai Clube. Como sou principiante estou absorvendo o conhecimento dos mais experiêntes. Acompanho bastante seus tópicos e seus comentários.
Muito obrigado.
Máikal21/02/2011 12:44
Poda
Oi pessoal, podei a umburana e espero que essa poda estimule novas brotações.

nickyfury21/02/2011 17:48
bonsai
Enquanto as brotações não vem, aproveite para aramar os galhos mais finos, dando a eles um leve movimento sinuoso lateral, para harmonizar com o tronco. Isso poderá estimular tambem as ramificações nas brotações. 😄
Máikal27/02/2011 12:01
Moyogy
Com a ajuda do amigo Glauco do Bahia Bonsai Clube fiz uma nova poda e pela estrutura vou direcionar para o estilo moyogy.