Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que acham desta?

Helio Mayer04/02/2011 15:48
O que acham desta?

Folhas para identificação

Mudinha num tetrapak como parâmetro

Vista de cima.

Eis a bichinha

Identificações, projeções e outras sugestões são extremamente bem vindas.
Abraço
gabriel strucker04/02/2011 15:50
parece um camboim 😄
Helio Mayer04/02/2011 16:02
Uns me dizem ser cambui, outros dizem ser guamiri, ou guamirim, sei lá. Melhor deixar pra vocês identificarem
Sergio Batalini04/02/2011 16:23
Ola Helio

Tb acho que é um camboim . 🙄

Percebi que tem um bom negari, bem radial e desenvolvido , mas que vc plantou elevado do substrato , se minha fosse , completaria a bacia com mais substrato para que as raizes não fiquem aereas , o que nesta especie não é natural .

Enterrando estas raizes elas emitirão mais raizes capilares o que possibilitará que vc coloque um arame grosso abaixo delas para uma futura poda radical do tronco abaixo do nebari, e assim reduzir a profundidade nos vasos definitivos .. 🙄
entendeu ?
claro que só uma visão minha da planta ...
Alias cometi este erro com uma jabuticaba , da mesma familia do cambui { myrtaceae}, e tive que corrigir depois 😮ops:
Helio Mayer04/02/2011 16:41
Entendi sim Bonsérgio, vou providenciar isso. Na verdade não pude cortar mais a raiz pivotante na época da coleta, por isso ficou essa coisa estranha.
Abraço
Becker04/02/2011 17:24
😄 Olá Helio Mayer! parece se tratar de uma planta chamada popularmente de guabijú ,nativa da região sul do Brasil.

Nome Popular: guabiroba-açu; guabigu-guaçu.

Nome Científico: Myrcianthes pungens (Berg) Legr.

Família Botânica: Myrtaceae.

Origem: Brasil – Florestas de altitude do Sudeste e Sul.

Helio Mayer04/02/2011 18:36
Não Becker, o guabiju eu conheço e não é. O pai de um amigo meu tem no quintal dele
Becker04/02/2011 21:08
😄 Bom Helio foi a mais parecida que achei, vamos ver outras sugestões ,vou acompanhar pra ver que espécie é essa planta...... 😉
abraço...... 😉
Helio Mayer04/02/2011 22:30
Desculpa se pareci antipático, não foi a intenção. Aliás, você me deu uma ideia agora. Vou pedir sementes de guabijú ao meu amigo.
Abraço
João Paulo Batista Lyrio05/02/2011 08:33
Aqui em minha terra tem uma fruta parecida com essa, mas chamamos de "araçaúna".
edson060507/02/2011 10:08
Amigos,
eu apostaria em alguma espécie de cerejeira.
Abraços.
Edson.
Helio Mayer07/02/2011 14:23
Bem, eu ainda tô mais pra Cambuí, justamente porque no mato onde eu coletei tem muitas dessas e nunca dá frutos notáveis. Tô pensando em conduzí-la no estilo Chokkan