Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Gigantesco

André Dahmer04/02/2011 18:34
Ficus Gigantesco
Um mame que comecei a trabalhar. Tem bom Urô, bom nebari e até uma raíz aérea interessante. Dá samba? Projeções ou críticas...? A frente pretendida, acho que precisa de alguma inclinação:

O outro lado:

O Urô e a raíz aérea:

O nebari na parte posterior:

E, por fim, o tamanho da criança. É um minibic:

André Dahmer08/02/2011 16:22
Também gostaria de saber qual é tipo de Ficus, além de uma sugestão de vaso, claro.
Jonathan Richetti08/02/2011 16:28
Vaso retangular

não sei se azul ia ficar bom...mas um desse tipo eu acho que ficaria legal
ou assim seria melhor? Redondo?

nickyfury09/02/2011 10:52
bonsai
Antes de escolher o vaso, eu cuidaria primeiro de formar a estrutura aerea adequada, com muitos galhos, o que iria culminar numa boa densificação, com uma quantidade de folhas que proporcionasse uma estrutura aerea adequada ao estilo pretendido. 😄

A raiz que o nobre colega chama de "aerea" é, na verdade, uma raiz lateral. Raiz aerea surge nos galhos superiores, caindo em direção ao solo. Ao entrar em contato com o solo, ela fixa novas ponteiras, favorecendo seu engrossamento, dando maior sustenbilidade para o galho de onde se origina, permitindo que ele se alongue. 🙄

As raizes aereas podem ser usadas na formação do tronco do futuro bonsai, fixando-as contra o tronco, de forma a engrossá-lo, ou então, usá-las com a finalidade acima, o que acaba por proporcionar um trabalho mais técnico ao final. 😄

Um ótimo exemplo desse tipo de trabalho voce poderá visualizar nesse ficus trabalhado pelo nobre amigo bonsaista Chaddad:

Repare que ele usou as raizes aereas para favorecer o amparo aos galhos, como salientei acima. Na foto abaixo, porém, as raízes aereas são usadas para engrossar o tronco:

Abaixo, outro ficus com desenvolvimento acelerado das raízes aereas, trabalho do nobre amigo bonsaista/forista João Chaddad:

Pedro Catarin09/02/2011 12:48
Eu vi esse do Chaddad! Foi muito legal o trabalho!

Abraços!