Anderson, apesar de ficar satisfeito com sua acolhida às minhas sugestões, gostaria de lembrar ao nobre colega que não sou mestre em nada, muito menos ainda em bonsai. Como voce, sou um mero aprendiz, que teve a sorte de ter começado antes e aprendido um pouco mais em razão disso. 😲
Por isso, data vênia, peço encarecidamente ao nobre colega que não se refira a mim como mestre, professor. Não sou nada disso. Sou, como voce, alguem que gosta de fazer bonsai, gosta de aprender como fazer bonsai cada vez melhor. Apenas isso. Prefiro ser tratado pelo nobre colega como um amigo disposto a ajudar outro amigo. Apenas isso, ok? Nada de títulos para mim, obrigado.
Bem, isso posto, voltemos à sua planta:
Examinando-a pelos quatro lados, acredito que a frente mais bem proposta seria a mostrada pela primeira foto. Claro que a planta sendo sua, e voce podendo analisa-la melhor que eu, ao vivo e a cores, talvez se sinta inclinado a discordar. Há pontos interessantes na escolha que fiz, mas isso não é tão importante quanto a vontade do cultivador, sempre realço isso. 🙄
O tronco apresenta um bom movimento e com alguns cortes vc poderá proporcionar para a planta um aumento na conicidade (base larga que se estreita até o ápice), além de uma adequação melhor. Apesar da sugestão do hokidachi, eu prefiro trabalhar visando um moyogi, principalmente por que o tronco, da metade para cima, apresenta um movimento que é contrário ao estilo hokidachi.
Nessa espécie é de praxe não reiniciar o tronco apenas para formar um determinado estilo, como ocorre com um ulmus por exemplo, que responde com forte brotação, quando reduzimos o tronco visando estilizar um hokidachi. Na pitangueira, qualquer corte radical no tronco implica necessariamente em uma possível perda da planta inteira. Melhor então descartar isso.