Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku-FV

Fernando valentin05/02/2011 17:34
Shimpaku-FV
Boa tarde galera, hoje adquiri meu primeiro shimpaku resolvi da um pulo no bonsai center romagnole e escolhi essa planta, ela estava com um trabalho antigo e faltava um refinamento. Nisso encontrei o Michael Bertolacci e ele deu um trato nela..Ganhei um curso de como trabalhar com shimpaku 😄 😄

Pena que eu não tirei foto antes 🙁

Segue as fotos abaixo.

Com escala
gabriel strucker05/02/2011 17:50
esse shimpaku esta muito bem conduzido parabens pela planta 😄
Fernando valentin05/02/2011 19:13
Re: Meu primeiro Shimpaku.
Valeu Gabriel Strucker.

Ta faltando um vaso ^^
Nikkei 10005/02/2011 19:55
A planta está encaminhada 😄
Acredito que talvez precise de um vaso maior do que o definitivo para acomodar as raízes
Fernando valentin06/02/2011 14:06
Boa tarde!!

Pessoal eu tenho esses dois vasos Jorge Ribas e gostaria da opinião de vcs, qual combina mais? Ou nenhum combina? kkkkk 😂

Agradeço desde já

veja as foto abaixo:

Esse tem 23x18x06cm

Esse outro é menor 20x15x05cm

Grato..
gabriel strucker06/02/2011 14:13
nao entendo muito de vasos mas quem sabe um vaso oval combine mais 😄 mas espere mais opinioes

Diego PG06/02/2011 14:19
Cara, primeiro, parabéns pela planta, muito bela....acho que ficaria bom um vaso oval marrom.

Abraços!
Fernando valentin06/02/2011 14:43
Valeu galera, um oval ficaria bom mesmo....

Vamos ver se alguem mais da opinião 😄 😄

Obrigado
Elio06/02/2011 17:45
Concordo com o Gabriel e o Diego. Oval combina melhor em função da planta apresentar sinuosidade.

abraço e parabéns pela aquisição.
Fernando valentin08/02/2011 21:38
Eu de novo galera 😄 😄 ...Bom oque vcs me fala desses dois vasos, um é oval e outro retangular.

Combina ou não?

Vejam as foto abaixo:

Eu gostei do modelo que o Gabriel o Diego e o Elio recomendo, mas os unicos que tenho são esses 😕

Falo Valeu
HudsonArpini08/02/2011 21:41
esse ultimo oval,gostei da cor,vai fik legal
Pedro Catarin08/02/2011 22:05
Também voto pelo oval... sei lá, tem um "ar" mais japonês, se é que você me entende... 😄 😮ops:

Abraços!
Fernando valentin08/02/2011 22:11
Hudson e Pedro obrigado pela dica, acho que vou por ele mesmo 😄

GRATO...
Djalmo09/02/2011 00:12
Fernando valentin, desculpe a pergunta, mas tu pretende reenvazar agora?? Cara sou iniciante, mas pelo que sei as intervenções das coníferas se dá no inverno, mas como disse, sou apenas um iniciante e acho que deve esperar alguém com experiência no assunto se manifestar.
Abraço.
nickyfury09/02/2011 13:56
bonsai
Se as unicas opções de vaso que voce tem são esses tres, melhor então aguardar o próximo, dentro das especificações sugeridas pelos demais, particularmente o grande mestre Elio, que reafirma a posição do vaso oval em consonância e harmonia com o tronco sinuoso. 😄

Detalhe fundamental: em se tratando de uma conifera, particularmente um junipero shimpaku, a cor do vaso deve ser na cor de terra, ligeiramente mais escura que a dos dois vasos retangulares que voce mostrou. Esse tipo de cor contrasta melhor com a cor verde forte das acículas do junipero, destacando-as bem como a planta como um todo. 😄

Dificilmente se usa vaso esmaltado colorido para envasar coníferas. Claro, como toda regra em bonsai, há exceções. Mas não cabem em sua planta, lamento dizer. 🙄
Elio10/02/2011 14:15
Fernando, ratifico as palavras do velho amigo Nicky.

Opções e suas razões:

1. Coníferas exigem vasos de cores sóbrias e sem esmalte (Ocre, terra, cinza, etc), e as floríferas, frutíferas, vasos esmaltados de cores suaves.

2. O tamanho é muito importante. A largura do vaso deve ficar +ou- em 2/3 da largura da planta.

3. Formato. Plantas com linhas retas e/ou muito robustas (Pinus), pedem vasos quadrados ou retangulares.
Plantas sinuosas (ditas de aparência feminina) pedem vasos ovais ou redondos. Isso é regra geral, existem exceções.

Ah, e como foi citado pelo colega Djalmo, transplante só no final do inverno.

abraço
Fernando valentin17/07/2011 18:25
Boa noite pessoal,

So atualizando, agora num vaso de treinamento até eu comprar um oval ^^

Abraço 😄 😄
Guilherme Cahú17/07/2011 21:44
Está ótimo! =D
Fernando valentin17/07/2011 21:52
Guilherme valeu pelo elogio 😄 😄 😄

Mais foto ai: