Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pingo d'Ouro

Leandro Neves15/11/2005 10:17
Pingo d'Ouro
Olá pessoal!
Coletei este Pingo d'ouro no jardim de meu tio. Ele iria reformar o jardim então aproveitei a planta e de início, como estava muito pescoçuda, fiz uma poda radical e como a espécie é muito vigorosa, logo os brotos vieram, tentei selecionar os melhores e dei poucas podas de refinamento. Ocorre que não sei o que fazer com ela. Gostaria muito de ouvir opniões dos colegas do Fórum. Será que poderia partir o tronco no meio?, Como faço isso? Deêm opniões!!!
FRENTE

COSTAS

POR CIMA

DETALHE TRONCO
Fernando Souza15/11/2005 23:57
Fala, Leandro. Tudo bem?

Me desculpe por dar palpite no seu trabalho, mas acho que toda idéia é válida, certo? Muito bom seu trabalho de redução da planta. É uma espécie bem vigorosa e já dá sinais de uma boa formação da copa.

A minha sugestão é sobre essa bifurcação do tronco. Já que a brotação principal se deu no segmento mais fino, acho aconselhável mantê-lo. O que eu faria seria uma eliminação do segmento mais grosso. Talvez fazendo um shari pra disfarçar, como se o tronco principal tivesse morrido e um secundário tivesse se formado. Depois só faltaria um redirecionamento das brotações pra compor a copa.

Segue uma sugestão virtual.

Frente.

Costas.

Aconselho-o a aguardar novas sugestões. Espere até que a galera mais experiente se pronuncie antes de tomar decisões.

Uma abraço e sucesso.
Fernando.
Leandro Neves16/11/2005 09:21
Valeu Fernando! Obrigado pela dica! Realmente tinha pensado em algo assim, vamos esperar mais opniões para discutirmos! Um abraço.