Jabuticabeira com 3 troncos entrelaçados
Bruno Gomes06/02/2011 23:37
Jabuticabeira com 3 troncos entrelaçados
Caros Amigos, boa noite.
Consegui um belíssimo exemplar de jabuticabeira com três troncos entrelaçados. Não sei a idade da planta, mas estou com muito cuidado para não errar no projeto e perder tal peculiaridade.
Tive muita dificuldade para encontrar um projeto exemplo para a planta com essa caracteristica, assim, peço aos nobres colegas as considerações possíveis.
Estive pensando no estilo cascata, mas como são três troncos, pode ser muito difícil achar posição para todos, assim, ainda estou muito indeciso. Conto com a ajuda de todos e aceito todas as idéias.
Providenciei uma desfolha hoje para melhorar a visualização para elaboração do projeto. Não tirei um ramo sequer.
Imagino fazer a frente desta posição:
Detalhe:
Visão oposta:
Visão aérea:

Laudir07/02/2011 00:07
Eu sei que pra vc esta "planta" está muito linda. Eu também me encantei com um ficus assim.
Porém, na verdade, são tres plantas que foram trançadas.
Um bonsai com várias plantas entrelaçadas não é bonsai.
Infelizmente me deparei com esta realidade também.
Você não encontrou projetos iguais, porque não existem bonsai assim.
Ainda mais em se tratando de uma nativa frutífera.
Minha sugestão:
lave bem as raízes e verá que são tres plantas,
destrance-as e aproveita as tres plantas que vao render mais.
Outra...
estas plantas nao vao fundir o tronco tão cedo... e vc mesmo que insista neste projeto, ouvirá mais palavras desanimadoras.
Peço perdão se estou sendo mal educado, porém o que falei foi para ajuda-lo a ser um bonsaísta e não um "mal-informado" que cultiva "mau´sai" e não "bonsai"
Um grande abraço e que Deus te abençoe!
Renato Rodrigues Roehrs07/02/2011 10:27
Bruno, tu adquiriu ela onde? Ela já estava entrelaçada?
Entendo as palavras do Laudir, em relação aos 3 troncos. Mas é por aí mesmo... Ela foi assim disciplinada e está imitando os "mausais" de fícus, de supermercado.
Enfim, deixa a gente entender um pouco mais para poder te auxiliar nas dicas. A desfolha para a análise do projeto foi providencial!
Eu descartaria a cascata, como colocaste. Pensaria num vassoura que cai bem para esta espécie.
Se as separares... acho que poderá iniciar um bosque, adquirindo mais alguns exemplares.
Abração.
Mauricio Lutz07/02/2011 10:33
Pois é o Laudir falou tudo, tenta separar elas (só no fim do inverno), você provavelmente teria três possíveis prés já encaminhados no estilo Moyogi, é uma pena a gente cortar seu barato, mais infelizmente se continuares como está ela nunca dará bonsai 🙁 🙁
Abraço 😉
Bruno Gomes07/02/2011 12:12
Realmente desconhecia essa restrição, e estava muito empolgado de tentar um trabalho que não achava muito registro, mas de qualquer forma, muito obrigado.
Laudir, vou seguir tuas orientações e do lutz, para o vim do inverno vou separá-las e trago aos olhares novamente.
Renato, esta eu ganhei de um amigo pra me incentivar no bonsai, eu só tinha um buxinho na época. Tenho que procura-lo pra ter mais informações que não tenho certeza se ele as tem.
Muito obrigado aos amigos pelas dicas.
Renato Rodrigues Roehrs07/02/2011 14:08
Isso aí Bruno, muitas dúvidas e questionamentos surgirão e sempre que do nosso alcance, iremos ajudar.
Procure ler bastante a todo o tipo de material envolvendo a arte e adquira os mais variados tipos de materiais.
Treine e deixe descansar, treine e deixe descansar... e assim por diante.
Abração e seja bem-vindo!
Sergio Batalini07/02/2011 18:02
Mas nem tudo esta perdido ... 😄
Vejamos pelo lado bom da coisa ...ops .. planta ..
- Voce não ganhou uma jaboticabeira .. mas sim 3 ...
- A trança foi feita a pouco tempo e os troncos ainda não estão
soldados.
- A trança foi feita bem frouxa o que facilita o destrançar ...
- Sem saber a pessoa que fez a trança conseguiu dar movimentos
aos 3 troncos, detalhe que é muito importante para nós e dificil de
se encontrar em jaboticabeiras ou jabuticabeiras , tanto fz.
Bom , agora que vc já sabe que esta no lucro , faça dos limões uma bela limonada ... 😄
Siga as orientações do Laudir quando a separação das plantas e aguarde ...
parabens e muita paciencia .. novos brotos virão e vc vai se surpreeender ...
Bruno Gomes07/02/2011 22:09
É verdade Bonsérgio !!
Não tinha pensado nisso. Poderão ser tres bons projetos.
Só destrançando mesmo pra ver.
Valeu amigo !
Sergio Batalini08/02/2011 09:38
Acredito que não será preciso esperar mais 6 meses{final do inverno} para destrançar, pode fazer agora , tomando os devidos cuidados , que vc vai saber quais são lendo os topicos de outros amigos ...
Esperar só vai dificultar o trabalho a ser feito .
Estude e boa sorte .
PS: É errando que se acerta. Pois o erro cometido uma vez jamais será repetido . Existem lições que só a pratica nos ensina .
Bruno Gomes08/02/2011 20:15
Agora... os troncos estarão bem finos após destrança-los, o que me sugerem, coloca-los no escorredor ?
Hoje está no vaso preparado com terra preta, humus minhoca e adubada com farinha de osso e torta de mamona. Mantenho essa combinação ?
nickyfury09/02/2011 13:10
bonsai
Interessante esse tipo de entrelaçamento, considerando a espécie. Dificilmente irá ocorrer uma fusão nos moldes de um ficus, por exemplo, principalmente por que, ao contrário do ficus, ao longo dos anos esses troncos não irão fundir-se ao ponto de se imiscuir uns nos outros, perdendo aos poucos as linhas demarcatórias do entrelaçamento. 😲
De qualquer maneira, na minha humilde opinião, após realizar o desenlace, optaria por replantio individual em bacias plasticas, de maneira a favorecer um engrossamento dos caules das plantas. Isso se não dispuser de um solo espaçoso para plantar, que seria de longe o melhor no caso, pois resulta em engrossamento mais rápido. 😄
Outra opção, porém, é manter os caules na grossura em que estão e formar copas dentro de limitações, visando o estilo literati. Os tres troncos apresentam ótimos movimentos sinuosos e a formação estrutural literati ou bunjin permite que sejam usados dessa forma, sem precisar engrossar nem nada. 😄
Para aprender um pouco mais sobre esse estilo, e buscar modelos de trabalho para o futuro, dê uma pesquisada no google imagens, digitando: literati bonsai ou então bunjin gi bonsai. Verá que surgirão inumeras possibilidades de trabalho que poderá adequar com o uso dessas tres plantas. 😄
No mais, até o inverno chegar, continue mantendo o substrato atual, cultivando as plantas a pleno sol, o dia inteiro, realzando aporte de adubação organica a cada 30 dias, com rega sempre ao final da tarde. 😄
Bruno Gomes02/03/2011 23:57
Laudir03/03/2011 00:06
acho q a do meio nao vai resistir... só milagre...
oremos...

nickyfury03/03/2011 10:22
bonsai
É expor as plantas ao cultivo a pleno sol e aguardar sua recuperação, agora. 😄
Marcos Castilho03/03/2011 13:00
Alguém está conseguindo ver as fotos???
nickyfury03/03/2011 14:44
bonsai
Para visualizar as imagens, eu optei por navegar pelo blog indicado na postagem. Fica mais fácil assim. 😄
Bruno Gomes13/05/2011 14:48
Meus nobres, até o momento, elas não estão reagindo bem. Pretendo passar na primavera para areia 100%, o que acham ?
Outra dúvida: pesquisei que não ainda não é a melhor época para podas, contudo, aqui na minha cidade tenho percebido vários jardins que estão recebendo tratamento de poda, não sei se é o clima daqui, mas o inverno ainda nem chegou, contudo, fiquei com dúvida se podia promover uma poda nelas por agora, o que acham?
nickyfury13/05/2011 15:31
bonsai
Bruno, vc deve considerar o seguinte aspecto: as plantas da sua cidade, que ora recebem podas, estão saudáveis, vigorosas, plenas de vitalidade, face estarem plantadas no chão, ou mesmo em vasos maiores e mais profundos, tendo recebido uma carga de adubação e irrigação que as promoveram a isso, de maneira que não irão sentir os cortes.
Agora, olhe para sua planta e diga se ela se encontra na mesma situação. Duvido muito. Areia como substrato é bom no inicio, para formação inicial das raizes. Depois dessa fase, o ideal é o replantio em um recipiente adequado, preenchido com um bom substrato drenante, que pode ser algo como: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro (na falta deste, qualquer casca porosa serve). Esse é o local ideal para vc transplantar na primavera e obter ótimos resultados, com um aumento na saude e vitalidade da sua planta.
Até lá, sugiro que comece com uma adubação minima, fornecendo matéria organica, tipo esterco curtido de bovinos, para promover nutrientes com que energizar sua planta, estabelecendo um ciclo de cultivo com melhores resultados até a primavera chegar. Pode acrescentar ao esterco uma tampinha pequena de adubo liquido, bem diluida nuns dez litros de agua, regando algo como meio copo dessa solução juntamente com o esterco a cada 30 dias. 😄
Fora isso, continue a apreciar o trabalho de poda nas plantas da sua cidade, ao menos para verificar se estão fazendo um bom trabalho. 😉
Bruno Gomes23/02/2012 12:24
Amigos,
Definitivamente não deu certo.
Das tres, duas já se foram e a última ainda reserva um pouco de massa verde embaixo de cascas secas e sem folhagem.
Acho que também está com os dias contados...