Donegá07/02/2011 19:51
Primavera - Opiniões
Olá Amigos,
Essa é uma primavera que estou trabalhando, mas ainda ñ decidi pelo estilo cascata ou semi-cascata.
Gostaria de opiniões sobre o estágio atual e ideias p/ futuras intervenções, galhos a podar, redirecionar, melhor frente e outras.
Abraços.
Bruno Gomes07/02/2011 23:19
Bom Donegá.... sou iniciante mas arrisco a dizer que o estilo já está definido, cascata ou semi, a queda já está formada.
Questiono o que pretendes fazer com os ganhos que em cima e do lado oposto ?
Vhalveruth08/02/2011 08:23
eu faria um semi cascata... primavera ficam mt bonitas neste estilo
abraços
Donegá08/02/2011 20:13
Então, tô quase deixando cm semi cascata mesmo, qto aos galhos acima a intenção é formar uma copa, mas a dúvida é justamente esta, que galhos manter e cm conduzí-los?
nickyfury09/02/2011 13:01
bonsai
Donegá, a continuar na linha que o nobre colega escolheu, o unico estilo é o Kengai. Para formar dentro dos padrões requeridos ao estilo Han Kengai, o galho que desce deve ficar, obrigatoriamente, na mesma linha demarcatória do vaso, ou seja, na altura da superficie do solo do bonsai. 😲
Descendo um pouco alem desse limite, temos o Kengai, que pode ser pleno, total ou parcial, que é o caso do seu trabalho, um Kengai parcial. Falta, a meu ver, acondicionar melhor o galho que desce, dando a ele um movimento sinuoso lateralmente. Um galho reto só ficaria bem se se tratasse de uma conifera, como um junipero ou pinheiro. 😲
Em relação aos troncos/galhos superiores, vc deve buscar harmonia com o tronco e com o galho que desce, que são os principais atrativos de sua planta nesse estilo. O tronco do meio, portanto, deve ser cortado fora, pois ocupa uma posição entremeada, entre dois pontos, destacando-se e subtraindo com esse destaque a beleza da queda. 😲
O outro tronco/galho, segue direção inversa ao do galho principal, e deve ser ou reconduzido via aramação a ocupar um ponto superior ao tronco, mantendo um leve movimento sinuoso, ou então, se for impossível o retorno, ser devidamente cortado fora tambem, para não contrariar e subtrair a harmonia visual do trabalho pretendido por voce. 😲
O galho mais à direita, que segue uma linha paralela ao galho descendente principal, deverá ser devidamente aramado e reconduzido para um posição similar ao principal, com um leve movimento sinuoso lateral, de maneira a criar uma perspectiva e profundidade, quando ao final na estraturação restarão dois patamares, ou dois pisos de formação estrutural, um se adequando ao outro. Claro que o galho de baixo, sendo o principal, deverá ser mais longo. O de cima, então, deverá, no futuro, ser reduzido, ficando mais ou menos com a metade do comprimento total do galho inferior, aumentando a area visual. 😄
Por ultimo, qualquer galho nascendo no ponto de distribuição desses dois galhos principais, poderá ser convertido em um tronco superior, agregando conicidade ao trabalho, bem como melhorando o aspecto visual da planta. Esse patamar, contundo, seguirá o estilo moyogi, e não deverá ficar muito alto, para não roubar a cena dos dois galhos sobrepostos que caem. 😄
Para finalizar, ao escolher o vaso, a melhor opção é por uma peça redonda, de cor ocre ou similar, próprio para um Han Kengai pleno, embora a estilização final seja o Kengai parcial. A altura desse tipo de vaso é mais ou menos um terço da altura do vaso usado no Kengai pleno. Difere do vaso para Han Kengai simples pelo fato de ter uma altura duas vezes superior a ele. Parece contraditório, mas essas formalidades são interessantes, quando queremos algo que combine de maneira satisfatória com o trabalho que temos em mente com determinada espécie.
Como se trata de uma florifera, buscamos um vaso em tons não constratantes, ou muito coloridos, que poderiam ofuscar a floração, subtraindo do trabalho do bonsai propriamente dito a beleza resultante de sua finalização. 😄
ROGÉRIO DIAS10/02/2011 16:51
É
NA MINHA OPINIÃO EU DEIXARIA PRA UM HOKIDASHI MESMO.
Donegá10/02/2011 17:54
Olá Nicky,
Se ñ for pedir d+, poderia fzr uns rabiscos nem que fosse no Paint?
nickyfury11/02/2011 09:48
bonsai
Donegá, apesar do tronco ter uma ligeira diferença, meu palpite seria na conversão de algo que ficasse mais parecido com o desenho abaixo:
Lembrando apenas que sou péssimo desenhista, além de inábil com o paint, por isso, considere as linhas vermelhas como apenas indicativas:
O nobre amigo Alexandre e o Laudir podem apresentar um trabalho de produção mais elaborado, dentro desses parametros que sugeri, de maneira a que vc tenha um modelo melhor de trabalho. Tenho certeza que se voce pedir a eles, via MP, não se furtarão a isso. 🙄
Donegá11/02/2011 20:45
Olá Nicky,
Valeu a orientação, vou seguir sua sugestão então.
Brigadão.
Laudir12/02/2011 15:13
Sugiro vc acompanhar este projeto aqui:

nickyfury12/02/2011 17:21
bonsai
Laudir, meu nobre amigo, data vênia peço suas escusas mas devo salientar que, seria um modelo interessante, esse que vc postou, a não ser por um pequeno detalhe: a planta do Donegá só tem um tronco, enquanto que essa da foto apresenta dois, da mesma grossura, inclusive. 😲
Talvez fosse mais conveniente se ele seguir um modelo como esse:
Ou esse, que é kengai mas ocupa um vaso para han kengai:
Um modelo simples, que gosto de usar como referencial:

Donegá13/02/2011 13:52
Olá amigos,
Essas são as fotos que tirei ontem após podar o galho central que subia reto. Tb tirei fotos de frente onde se observa que algo já havia sido feito com relação a sinuosidade do galho que desce. Nas primeiras fotos ñ atentei p/ isso, e só após a obs do amigo Nicky que me toquei que ñ havia tirado nenhuma foto de frente p/ mostrar a aramação já feita nesse sentido.
Aguardo opiniões sobre o resultado.
Laudir13/02/2011 13:57
tire uma foto com este angulo um pouco mais para a direita... bem de lado para visualizar bem o tronco...

Donegá13/02/2011 19:41
Olá Laudir,
Na 1ª sequência de fotos tem 2 fotos onde o tronco está bem visível, sendo a 3ª e 5ª fotos, ñ entendi sua colocação então. A única diferença é q nessas fotos ainda está o tronco central (galho central), acho que p/ uma melhor visualização seria então necessário uma desfolha, mas devido ao estágio de alguns galhos que ainda ñ amadureceram, existe o risco de secarem caso seja a feita a desfolha nesse momento. O que acha? Vou tentar tirar uma foto mais por baixo p/ ver se fica mais visivel e volto a postar.
Laudir14/02/2011 01:37
Donegá escreveu:
Olá Laudir,
Na 1ª sequência de fotos tem 2 fotos onde o tronco está bem visível, sendo a 3ª e 5ª fotos, ñ entendi sua colocação então. A única diferença é q nessas fotos ainda está o tronco central (galho central), acho que p/ uma melhor visualização seria então necessário uma desfolha, mas devido ao estágio de alguns galhos que ainda ñ amadureceram, existe o risco de secarem caso seja a feita a desfolha nesse momento. O que acha? Vou tentar tirar uma foto mais por baixo p/ ver se fica mais visivel e volto a postar.
Se tiver como postar esta foto... senão eu aguardo a desfolha pra podermos dar uma olhada melhor!
Alexandre S. Coelho14/02/2011 11:50
Oi Donegá
Aparentemente o amigo está conduzindo muito bem esta planta... Futuramente com a desfolha ficará melhor do observar toda estrutura de tronco e galhos, mas por enquanto deixe-os amadurecerem 😉
Eu prefiro o estilo semicascata para ela.
nickyfury14/02/2011 13:22
bonsai
Donegá, a sugestão do Laudir é ótima. Faça uma desfolha completa (nem tanto), cuidando de deixar apenas um par de folhas na extremidade de cada galho. Depois, fotografe a planta nua, mostrando quatro lados pré estabelecidos, de maneira a que possamos analisar mais acuradamente a planta nua. 😲
Lembre-se, ainda, de tirar uma foto mais aproximada do tronco, seguindo a direção indicada pelo Laudir. Pode-se tirar boas idéias a partir disso, que melhorem ainda mais seu já excelente trabalho com essa prima. 😄
Donegá15/02/2011 20:31
Olá Alexandre e Nicky,
Valeu as orientações, vou fzr o seguinte então, vou deixar alguns galhos ainda muito verdes amadurecerem, pois já fiz algumas desfolhas nessa planta deixando algumas folhas nas extremidades e ainda assim ela sentiu e acabou por secar esses galhos. Assim que os galhos estiverem mais maduros faço a desfolha e posto novas fotos, enviando logo em seguida uma MP p/ vcs lembrando do post p/ que o revenjam. Ok?
Valeu pela ajuda por hora,
Abraços.