Donegá07/02/2011 19:51
Primavera - Opiniões
Olá Amigos,
Essa é uma primavera que estou trabalhando, mas ainda ñ decidi pelo estilo cascata ou semi-cascata.
Gostaria de opiniões sobre o estágio atual e ideias p/ futuras intervenções, galhos a podar, redirecionar, melhor frente e outras.
Abraços.
Bruno Gomes07/02/2011 23:19
Bom Donegá.... sou iniciante mas arrisco a dizer que o estilo já está definido, cascata ou semi, a queda já está formada.
Questiono o que pretendes fazer com os ganhos que em cima e do lado oposto ?
Vhalveruth08/02/2011 08:23
eu faria um semi cascata... primavera ficam mt bonitas neste estilo
abraços
Donegá08/02/2011 20:13
Então, tô quase deixando cm semi cascata mesmo, qto aos galhos acima a intenção é formar uma copa, mas a dúvida é justamente esta, que galhos manter e cm conduzí-los?
nickyfury09/02/2011 13:01
bonsai
Donegá, a continuar na linha que o nobre colega escolheu, o unico estilo é o Kengai. Para formar dentro dos padrões requeridos ao estilo Han Kengai, o galho que desce deve ficar, obrigatoriamente, na mesma linha demarcatória do vaso, ou seja, na altura da superficie do solo do bonsai. 😲
Descendo um pouco alem desse limite, temos o Kengai, que pode ser pleno, total ou parcial, que é o caso do seu trabalho, um Kengai parcial. Falta, a meu ver, acondicionar melhor o galho que desce, dando a ele um movimento sinuoso lateralmente. Um galho reto só ficaria bem se se tratasse de uma conifera, como um junipero ou pinheiro. 😲
Em relação aos troncos/galhos superiores, vc deve buscar harmonia com o tronco e com o galho que desce, que são os principais atrativos de sua planta nesse estilo. O tronco do meio, portanto, deve ser cortado fora, pois ocupa uma posição entremeada, entre dois pontos, destacando-se e subtraindo com esse destaque a beleza da queda. 😲