Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus

Diêgo Vasconcelos07/02/2011 20:02
Ficus
Pessoal

Comecei um novo projeto. Será meu primeiro ficus. Faz parte de um dos projetos que fazemos no nosso clube de bonsai aqui de BH.
Seguem as fotos para vocês acompanharem e principalmente me ajudarem com críticas, sujestões, projeções, etc... 😄
Abraço

Agosto de 2010. Poda radical da muda e transplante para um prato largo, visando mellhorar o nebari.

Outubro de 2010. Planta recuperando:

Vhalveruth08/02/2011 08:22
parabens pela planta

agora naum deixe de att sempre em

abraços
Laudir08/02/2011 09:52
acompanhando tb!
Renato Rodrigues Roehrs08/02/2011 11:05
Diêgo, bela planta! Não deixa de postar pra gente a evolução.

Como conseguiu um conjunto de raízes tão radial?
Usou alguma técnica anterior ao transplante para este vaso?

Abraços.
joellagunasc08/02/2011 13:11
Muito bom o material , gostei da conicidade.

Parabenns

Joel
Pedro Catarin08/02/2011 15:05
Estou com duas plantas muito parecidas com a sua num viveiro de uma amiga! Não faço idéia de como elas estão, mas estou bem esperançoso!

Acompanhando!

Abraços!
Mauricio Lutz08/02/2011 15:40
Muito boa a distribuição das raízes, como o renato falou, futuro garantido para um bom nebari.

Abraço 😉
nickyfury09/02/2011 10:42
bonsai
A grande vantagem de se trabalhar com o ficus é justamente a possibilidade de se obter um bom material em pouco tempo de cultivo. Deixado crescer livremente no chão, por exemplo, uma mudinha nova, fina, engrossa o tronco rapidamente em dois anos, resultando em um tronco como esse mostrado nas fotos. 😄

Após a retirada do solo, ou se estiver acondicionado numa bacia grande, podemos observar que são necessárias o minimo de raízes capilares para reiniciar a planta, preservando as mais grossas, porém curtas, para formar um bom nebari, radial ou não. 😄
Diêgo Vasconcelos10/02/2011 19:24
Valeu pessoal

Esta muda, assim como outras que estamos trabalhando no clube, já haviam sido preparadas em um viveiro. Elas ficaram em pratos como este que eu transplantei para abrir o nebari e passaram pelo processo de deixar crescer o ápice e podar, para melhorar a conicidade.
Se quiserem ver as mudas de outros colegas do clube, sigam este tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15155

Segue uma foto da minha muda tirada recentemente.
Fev 2011:

Abraço