Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus nerifolia-FV

Fernando valentin07/02/2011 21:30
Ficus nerifolia-FV
Eaw galera, resolvi criar um novo topic para o ficus. 😄

Coloquei num vaso Jorge Ribas.

Segue as foto abaixo:

Frente.

Vista superior.

Aqui é a foto de tráz da planta.

Cliticas e sugestões são bem vindas.....GRATO
gabriel strucker07/02/2011 21:43
parabéns pela planta esta muito bem conduzida , nao entendo muito de vasos mas na minha opiniao acho que ficaria melhor em um vaso redonto pela sinuosidade da planta.

Fernando valentin07/02/2011 22:20
Gabriel valeu pela dica, ficaria bom mesmo mas so tenho um vaso

redondo e esta com a serissa dentro..Mas vamos esperar mais opinião do

pessoal quem sabe vem mais ideias, sendo ideias boas daqui um ano

passo ela pra outro vaso de novo 😄 😄 😄

Falo valeu 😄
Diêgo Vasconcelos07/02/2011 22:35
Oi Fernando.

Ótima planta. Parabéns! Gostei do movimento. Ao meu ver, só faltou a continuidade do movimento inicial no fim da planta. O último terço ficou meio reto aparentemente. Acho q deveria continuar o movimento, inclinando o final levemente para a direita e depois voltando p/ o centro novamente. É quase nada, mas acho que ficaria melhor.
Se ficar complicado curvar pela espessura, talvez você possa até eleger um dos galhos finais como novo ápice e cortar o restante acima. Isto melhorava também a conicidade.
Abraço
Bruno Gomes07/02/2011 22:48
Belíssimo exemplar Fernando !
Há quanto tempo trabalha nessa planta ?
Tem outro tópico com todo seu desenvolvimento ?
Fernando valentin08/02/2011 12:49
Bruno faz pouco tempo, comprei ja com um trabalho antigo so dei uma refinada nela 😄 😄

Esse é o link do outro tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16917

Valeu galera.. 😄
Mauricio Lutz08/02/2011 13:33
Olá Fernando, a planta está bem encaminhada, eu concordo com o Diego quanto ao movimento do último terço, além disso, se me permites, darei a sugestção de cortares nas linhas vermelhas, com isso você aumenta a ramificação, mais é só minha opinião.

Grande abraço 😉
Nikkei 10008/02/2011 14:32
Esta muito bonita.
Tive o mesmo pensamento do lutz para melhorar a ramificacao.
Oqto ao vaso, acho q esya grande para a planta. Buscaria um mais raso e menor
sera q se baixar um pouco o terceiro galho nao da uma melhorada?
Fernando valentin08/02/2011 18:43
Eaw galera, dei uma mexida nela mas não cortei aqueles dois galhos que o amigo Lutz indico, so os pequeno de cima conforme a linha vermelha.
😄 😄

Segue a foto abaixo:

Falo Valeu 😄
Fernando valentin08/02/2011 18:48
Nikkei 100 escreveu:
Esta muito bonita.
Tive o mesmo pensamento do lutz para melhorar a ramificacao.
Oqto ao vaso, acho q esya grande para a planta. Buscaria um mais raso e menor
sera q se baixar um pouco o terceiro galho nao da uma melhorada?

Nikkei em relação ao vaso, ele é pequeno pra caramba.....o nebari da planta quase não entro no vaso. 😄

Tirei uma foto com uma caixa de fósforo para vcs ter noção do tamanho dele.

Obrigado a todos 😄 😄
edson060508/02/2011 19:41
Olá Fernando,
também concordo com o tamanho do vaso. Ele é pequeno se comparado com a caixa de fósforo, mas grande se comparado com a planta em si.
A aramação dos galhos na parte final está sem ação pois parece uma "mola". Essa aramação não segura o galho na posição desejada. Os arames precisam estar numa posição enviesada a mais ou menos 45 graus...
Além disso os galhos estão muito retos destoando do movimento sinuoso do tronco.

A parte final da planta está sem conicidade. A minha sugestão é uma poda com a eleição de um novo ápice:

Por último, parece que esta é uma muda que você adquiriu e já tentou fazer dela um bonsai colocando-a de imediato no vaso.
Se fosse minha a teria colocado num escorredor ou dependendo do quanto se quer que ela se desenvolva, num conjunto escorredor/mamadeira. Depois de "pronta" aí sim é que iria para um vaso definitivo.
São pequenos detalhes que farão dela um bonsai muito mais bonito no futuro.

Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.
Diêgo Vasconcelos08/02/2011 20:02
Acho que o edson0605 resumiu bem o que poderia ser feito para melhorar ela ainda mais. Concordo com tudo que ele disse.
E parabéns pela condução até aqui. Tá ficando bem legal.
Abraço 😄
Nikkei 10009/02/2011 12:47
Excelentes as observações do Edson.
Um vaso de bordas mais finas ajuda no conjunto.
Mas repito que é uma planta bem conduzida, muito bonita.
nickyfury09/02/2011 12:48
bonsai
Fernando, o Edson sintetizou bem seu trabalho, que se voce seguir ao pé da letra tudo que ele sugeriu, redundará num excelente bonsai daqui a alguns anos. 😄

Em relação ao tamanho e forma do vaso, sou obrigado a concordar com ele. Apesar de vc ter reduzido bastante as raízes de forma a acondicioná-las no recipiente atual, melhor seria utilizar um vaso redondo, de bordas mais baixas, ao final da formação estrutural proposta. 😄

Isso por que seu ficus está sendo estilizado num formato moyogi, com caracteristica bem feminina, que pede um vaso mais adequado, considerando isso, que o atual, retangular, mais afeito a um trabalho na linha masculina. 🙄

Mas vc pode mante-lo onde está, tambem, até que a planta esteja devidamente finalizada e com o sistema de raizes bem condicionado a recipiente pequeno, de forma que, no futuro, ao promover o necessário reenvase, possa fazer de maneira a utilizar um vaso menor e redondo. 😉
Fernando valentin09/02/2011 20:11
Galera dei uma cortada no ficus.....mas foi um pouco acima do ponto que o amigo Edson recomendo, não quiz perde um galho do fundo da planta.

Segue as foto abaixo:

Obrigado pela ajuda 😄 😄 😄
ROGÉRIO DIAS10/02/2011 16:39
É
MUITO CUIDADO E ATENÇÃO,,,FICUS MARCAR MUITO RÁPIDO,,,COISA DE SEMANAS.
Bruno Gomes14/02/2011 22:12
Gostei do resultado Fernando.
Fernando valentin14/02/2011 23:52
Muito obrigado galera, agradeço pela ajuda 😄 😄

Ela esta se recuperando bem, tem bastante folhas novas.

Daqui uns dia eu atualizo o tópico galera.

Abraço pra todos 😄 😄