Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Trabalhando com Caju

Guilherme Cahú07/02/2011 23:16
Trabalhando com Caju
Olá, pessoal, estou prestes a comprar uma mudinha de Caju para virar bonsai.
Alguém tem dicas de como proceder com ela?
Que tipo de substrato devo usar no escorredor?

Obrigado desde já! 🙂
Leandro Ferraz08/02/2011 09:27
O substrato que vc costuma usar para as outras mudas mesmo tem segredo não so que mais pobre em material orgânico.

So que vc vai ter que fazer um bonsai bem grande e grosso devido o tamanho das folha, se não fica meio desproporcionado.

Do mais Boa Sorte...
nickyfury08/02/2011 10:17
bonsai
Numa postagem aqui no forum, o bonsaista Bonsérgio tentou cultivar uma muda de cajueiro, mas que acabou secando e morrendo. Acredito que os cortes radicais nos galhos bem com a aramação foram que desencadearam esse resultado. Talvez, tambem, a época não fosse propicia a esse tipo de intervenção. Veja matéria com fotos:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=102660&sid=c3ea816de214366ebeebab08b5ada61b

Como qualquer outra nativa, creio que o ideal, antes de tentar converter uma muda em bonsai, é estudar bem a espécie, colentando o máximo de informação possível sobre seu cultivo e manejo. Alguns sites fornecem rico material sobre o cajueiro e podem ajudar nessa questão. Na minha humilde opinião, porém, as melhores informações de cultivo estão no site da EMBRAPA:

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Caju/CultivodoCajueiro/index.htm

Na pagina acima, ao lado esquerdo, encontra-se uma relação de itens que, clicados, remetem a outras paginas, com mais informações adicionais:

Clima
Solos
Adubação
Cultivares
Mudas e sementes
Plantio
Irrigação
Tratos culturais
Plantas daninhas
Doenças
Pragas
Uso de agrotóxicos
Colheita e pós-colheita
Coeficientes técnicos
Gestão Ambiental
Referências
Glossário

Sugiro a voce, Guilherme, analisar detidamente cada item desse, para favorecer melhor seu cultivo, visando transformar uma muda de cajueiro num lindo bonsai. Fazer bonsai é fácil demais, dificil é estudar para fazer bonsai bem feito, sem risco de perdas, tanto da planta quanto do investimento aplicado. 😉
Guilherme Cahú08/02/2011 21:57
OK!
Obrigado, pessoal! 😄
Guilherme Cahú09/02/2011 20:13
Opa, comprada a mudinha, que, aliás, tem um movimento legal.
Algumas das que encontrei tinham movimentos interessantes, mas essa que escolhi, foi por seu movimento na vertical, que me interessou.

Ao chegar em casa e trasplantá-la, vi que tinha um enquadramento inclinado que poderia ser aproveitado, e assim a plantei.

São algumas fotos.

Acho que parte de suas folhas estão queimadas, mas não sei se devo desfolhá-la, devido ao transplante a à pouca quantidade de folhas...

Também notei que ela tem potencial para adquirir um bom nebari! 😄
Vamos ver seu desenvolvimento ao longo do tempo! 😉
Pedro Catarin09/02/2011 20:41
Pelo que sei não é uma boa desfolhá-la... depois do transplante ela ainda terá de acostumar com o novo ambiente, então talvez ela perca suas folhas e fique sem por um tempo... coloque-a numa estufinha de garrafa PET, isso ajudará bastante na recuperação, vá por mim!

Corte o bocal da PET e coloque o "corpo" da garrafa por cima da planta e empurre um pouco contra o substrato.

Estou torcendo para que esta planta se recupere bem e cresça como se não houvesse limites!!! 😄

Você se vira que nem eu quanto a bagunça em casa! 😂
Coloca uma bermuda, estende um jornal no chão e trabalha com sua querida planta! He,he... é tão bom fazer isso...!

Abraços!!!
Guilherme Cahú09/02/2011 20:51
xD É verdade, é muito bom!
Melhor ainda que eu estava com um amigo que me ajudou. As fotos, inclusive, foram tiradas por ele! 🙂

Vou aproveitar umas garrafas que tenho aqui para fazer a mini-estufa que você recomendou!

Valeu! 😄
Abraços!
Pedro Catarin09/02/2011 21:21
Eu bem que estranhei a posição da foto... suas pernas estão do outro lado dela! Seu braço não podia ser tão longo assim! 😲 😂

Massa então, realiza a técnica da estufa! Você verá como a planta se recupera super bem nela!

Abraços!
Guilherme Cahú09/02/2011 21:30
Olhe que meu braço é bem longo, hein? xD

Acho que a estufa inclinará um pouco as folhas, será que tem algum problema nisso?
Pedro Catarin09/02/2011 21:31
Não há algum problema nisso! Fiquei tranquilo!

Abraços!
Guilherme Cahú09/02/2011 21:38
Beleza! Valeu! 😄
Guilherme Cahú16/02/2011 16:38
As folhas do pé de Caju perderam gradativamente a coloração verde e caíram. Novas folhas em brotação também não se desenvolveram, ficando pretas quando ainda com 1 cm e caindo facilmente ao toque, ou naturalmente.

Também havia retirado a mini-estufa, o que não evitou a queda das folhas. Repensando o que havia feito, vi que deveria ter deixado o Cajueiro em solo original para que ele se adaptasse ao microclima daqui e, só na época propícia, deveria tê-lo trasplantado.

Pensando nisso, transplantei-o agora há pouco de volta para solo fértil, de modo similar a como o comprei, mas tenho dúvidas se deveria colocá-lo em solo drenante e pobre, já que, desde o início, quando o comprei, basicamente não havia raízes capilares.

Bom, de qualquer modo, no momento eles está com solo drenante, totalmente e naturalmente sem folhas, e em mini-estufa.

Ps.: usei solução enraizadora (viamina B1 - Beneum) e, previamente percebendo o "novo" solo um pouco encharcado, estou com a ideia de realizar regas em invervalos maiores, diferentemente de serem diárias.

Gostaria de ajuda e sugestões, por favor. ^^"
Guilherme Cahú17/02/2011 12:31
😢 Alguém?

Pethrus Barros17/02/2011 16:45
Eu comprei vários pacotes dessa terra vegetal aqui por R$ 1.80 o pacote levei a loja toda e minha mãe pensou que eu iria revender, kkkkkkkkkkkkk
Guilherme Cahú17/02/2011 21:04
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD Que onda!
FW Maciel18/02/2011 01:54
a ponta parece verde ainda, o q é bom sinal
já eu não tive a mesma sorte... 🙁
Guilherme Cahú18/02/2011 16:16
Tanto a ponta quando a gema lateral que ele possui... Só não sei mais por quanto tempo permanecerá verde... 😢
FW Maciel18/02/2011 21:57
então, fica no aguardo, vai q é só "adaptação"... rs

não desista! 😉

e mantenha-nos informados!
Guilherme Cahú22/02/2011 00:42
É verdade, valeu! 🙂
Bom, parece que a gema apical morreu, ou, em termos gerais, perdeu sua funcionalidade, já que percebi sua atual coloração escurecida e, além disso, o aparente brotamento de algumas gemas laterais.

Além disso, a gema lateral que já estava mais desenvolvida parece continuar se desenvolvendo.
Ainda não estou regando, visto que o solo fértil e pouco drenante acumula água, correndo o risco de ataque e decomposição das raízes por microorganismos.. 😲

Bom, acho que tudo está indo bem, por enquanto...
Parece que essa plantinha á vai ter ramificações "perto" da base, já que terá um porte um pouco grande.. 🙂
FW Maciel22/02/2011 23:00
q ótimo!
qdo puder, poste uma foto!
Pedro Catarin23/02/2011 12:58
\o/ Força cajueiro!!! \o/
Guilherme Cahú12/03/2011 11:47
Aqui vão atualizações do Cajueiro que luta para se adaptar:

Desculpem-me pela qualidade dessa foto, mas mesmo assim é possível ver uma das gemas laterais se desenvolvendo.

Agora, suas folhas não estão com o aspecto verde forte de antes... Para completar, estão com esses sinais de queimadas, ou algo assim. De qualquer modo, as gemas continuam se desenvolvendo, mesmo que de modo lento. Ao que me parece ser bem lógico, o Cajueiro deve preferir ambientes mais quentes, daí tenho um pequeno problema: moro em um apartamento no 3º andar de um prédio. A essa altura, e de acordo com as características geográficas do local onde moro, é normal que venha um vento mais fresco, ou às vezes um pouco mais frio, em direção à varanda, que é onde ele está. Para evitar essa exposição, e também a exposição direta dos raios solares, eu deixo o Cajueiro na grade da varanda após o almoço, até cair a noite, já que, nesse tempo de insolação, os raios solares não batem diretamente na planta e, à noite, por lógica, o ambiente fica um pouco mais frio.

Eu pense se deveria deixá-lo em uma estufa, mas fazer uma estufa de garrafa PET lhe daria um espaço meio limitado. De qualquer modo, ainda cogito essa possibilidade. 🙄

O solo, que por ser fértil, não vem sendo regado todos os dias, e demonstra sinal de que a terra se aglomerou em pequenos glóbulos, digamos assim, o que, ao meu ver, facilita uma drenagem e aeração um pouco melhores, mas nao sei até que ponto isso favorece ou não a planta... 😕

Bom, por fim, acredito que a planta ficará um bom tempo nesse substrato, até se recuperar mais, para poder, posteriormente, ser transplantada para um substrato mais drenante. Não sei quando, mas acredito que será na mesma época do transplante do meu Sombreiro, em Agosto ou Setembro... 🙄

Se alguém puder me ajudar e algum aspecto, ou me esclarecer melhor, será de grande utilidade para mim. ^_^"
De qualquer modo, obrigado, desde já, ao pessoal que vem acompanhando a luta dessa plantinha. ^_^
Pedro Catarin12/03/2011 13:20
De acordo com o tempo do transplante, penso eu que você já poderia por ela para pegar sol, porém, atrás de alguma outra planta com uma boa copa, para protege-la do sol intenso.

A estufa de garrafa PET, segundo minhas experiências, seria uma boa. Corte apenas o fundo da garrafa, mantendo ela com o maior tamanho possível, envolva a planta com a estufa e tampe o bocal (com a tampinha mesmo).

Pequeno resumo e definição de técnicas:

1ª - Ponha a planta numa mini estufa fechada com tampa, atrás de uma outra planta com uma copa que a proteja do sol forte. Quando notar que dentro da PET já está bem "suado", retire a tampa e deixe a planta em um lugar mais fresco, aí, retorne com ela ao sol, porém, sem a tampa.

2ª - Ou, você pode optar por uma solução melhor: ponha a planta no sol, como descrito acima, porém, sem a estufa o dia todo. A noite, ponha a estufa, para manter aquele "quentinho" de que o Cajú gosta, protegendo-o do frio da noite.

OBS: Se notar alguma reação (murchar, secar, etc) remova imediatamente a estufa. Se os sintomas permanecerem, retire a planta do sol, regue bem, mantenha ela o resto do dia a sombra e, só alguns dias depois, volte com ela (aos poucos) na exposição ao sol, seguindo a primeira ou a segunda técnica.

Desculpe-me se ficou meio confuso... 🙄

Abraços!
Guilherme Cahú12/03/2011 13:38
Beleza, Pedro, vou seguir sua segunda sugestão!
Obrigado! 😄