Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLTADOB001 - ADENIUM OBESUM COMPRADORY

1234
Laudir09/02/2011 12:58
Pedro Catarin escreveu:
Que passa! Mas então não é uma espécie "natural"? Foi feita alguma pequena mutação para que as flores sejam brancas...?

Abraços!

Foi a mesma pergunta q eu fiz pra ela... resposta?

HAHAHAHAHA
sim ela riu... disse que ela simplesmente foi mudando o tipo de adubo pra que saíssem flores mais brancas ou nao
Pedro Catarin09/02/2011 13:07
Futz... ela tirou uma da sua cara então, ai que malvada! 😢

Somente mudando a adubação... hum... será que isso funciona com outras plantas?

Abraços!
Laudir09/02/2011 14:19
Pedro Catarin escreveu:
Futz... ela tirou uma da sua cara então, ai que malvada! 😢

Somente mudando a adubação... hum... será que isso funciona com outras plantas?

Abraços!

Pode ter o seu fundamento, pois eu sei que quando mais ou menos acido o substrato, mais ou menos cor conseguimos na Hortência!
Raoni Moraes09/02/2011 14:30
Laudir, comprei dois adeniuns em um horto aqui da cidade, como poderia poda-las pra ela brotar mais de um broto mais embaixo?
Para ficar menos pescoçuda!

Foto:

By moraesleite at 2011-02-09
Laudir09/02/2011 15:12
Raoni Moraes escreveu:
Laudir, comprei dois adeniuns em um horto aqui da cidade, como poderia poda-las pra ela brotar mais de um broto mais embaixo?
Para ficar menos pescoçuda!

Foto:

By moraesleite at 2011-02-09

poda radical... segundo dona tereza, brota em 7 dias
Raoni Moraes09/02/2011 15:13
Ok, vou fazer no final de semana!
francisc10/02/2011 08:58
blog amoadenium - VERA
Bom dia pessoal.... esse blog tem muita coisa sobre adenium. Inclusive tem uma matéria que diz que adenium prá se formar um caudex volumoso só se for de semente. galhos de podas brotam mas não cria volume na base. Eu já podei as meus e realmente bro rápido. Quanto as cores das flores acho complicado descobrir quanto de alimento os adenium precisam para que se produzam flores com cores diferentes. neste blog tem uma variedade enorme de cores. Acho, Laudir, que a Sra. tirou uma casquinhade vc rsrsrs. As vezes a pessoa não dissemina seu conhecimento, guarda a 7 chaves.

http://amoadenium.blogspot.com/search?updated-min=2010-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=20
Leandro Ferraz10/02/2011 09:52
Pelo que ja vi tem umas trocentas cores de flor... mesclada de duas cor rosa e branco vermelho e preto

Eu tenho 10 mudas obtidas de sementes ainda não sei as cores pq comprei mix...

Uma dica que aprendi com alguns amigos que plantão Adenium.

sempre que se fizer um corte na raiz ou no tronco aplicar "CANELA EM PÓ"
cicatriza rapidinho.

Substrato bom pra ela pedrisco terra vegetal e casca de arroz carbonizada.
Sergio Batalini10/02/2011 09:55
Bom dia Laudir e turma ..

Tb tenho 2 destes ...menores .

São conhecidos entre outros nomes como ROSA DO DESERTO, suculentas não lenhosas, tem a propriedade de armazenar agua como os cactos e suportarem longos periodos de seca .

Planta nativa de regiões aridas e/ou deserticas , acostumadas a solo arenoso e pobre e pouca , muito pouca agua .

Rega abundante e diaria creio que não é o ideal para elas, mas se a Dona Tereza te garantiu ... 🙄

Por via das duvidas faça uma pesquisa e descubra a maneira ideal de cultivar o seu ademiun.

Parabens pelo achado e sucesso no cultivo . 😄
nickyfury10/02/2011 10:19
bonsai
Laudir, meu chapa, vc tirou a sorte grande ao adquirir essa planta por essa bagatela. Aqui no DF, as floriculturas vendem plantas menores que a sua por uns R$500 no minimo. Outras maiores, têm preços mais salgados ainda. 😄

Há uma outra variedade dessa planta, com espinhos. Tenho umas duas mudas dessa espinhosa, plantadas no chão, pois não sinto a menor atração por seu cultivo em vaso, como muitos outros sentem. Na Ásia, onde é comercializada largamente, principalmente na Indonésia, há exemplares gigantes, uma outra variedade dessa que é considerada a "rosa do deserto":

Os cultivadores adoram, além das lindas flores, em diversas tonalidades, esculpir as raizes, dando a elas formas de animais, como elefantes, gatos, tigres, girafas e dragões:

Embora muitos bonsaistas não vejam essa suculenta como um bonsai, pois seu tronco não tem a caracteristica do lenho de madeira, o pessoal que cultiva suculentas (crássula, portulacária, adenium), não liga muito para isso, e formam lindas plantas nos variados estilos, inclusive os clássicos estilos japoneses de bonsai.

Eu costumo dizer que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Se olharmos essa espécie sob a ótica do bonsai, faltará muito para que possamos assim considerá-la. Mas, cultivada em um vaso que contenha e restrinja seu tamanho, haverá sempre a graça de sua linda floração, um constraste e um atrativo forte em qualquer viveiro de bonsai. Minha opinião, é claro. Com voces, uma serpente Adenium:

francisc10/02/2011 10:24
Sérgio: Foi exatamente o que li tb.... Confesso q as minhas estão no clima +- certo ( no vale do ribeira faz muito calor. Mas, a umidade é muito alta. E chove muito tb. Estão bonitas e estou aguardando as flores. 6 meses e nada ainda.rsrsrsrs
Laudir10/02/2011 11:30
Re: blog amoadenium - VERA
francisc escreveu:
Bom dia pessoal.... esse blog tem muita coisa sobre adenium. Inclusive tem uma matéria que diz que adenium prá se formar um caudex volumoso só se for de semente. galhos de podas brotam mas não cria volume na base. Eu já podei as meus e realmente bro rápido. Quanto as cores das flores acho complicado descobrir quanto de alimento os adenium precisam para que se produzam flores com cores diferentes. neste blog tem uma variedade enorme de cores. Acho, Laudir, que a Sra. tirou uma casquinhade vc rsrsrs. As vezes a pessoa não dissemina seu conhecimento, guarda a 7 chaves.

http://amoadenium.blogspot.com/search?updated-min=2010-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=20

Caramba... confesso que eu fui um preguiçoso em nao pesquisar sobre a planta... mas já olhei o blog... tem bastante informação lá....

Obrigado pela ajuda!
Laudir10/02/2011 11:31
Leandro Ferraz escreveu:
Pelo que ja vi tem umas trocentas cores de flor... mesclada de duas cor rosa e branco vermelho e preto

Eu tenho 10 mudas obtidas de sementes ainda não sei as cores pq comprei mix...

Uma dica que aprendi com alguns amigos que plantão Adenium.

sempre que se fizer um corte na raiz ou no tronco aplicar "CANELA EM PÓ"
cicatriza rapidinho.

Substrato bom pra ela pedrisco terra vegetal e casca de arroz carbonizada.

Qto as cores dona Teresa havia me dito já... qto a canela em pó, é pura novidade....
Laudir10/02/2011 11:32
Bonsérgio escreveu:
Bom dia Laudir e turma ..

Tb tenho 2 destes ...menores .

São conhecidos entre outros nomes como ROSA DO DESERTO, suculentas não lenhosas, tem a propriedade de armazenar agua como os cactos e suportarem longos periodos de seca .

Planta nativa de regiões aridas e/ou deserticas , acostumadas a solo arenoso e pobre e pouca , muito pouca agua .

Rega abundante e diaria creio que não é o ideal para elas, mas se a Dona Tereza te garantiu ... 🙄

Por via das duvidas faça uma pesquisa e descubra a maneira ideal de cultivar o seu ademiun.

Parabens pelo achado e sucesso no cultivo . 😄

O interessante é que dona Teresa mantém uma rega diária, mesmo aqui na região estarmos no cerne da chuvarada
Laudir10/02/2011 11:34
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Laudir, meu chapa, vc tirou a sorte grande ao adquirir essa planta por essa bagatela. Aqui no DF, as floriculturas vendem plantas menores que a sua por uns R$500 no minimo. Outras maiores, têm preços mais salgados ainda. 😄

Há uma outra variedade dessa planta, com espinhos. Tenho umas duas mudas dessa espinhosa, plantadas no chão, pois não sinto a menor atração por seu cultivo em vaso, como muitos outros sentem. Na Ásia, onde é comercializada largamente, principalmente na Indonésia, há exemplares gigantes, uma outra variedade dessa que é considerada a "rosa do deserto":

Os cultivadores adoram, além das lindas flores, em diversas tonalidades, esculpir as raizes, dando a elas formas de animais, como elefantes, gatos, tigres, girafas e dragões:

Embora muitos bonsaistas não vejam essa suculenta como um bonsai, pois seu tronco não tem a caracteristica do lenho de madeira, o pessoal que cultiva suculentas (crássula, portulacária, adenium), não liga muito para isso, e formam lindas plantas nos variados estilos, inclusive os clássicos estilos japoneses de bonsai.

Eu costumo dizer que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Se olharmos essa espécie sob a ótica do bonsai, faltará muito para que possamos assim considerá-la. Mas, cultivada em um vaso que contenha e restrinja seu tamanho, haverá sempre a graça de sua linda floração, um constraste e um atrativo forte em qualquer viveiro de bonsai. Minha opinião, é claro...

Seus comentários são sempre uma aula. Obrigado também pelas imagens... tinha um lá que nao me interessei muito, tem o formato de um cão sentado.... na proxima eu pego ele tb kkk
Laudir10/02/2011 11:39
Um cuidado que devemos ter na compra do Adenium é em saber a procedência. Se for de estaquia, nao compre pq ele não forma aquela "barriga"
http://amoadenium.blogspot.com/2008/12/no-compre-adenium.html
francisc10/02/2011 11:57
adeniu no mercadolivre
Pessoal/; no mercadolivre (onde comprei os meus) tem várias opçoes, desde sementes a plantas adultas. Quando comprei, confesso q não acreditei muito, pois viajariam 600 km, via correios. Chegaram por sedex e para minha surpresa, inteiras.

http://lista.mercadolivre.com.br/adenium
Raoni Moraes17/02/2011 18:11
Boa Tarde pessoal, hoje de manhã saindo pra trabalhar como é de prache fui dar uma olhada nas plantas... e quando cheguei lá olha que belezura eu vi, ainda abrindo, estou doido pra chegar em casa pra ver ela td aberta.

e ai não pude deixar de compartilhar com vocês.

Um grande abraços a todos.
Laudir17/02/2011 19:37
é de encher os olhos... o nosso galardão por cuida-las....

Parabéns pela floração.
Já a minha está amarelando as folhas... estou preocupado...
Pethrus Barros17/02/2011 20:26
Que massa!!!!
Raoni Moraes17/02/2011 21:44
Hoje a noite ela ja estava aberta, amanha tirarei outras fotos e postar aki.
percebi mais brotos acho que uns 5 atraz dessa flor.

abraço a todos
Andre Antoniazzi17/02/2011 23:39
Bonsai
Ola Laudir ja e disse que é um otimo exemplar e estou acompanhando seu trabalho como todos so pra te dizer que em minhas andanças passei numa floricultura em Sao Leopoldo e vi um exemplra dese seu mais ou menos 25 a trinta centimetros lindissimo ate pra minha humilde opiniao um bonsai pronto pois la tem umm rapaz que cuida e faz otimos trabalhos mas pasmem o preço desta muda é R$250,00 o que achou???
Abraços
Laudir17/02/2011 23:43
Re: Bonsai
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Laudir ja e disse que é um otimo exemplar e estou acompanhando seu trabalho como todos so pra te dizer que em minhas andanças passei numa floricultura em Sao Leopoldo e vi um exemplra dese seu mais ou menos 25 a trinta centimetros lindissimo ate pra minha humilde opiniao um bonsai pronto pois la tem umm rapaz que cuida e faz otimos trabalhos mas pasmem o preço desta muda é R$250,00 o que achou???
Abraços

o que eu acho???
acho que ganhei uma adenium obesum de no minimo uns 150 reais
Raoni Moraes18/02/2011 09:56
Como falei olha ela ai abertinha.
é um belo bom dia!!!

dá pra perceber os novos brotos que viram.
Laudir31/01/2012 18:05
Em conversa com alguns asiáticos (SANTO GOOGLE DO BOM PARTO TRADUZIU PRA MIM), eu fiquei sabendo da possibilidade da desfolha total e posterior tração.

Ei-la:

Por ser uma suculenta, nao podemos aramá-la.
Solução? sacolas plasticas amarradas aos galhos.

Com linha de anzol, eu faço a tração:

Olha ela pronta

O galho maior foi podado fora, estava destoando com o restante da planta.
1234