Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta Repens 2

Anderson Almeida08/02/2011 19:36
Duranta Repens 2
Olá Pessoal

Mais um Pingo-de-ouro que ganhei, de um grosso calibre,
está emitindo muitas brotações.

Inclusive quero compartilhar com todos, para irem acompanhando o trabalho.

Jonathan Richetti09/02/2011 08:39
Bem legal, vai trabalhar madeira morta na parte supeior?
Renato Rodrigues Roehrs09/02/2011 10:56
Tuas plantas estão muito boas hein Anderson?

Tu tava desconectado, mas tava a mil cara!

Abração.
nickyfury09/02/2011 12:41
bonsai
Considerando a imagem mostrada na ultiva foto, eu cortaria o tronco logo acima dessa brotação mais grossa à esquerda, reduzindo a altura da planta, visando formar um lindo bonsai estilo Hokidachi:

Anderson Almeida10/02/2011 21:28
Quero agradecer a todos,
mas ainda estou em duvida em relação,
ao estilo à seguir, por ser de um calibre muito grosso, gostaria de mais algumas sugestões:

Um abraço a todos
Laudir11/02/2011 01:38
Anderson Almeida escreveu:
Quero agradecer a todos,
mas ainda estou em duvida em relação,
ao estilo à seguir, por ser de um calibre muito grosso, gostaria de mais algumas sugestões:

Um abraço a todos

nickyfury11/02/2011 09:23
bonsai
Anderson, se voce estava sem idéias, eis duas excelentes: a minha e a do Laudir. É por mãos à obra, e mandar ver. 😄 Há mais opções, veja um literati:

Um kengai:

A sugestão do nobre amigo Laudir pode ser convertida em algo parecido a esse penjing:

Por ultimo, inclinando o tronco, vc pode construir um bonsai no estilo moyogi. Veja o que fiz, nesse sentido, com uma piracanta que retirei do solo após tres anos de cultivo:

Ao inclinar o tronco, vc pode obter novas formas de trabalho. Veja minha projeção e o resultado disso em outra piracanta, com desenvolvimento estrutural mais avançado:

Bem, acredito que agora vc tenha mais opções de trabalho para sua planta. 😉
Nikkei 10011/02/2011 09:37
Eu seguiria um moyogi: fazendo o primeiro corte como o Laudir mostrou, mas depois inclinando a planta e dando continuidade na formação do tronco. (parecido com a piracanta do Nick)
Raoni Moraes11/02/2011 09:43
Minha Projeção
Eu, aproveitiaria o potêncial do tronco para fazer um jin, descendo até o nebari, e usando o galho e os brotos no meio da planta para fazer uma copa baixa, passando na frente da madeira morta.
Creio q assim vc aproveitaria melhor o potêncial da planta, pois ela n ficaria com grandes cicatrizes de poda severa.

Projeção (Desculpe mais foi feita no Paint)

Espero ter ajudando na construção do projeto dessa planta.

um grande abraço
HudsonArpini11/02/2011 23:52
vou comentar as tres projeções,a do nick eu gostei,a do laudir eu faria a 1 poda do toco mas nao a 2,onde aquela ramificação faria a copa,e a projeção do raoni foi o q eu tinha pensado inicialmente
Anderson Almeida16/02/2011 21:21
foto errada......
é postei a foto da outra duranta nesta postagem errei rsrsrs...
Raoni Moraes16/02/2011 22:19
Anderson FOTO ERRADA??!!
Anderson Almeida15/11/2012 12:57
Atualizando...

Olá Pessoal, depois de muito tempo recuperando e de muita duvida, em relação no que seguir no estilo, o tempo se encarregou disso, a parte de cima morreu ficou só o galho do meio, então trabalhei a madeira morta, sem muita noção, depois de horas, ficou assim.

ROGÉRIO DIAS15/11/2012 14:44
É
TENTE FAZER COM QUE ESSAS RAIZ MORTA FIKE UM POUCO MAIS ENTERRADA E NÃO SAIA DO VASO,,VAI DAR UM AR MAIS REALISTA DA RAIZ ENTERRADA NO CHÃO.
Gustavo Santos16/11/2012 08:48
Eu achei ótimo o resultado. Não sou muito fã de madeira morta, mas o seu trabalho ficou ótimo. Acompanhando...
nickyfury16/11/2012 18:47
bonsai
Anderson, eu costumo sempre ressaltar que um bonsai de qualidade deve ser construído com o minimo de galhos possíveis, pois que a essa possibilidade a estruturação aerea ficaria mais harmoniosa, criando-se um conjunto visual de alto impacto, e bem atrativo.

No caso de seu trabalho, louvo justamente o mérito de voce ter conseguido esse resultado, exatamente dentro da conceituação que especifiquei acima. Parabenizo o nobre amigo pela excelência desse resultado. Quero crer que sua planta é merecedora de receber o título de bonsai a que tem direito.

Em relação ao jin de raiz, ele está mais que correto, tanto em sua exposição quanto em sua posição. Ele complementa o nebari e agrega ainda maior beleza e rusticidade ao trabalho como um todo. 😄
fulvio estefanio16/11/2012 19:15
Concordo com Rogério esconder as raiz, mais está ótimo gostei parabéns. 😄 😂
Seph190316/11/2012 21:05
Muito bonito, cara!
O efeito trabalhado com maçarico ficou legal...
Mas concordo com a opinião do Rogerio...
Abraço
wellingtonfonsecan16/11/2012 21:29
Esta ai mas um aprendizado como o professor Nickyfury disse um jin de raiz, apesa de eu achar que este ficou meio estranho e que seria mais natural apenas o nebari, fica o aprendizado, Parabens Anderson muito bom trabalho, Abraços!
JOICIMAR MAGGIONI16/11/2012 23:49
Belo trabalho parabéns, estou com um yamadori de cambuí que pretendo fazer algo parecido, valeu seu trabalho e inspirador e estimulante.