Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fícus boni...

Pedro Catarin09/02/2011 13:03
Fícus boni...
Aqui vão fotos do fícus!

Apice que quebro durante o tracionamento:

Altura que ela estava antes:

Opinem! Projetem! Critiquem!

Abraços!
Jonathan Richetti09/02/2011 16:33
Gostei do movimento...
não tem problema colocar os arames desse jeito pra tracionar, não vai ficar marca?
Acho que seria legal se melhorase a copa, com mais folhas.
E tem esse primeiro galho que sai reto do tronco (na primeira foto)
se vc conseguisse deita-la um pouco, ele tá meio reto demais pro movimento da árvore =D
Mateus09/02/2011 18:20
Está muito bom...Só falta ficar mais densa essa folhagem...
Mas isso se resolve com o tempo... 😄

Até mais!!!
Pedro Catarin09/02/2011 20:26
Beleza então! É justamente isso que eu quero! A folhagem está bem escassa, mas logo acredito que irá brotar bastante! Irei providenciar um adubo orgânico dos bons para ajudar no procedimento.

Alguma idéia para melhorar suas formas?

Abraços!
gabriel strucker09/02/2011 20:39
concordo com o jonathan esse primeiro galho esta muito reto ficaria melhor se vc cortasse e dese uma inclinada no galho acima , ou ao envez de cortar tente dar uma inclinada no galho reto ; esta bem legal o movimento da planta 😄

desculpe pela minha projeçao tosca😮ops:
Pedro Catarin09/02/2011 20:46
Está ótima sua projeção Gabriel! O problema é que é um fícus BONI... o conhecido Cream Creacker... então é impossível tracionar este galho que sobe verticalmente sem quebra-lo! 😲

Estou tentando fazer um estilo meio "guarda-chuva", parecido com aquelas grandes árvores africanas...!

Mas irei analisar bem ela...!

Abraços!
gabriel strucker09/02/2011 20:59
(Cream Creacker) dessa eu nao sabia , eu ainda nao tive experiencia com o ficus boni só com o benjamina etc... entao o certo e esperar mais opinioes do pessoal . vlw 😄
Pedro Catarin09/02/2011 21:16
Pois e... esperarei mais um pouco então... se ninguém opinar tomo meu próprio caminho!

Uma boa também (que não sei se mais pessoas teriam essa visão) seria tentar um han-kengai ou quem sabe até um kentai... a curvatura to tronco está bem propícia a este tipo de estilização, então, acho que ficaria legal.

Alguém mais tem essa mesma visão ou outra?

Abraços!
Helio Mayer09/02/2011 21:33
Fazer kengai de boni vai ser uma LASQUEIRA ahahha
edson060510/02/2011 10:51
Pedro,
a tua planta tem um bom movimento no tachiagari e alguma conicidade. A esta altura, acho que não compensa reiniciar... Então vamos aos pitacos...

Primeiro uma observação quanto ao substrato que está usando. Ele é todo composto com este pedrisco de rio? Se sim, melhor trocar pois este pedrisco é um material inerte. Serve sim, para composição com materiais orgânicos tipo casca de pinus triturada, humus de minhoca, esterco de gado, etc... Mas sozinho não vai alimentar a planta.

Segundo, o ápice está confuso; parece ser formado por dois galhos:

Eu sugiro uma poda destes galhos marcados e a eleição de novo ápice, o que dará um pouco mais de conicidade à copa.

Por fim acho que se tentar um han-kengai, continuará com a mesma planta sem muita conicidade... Sem falar que teria que pensar em como ficaria esse nebari num vaso de semi-cascata e praticamente começar do zero...

Bem amigo, é a minha opinião.
Espero ter ajudado.

Abraço.
Edson.
Pedro Catarin10/02/2011 14:21
Substrato: O substrato está composto por terra preta, terra de quintal e areia peneirada no vaso todo, coloquei areia de rio apenas por cima para dar um charme... 😄

Ápice: Concordo com você quanto ao ápice, está bem confuso isso, tenho de resolver logo.

Han-kengai: O nebary não é problema! Por mim eu serraria ele numa boa para poder por no vaso adequado, com o tempo formo outro, o único porém são os capilares que saem dele, então, teria de deixar as raízes crescerem bastante para poder serra-lo sem perder muito do torrão.

Acho que ficaria bem legal o estilo han-kengai... ficaria bem diferente e a nova copa seria bem fácil de ser definida.

Irei analisar melhor e esperar por mais respostas (se elas vierem...).

Abraços!
ROGÉRIO DIAS10/02/2011 16:08
É
MOVIMENTO MUITO INTERESSANTE DO TRONCO,,,SUA PLANTA VAI FICAR MUITO LEGAL,,,DEPOIS DESSA INTERVENÇÃO,,DEIXE A PLANTA DESCANÇAR E TE MOSTRAR O QUE ELA QUER.