Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

acerola

cazuo09/02/2011 14:51
acerola
http://img146.imageshack.us/i/foto0353e.jpg/

da uma olhada a minha acerola, oque eu posso fazer com ela??

agradeço as respostas Agora eu postei minha imagem[
Ricardo Guarido09/02/2011 15:36
as fotos não aparecem....
cazuo09/02/2011 18:43
agora eu bostei certo
Amir Horikini09/02/2011 23:01
Tira uma foto melhor de tdos os angulos para analisarmos melhor!
Obrigado e aguardamos as fotos
Laudir10/02/2011 00:29

as fotos de outros angulos vai ajudar, mas já adianto que esta planta está muito pescoçuda!
Sergio Batalini10/02/2011 10:08
agora eu bostei certo.....

perdoa cazuo .. mas rachei de rir deste erro de digitação .... ahahahah 😂

Quanto a acerola concordo com o Laudir , Leia alguns topicos sobre acerolas e vai perceber por si mesmo o que deve fazer com ela .

No cabeçario da pagina tem uma janela BUSCAR , digite acerola e verá centenas de topicos sobre esta especie e como proceder ...

Boa sorte e paciencia ... muita . 😄
nickyfury10/02/2011 11:45
bonsai
No que pese o fato do tronco ser reto por demais, vale talvez fixar nele duas barras de ferro, uma de cada lado, tomando o cuidado de antes disso revestir o tronco, de baixo para cima, com um pedaço de borracha de pressão, do tipo vendida em casa de ciclistas. 😄

Então, após proteger o tronco dessa forma, fixe as barras de ferro nas laterais do tronco, prendendo-as com arame em quatro pontos: extremidades e centro. Depois, aplique outra camada de borracha, cobrindo as barras, o que irá mantê-las ainda mais firme no local. Em seguida, faça força sobre elas, entortando-as bem como ao tronco, dando um leve movimento sinuoso, em forma de "S" aberto. 😄

Com isso, sua planta melhora o aspecto visual, ficando mais atrativa, além de ganhar com o movimento a possibilidade de conversão em um estilo mais interessante, como futuro bonsai. 😄
cazuo10/02/2011 13:23
muito obrigado a todos pelas as respostas.
É mas nickyfury o troco vai conseguir virar o troco? pois ele ja está bem grosso
nickyfury10/02/2011 16:40
bonsai
Grosso? Na foto não parece tão grosso assim. Pela aparência, acredito que se voce fizer de acordo com o que expliquei, não terá problema nenhum para dar algumas curvas ao tronco. Use ferramentas, como um alicate forte, do tipo de pressão, e outra barra de ferro, maior e mais grossa. 😄

Veja o exemplo abaixo:

A ferramenta usada pelo pessoal mais antigo, para forçar o tronco a mudar sua posição original é essa:

é usada apoiando-se contra as barras de ferro colocadas lateralmente num tronco grosso de uma planta qualquer. Veja a maneira de usar:

http://pul.se/bending-tool-for-long-and-heavy-trunks-and-branches_Bonsai-gGBRfOEmODo,3Zi0DALtPNRE

Como o tronco da sua planta não é tão grosso assim, uma barra mais grossa de ferro resolve o problema facilmente. 😄
cazuo10/02/2011 20:35
eu to é com medo de quebrar ela de modo que ela naõ sobreviva. (ja que ela estava meio judiada uns tempos para traz)
Andre Antoniazzi10/02/2011 21:19
acerola
Ola amigo sinto ate inveja pois estou tentando um exemplar de acerola ja morreu umas 4 vezes mas estou teimando ainda.Quanto ao estilo do seu tens um belo exemplar e se fosse meu pensaria muito nas dicas de nosso amigo nickyfury que acho que sao de grande valia mas.........
Abraços
nickyfury11/02/2011 09:00
bonsai
André, por que suas plantas morreram? A aceroleira é uma espécie muito resistente, que se bem cultivada, rende lindos bonsai. Os japoneses, que não são bobos nem nada, adoram fazer mame e shohin com essa planta. Eu tenho várias em meu viveiro, em diversos tamanhos e grossuras, nos mais variados estilos. Veja essa, por exemplo, com o tronco apresentando madeira morta e frutificação intensa:

Close nos frutos, que a cada ano aumenta a quantidade:

É uma planta bem resistente, que aceita trabalho de shari no tronco (madeira exposta/seca), sendo fácil de conduzir tanto na aramação quanto na poda de manutenção e formação. Veja algumas outras, que retirei do chão, após um cultivo de quatro anos:

Todas essas ultimas plantas foram retiradas do solo há uns dois ou tres anos, estando praticamente com os galhos primarios e secundários desenvolvidos, tendo frutificado por tres vezes nesse período. Não tenho fotos atualizadas, mostrando como estão, mas vou providenciar, quando não, servirão para mostrar o estágio atual delas. 😄

Fora essas, ainda tenho mais algumas, com troncos mais finos. Tenho uma, particularmente gosto muito dela, tem o tronco mais grosso que essa planta do nosso caro colega Cazuo, que converti em um kengai, mostrado aqui no forum tão logo estilizei, e depois, já devidamente preenchido com folhas e frutificando. 😄

Por isso afirmo para voce, caro Cazuo, não tenha medo de tentar entortar o tronco. Basta ir devagar, sem pressa, não precisa fixar a posição do tronco logo na primeira tentativa. Pode ser com calma e paciência, um pouco de cada vez. Force aos poucos, até o tronco chegar a uma primeira posição. Deixe a planta se recuperar e tente novamente, sendo que entre uma tentativa e outra deixe passar aí uns dois, tres ou quatro meses. Nada de pressa, afinal, fazer bonsai requer paciência e calma. 😄
Andre Antoniazzi11/02/2011 10:09
acerola
Ola amigos acredito que as minhas tenham morrido pelo excesso de aguas pois ate etavao indo bem mas notei como nesta ultima agora que estava com brotação nova que depois dessa semana que choveu direto morreram todas as brotações novas,ja perdi umas 4 assim esta ultima ainda teima ela comigo e eu com ela,vamos ver no que vai dar.
Abraços
nickyfury11/02/2011 10:37
bonsai
André, é preciso estar atento ao substrato, que deve ser bem drenante: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinus. Além disso, antes de enterrar a planta, eu coloco uma leve camada de bioplant sobre uma primeira camada de caco ceramico. Esse substrato é vendido pronto, sendo usado por horticultores para a produção e germinação de sementes. 😄

Com esse substrato drenante mais o bioplant, vc pode regar o quanto quiser que o solo não irá encharcar nem reter umidade além da necessária para a sobrevivencia das plantas. Além do mais, pode até chover muito, que a agua entra e é toda escoada. Claro que o recipiente onde a planta estiver conta tambem. Se for escorredor, faça furos grandes no fundo. Se for bacia plastica, faça muitos furos grandes no fundo e mais outros tantos na lateral, para auxiliar na drenagem adequada. 😄

De resto, é adubar bem a cada 30 dias, com material organico de sua preferencia. Não tem como perder planta nenhuma fazendo dessa forma. 😄
Andre Antoniazzi11/02/2011 16:56
Bonsai
Ola amigos acho que talvez esta troca de ideias vai ajudar a muitos que andam por aqui nos forum que é a respeito de SUBSTRATOS.Ja recebi varios elegios como minhas plantas sao vigorosas,mas nao sei se estou certo pois uso Fotemix um preparado de terre vegetal com adubos organicos tipo Plantamax na proporção de 50%fortemiz e 50% de pedriscos.Fica um substrato bastante drenante mas talvez pelo que tenha acompanhado pé otimo para algumas especies fora a adubação organica e liquida a cada 15 dias.Ate estou com dificuldade de comprar a liquida pois me informaram que foi proibido vender fertilizantes liquidos em floriculturas e congeneres.Talvez seja esta motivo que nao tenho sorte com minhas acerolas.
Abraços
cazuo11/02/2011 17:33
entaõ decha queto oque eu falei
nickyfury11/02/2011 17:59
bonsai
André, o nobre colega vai desculpar mas não é por falta de adubo liquido que suas aceroleiras não vão bem. Eu não uso isso nas minhas, principalmente quando estão sendo formadas ainda. Apenas em frutiferas prontas, como o primeiro bonsai que exibi, é que uso o adubo liquido FOSWAY, da empresa Tecnutri.
cazuo11/02/2011 18:06
http://img109.imageshack.us/i/foto0354j.jpg/

nickyfury, oque você acha do troco da minha manga?
nickyfury11/02/2011 18:20
bonsai
Cazuo, se for para um bonsai, então está muito enrolado esse tronco. Sobra, porém, para fazer um penjing, que é uma arte parecida com bonsai, mas chinesa, ao contrário do bonsai, que é uma arte japonesa.
Atualmente, os estilos clássicos japoneses não aceitam bem esse tipo de formação de tronco, sendo dificilimo, dentro das regras, fazer algo interessante a partir dele. 😲

Sendo uma frutifera, então, como a mangueira, ter esse tipo de tronco enrodilhado, dificulta qualquer estilização interessante. Eu sugiro plantar no chão, onde ficará uma arvore exótica, bem diferente das usuais, e tentar formar um bonsai a partir de outro tipo de tronco, com curvas sinuosas, ou mesmo mais reto. 😲

O fato é que este estilo de tronco, chamado de Twisted trunk, caiu em desuso, por ser considerado muito forçado, isto é, anti natural, vez que na natureza, onde os japoneses buscaram inspiração para seus estilos classicos atuais, seria quase impossivel encontrar uma arvore que crescesse o tronco com essa formação exdruxula. 😲

Todavia, ainda vemos muitos bonsai por aí, principalmente sendo comercializados, em que o tronco apresenta o tipo de volteio caracterizador do Twisted trunk. Mas é cada vez mais raro, à medida que o bonsaista/cultivador adquire experiencia na arte, que alguem se atreva a criar e educar uma arvore bonsai dentro dessa linha de estilização. 😄

Entretanto, quando encontrado na natureza, como em algumas coniferas, por exemplo, costuma resultar em trabalhos muito interessantes:

Repare, porém, que este tipo de tronco que chamam de twisted, é bem diferente do tronco da sua mangueira. 😲 Por isso, então, é mais aceitável, embora não tão usual sua estilização, ou aceitação.

Costumo sempre afirmar, porém, que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Se vc quiser continuar insistinto e tentar formar um bonsai com essa mangueira, de tronco estranho, a planta é sua e voce deve fazer o que achar melhor. Mas não espere muita ajuda, pois é dificilimo trabalhar com esse tipo de material, e as críticas ao tipo de tronco serão grandes, bem como poucos os elogios. 🙄 🙄
Andre Antoniazzi11/02/2011 18:28
Bonsai
Ola nickyfury nao disse isso acredito que seja o mal substrato que uso isso sim pode estar atrapalhando.
Abraços
cazuo11/02/2011 19:27
sabe oque é nickyfury, é que isso foi natural dela, quando ela foi nascer ela naõ concegiu sair da semente, eu que tive que retirar, e ai ela ficou assim com esse troco(é muito estranho mesmo)e ai eu dechei.
elá está enorme, sua copa ta lá em cima, eu to tentando fazer brotar em baixo, eu tampe as folha do som com um pano e tombei ela de lado.
toma que de certo , se der vou tentar fazer sim um bonsai dela mas se naõ der vou procurar outra coisa pra fazer(tipo plantar na terra mesmo)

agradeço pelas dicas nickyfury
esse forum foi o melho que eu entrei!!
Lucinei Reis22/04/2011 02:45
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
André, por que suas plantas morreram? A aceroleira é uma espécie muito resistente, que se bem cultivada, rende lindos bonsai. Os japoneses, que não são bobos nem nada, adoram fazer mame e shohin com essa planta. Eu tenho várias em meu viveiro, em diversos tamanhos e grossuras, nos mais variados estilos. Veja essa, por exemplo, com o tronco apresentando madeira morta e frutificação intensa:

Close nos frutos, que a cada ano aumenta a quantidade:

É uma planta bem resistente, que aceita trabalho de shari no tronco (madeira exposta/seca), sendo fácil de conduzir tanto na aramação quanto na poda de manutenção e formação. Veja algumas outras, que retirei do chão, após um cultivo de quatro anos:

Todas essas ultimas plantas foram retiradas do solo há uns dois ou tres anos, estando praticamente com os galhos primarios e secundários desenvolvidos, tendo frutificado por tres vezes nesse período. Não tenho fotos atualizadas, mostrando como estão, mas vou providenciar, quando não, servirão para mostrar o estágio atual delas. 😄

Fora essas, ainda tenho mais algumas, com troncos mais finos. Tenho uma, particularmente gosto muito dela, tem o tronco mais grosso que essa planta do nosso caro colega Cazuo, que converti em um kengai, mostrado aqui no forum tão logo estilizei, e depois, já devidamente preenchido com folhas e frutificando. 😄

Por isso afirmo para voce, caro Cazuo, não tenha medo de tentar entortar o tronco. Basta ir devagar, sem pressa, não precisa fixar a posição do tronco logo na primeira tentativa. Pode ser com calma e paciência, um pouco de cada vez. Force aos poucos, até o tronco chegar a uma primeira posição. Deixe a planta se recuperar e tente novamente, sendo que entre uma tentativa e outra deixe passar aí uns dois, tres ou quatro meses. Nada de pressa, afinal, fazer bonsai requer paciência e calma. 😄

Mestre Nick, qual adubaçâo você utiliza, e com que frequência, elas ficam no tempo, sempre na mesma posiçâo, e o tempo de sol que elas tomam, e a época da desfoçha e poda?

Um grande abarço
hraphi22/04/2011 02:59
Acerola gosta mesmo é de sol, sol pleno, pode deixar o dia inteiro...
Lucinei Reis22/04/2011 21:21
hraphi escreveu:
Acerola gosta mesmo é de sol, sol pleno, pode deixar o dia inteiro...

Oi nobre Hraphi, a minha só pega sol aparti das 14hrs, sera que com esse tempo ela possa florir ❓

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17491

Grato um grande abraço.
Elio22/04/2011 22:34
André, talvez uma das principais razões é que a Aceloreira é de clima quente. E, nós da região sul (que não o litoral) temos invernos bem rigorosos.
Assim, como acerola, manga, abacate, por aqui.....................nem pensar!

abraço