Primeira tentativa : Kengai
Sergio Batalini09/02/2011 17:45
Primeira tentativa : Kengai
Ola pessoal , venho trabalhando este ficus retusa a 2 anos na tentativa de conseguir conduzi-lo como cascata ...
A primeira vista parece facil de se construir um bonsai no estilokengai ou han-kengai , mas para que fique harmonioso e bem feito exige mais que tecnicas e paciencia .. exige tb um olhar artistico .. exige talento .
Confesso que não sei se conseguirei , mas talvez com a ajuda de vcs ...
lá vai ...
Depois da primeira intervenção tentando começar a definir galhos :

Anderson Almeida09/02/2011 20:24
Bonsérgio
Muito bem encaminhado, mas tenho uma perguntas:
Este ficus está me parecendo não ser um retusa, por ter folhas arredondadas isso por que no meu elas são meio pontudas ou o retusa é assim mesmo.
Um abraço
Pedro Catarin09/02/2011 20:33
Também desconfio de que não seja um retusa... está muito diferente! 😲
Quanto a estilização está (a meu ver) muito boa! Muitos pensam que fazer um bonsai estilo cascata é apenas puxar um dos galhos para baixo, mas este estilo é tão complicado quanto o bunjin!
Abraços!
Paulo César Morais10/02/2011 02:13
acredito que é um Ficus microcarpa variedade Green Island
Sergio Batalini10/02/2011 10:02
Ops... desculpas pessoal ... 😮ops:
Realmente houve uma confusão da minha parte , este não é um retusa e sim o microcarpa green island como confirmou o Paulo ... 😮ops:
Bom ver que todo mundo esta ligado nas especies e suas variedades ... nota 10 prá turma que de cara percebeu meu erro ...
😉
Renato Rodrigues Roehrs10/02/2011 10:07
Vou com o Paulo. O bom e velho Fícus Panda!
Bonsérgio, acho que quando ela compactar, vai ficar legal!
Abraços.
nickyfury10/02/2011 10:23
bonsai
Bonsergio, realmente a variedade desse ficus é o Panda, ou Nanda, que os americanos chamam de Green Island, como bem citou o nobre colega Paulo. Independente da variedade, contudo, seu trabalho foi bem conduzido e com o devido preenchimento dos espaços com novas brotações, poderá resultar em algo bem interessante. 😄
Eu cultivo essa variedade e o que mais gosto nela é o fato de que suas raízes são ótimas para trabalhos estilo ISHI TSUKI, ou seja, raiz com pedra. Tenho alguns nesse sentido, inclusive um kengai, que estou desenvolvendo há alguns anos. 😄
Suas folhas apresentam uma consistência melhor, por serem mais grossas que o restante da classe, o que incluso impede o ataque da Trips, uma praga que assola o ficus e que dificilmente permite um controle efetivo ou sua erradicação completa. 🙄
Sergio Batalini10/02/2011 16:38
Obrigado a todos pelo incentivo , parece que estou no caminho certo ...
A associação entre especie /variedade e estilo /condução é mais uma etapa do aprendizado que estou tendo aqui com os nobres colegas.
Por vezes temos tal especie que seria mais indicada para este ou aquele estilo, mas por falta de conhecimentos acabamos por conduzir de maneira errada e desta forma não conseguimos obter resultados satisfatórios ...
Conforme comentario do Nick , realmente esta variedade de ficus parece imune as pragas, O tal Trips ou lacerdinha não infesta suas folhas como nas outras variedades...
Sergio Batalini20/10/2011 19:13
andretanure20/10/2011 21:08
Em minha humilde opinião, ficou muito bom. Vasos de kengai sao muito interessantes.
Como está o nebari dele?
Será que dar pra expor as raizes um pouco? O que acha?
Assim, o galho da cascata ficaria um pouco mais acima da borda do vaso, sem falar que a raiz pode dar um charme legal também?
Será que estou falando bobagem?
Angela Fernandes20/10/2011 21:31
HUMMMMMMMMMMM !!!!!!!!!!!!
Observndo !!!!!
Admirando !!!!!!!!!!!!!
Aprendendo !!!!!!!!!!!!!
Aplaudindo !!!!!!!!!!!!!!!
nickyfury21/10/2011 09:02
bonsai
Bonsergio, certamente voce descobriu um bom caminho exploratório ao condicionar sua planta nesse estilo, adequando o movimento ao vaso apropriado. Resta agora apenas a formação estrutural dos galhos, criando "pisos", como chamam os "patamares", bem densos e com o mesmo movimento levemente sinuoso do tronco que desce. 😄
Fique atento aos reenvases periódicos, pois essa variedade emite um volume muito grande de raízes, principalmente se o solo for bem drenante. Dessa forma, a quantidade de raízes é tamanha que "cola" a planta ao vaso, dificultando sua retirada, que deve ser realizada com cautela para não quebrar as paredes do vaso. Sempre faça o reenvase com o substrato seco e removendo o substrato por camadas, usando até mesmo uma colher, para evitar prejuízo material.
No próximo reenvase, aliás, deixe um volume maior de raízes, de preferencia as mais grossas, sobressaindo acima do nível do solo, para agregar maior beleza ao conjunto, transmitindo força ao tronco. De resto, vc está de parabens pelo excelente trabalho que realizou na planta até agora. 😉
Sergio Batalini20/11/2011 12:36
20/11/2011
Atualizando :
Continuo seguindo as orientações dos amigos e tentando adequar o projeto dentro dos parametros corretos . Os patamares serão formados e as raizes expostas , agregando , como disse o amigo Nick , mais beleza ao conjunto .
Sergio Batalini13/01/2013 21:05
wellingtonfonsecan13/01/2013 22:01
Muito bonito Irmão Bonsergio parabens esta bem encaminhado, agora é só continuar os cuidados de sempre!Abraços.
André Rocha13/01/2013 22:16
Belíssimo Ficus, Bonsergio. Aquela foto que ela tá com orvalho, parece até feliz!!! Esse poodle toy na foto também tá demais! Hahahaha...
Você está fazendo um ótimo trabalho! Parabéns!
Abraço
Sergio Batalini19/03/2013 17:22
rafaranter19/03/2013 22:22
Ficus
Essa variedade é linda 😲
Toni Ferreira22/03/2013 01:07
Como primeira tentativa, está ótimo.Vai melhorar muito se você conseguir expor mais o nebari,que está escondido abaixo da borda do vaso.
Sergio Batalini08/09/2013 20:20
Inicio de Setembro - 2013.
Ele esta vigoroso e crescendo livre a mais de 1 anos...
Vamos ver as "intimidades"....
Hora de por as mãos na massa...
Para conseguir despreender do vaso foi preciso muito jato de agua e hashi, estava colado as paredes e todo cuidado é pouco para evitar que o vaso se quebre...
EEEE.. pronto , saiu ..ufa.
😄
Arzivenko08/09/2013 21:33
Desenvolveu muito bem da primeira foto pra cá!
Acertou a mão Bonsérgio teus projetos tão de vento em popa!
Diego Santana09/09/2013 09:13
Fantastica evoluçao, neste novo transplante, deixe o nebari um pouco mais fora do vaso, assim fica mais dramatica....
Sergio Batalini12/10/2013 18:58
12-10-13, atualizando .
30 dias depois de reenvasada.
Podas para melhorar os patamares e forçando a parte mais baixa que ficou sem movimento ...
Já recuperada e brotando :

Victor12/10/2013 20:54
Esse nebari tá maneiríssimo! 😄
Abraço
JOICIMAR MAGGIONI12/10/2013 23:52
Grande evolução bela planta, parabéns!!!!!!!
T + abraços!!!!!!!
Nova postagem trabalhando bougainvíllea no sábado a tarde utilizando retífica.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/10/bougainvillea-trabalhada-com-retifica.html