Lenio, pegue um palito fino, de bambu ou madeira, e escave as raizes, sempre no sentido da base para fora, de maneira a soltar as raízes. Comece pelo fundo, e vá subindo até chegar na parte superior, junto da base do tronco. 😄
Vc pode fazer um Rakê, que é uma ferramenta usada para isso, a partir de uma chave do tipo phillips (ao invés de chave de fenda), dobrando ela quase na ponta. Ficará parecendo um garfo de um só dente. Com ela assim, fica facil puxar as raizes tambem. Veja as imagens abaixo como é um Rakê:
Dobrando a chave phillips com sugeri, vc pode conseguir fazer algo assim:
Veja na imagem abaixo, o modo correto de soltar as raizes com essa ferramenta:
Alguns rake vêm com duas pontas:
Usando um palito feito com bambu, que os japoneses chamam de Hashi (pronuncia-se Ráchi), fica fácil soltar as raizes tambem:
A vantagem do Rakê, porém, é que ele é mais resistente e não se quebra facilmente, pois algumas raizes enoveladas causam isso com o hashi. Veja esse rake:
Na imagem, o bonsaista usa um rake de duas pontas para "pentear" as raizes, soltando-as:
Comece sempre pelo fundo, para soltar as raizes primeiro:
Rake de tres pontas, muito bom. Ferramenta japonesa:
Gancho simples, bom de se usar tambem:
Se vc conseguir um daqueles ganchos usados em açougues, poderá fazer um desses facilmente. E com uma vantagem: aqueles ganchos são de aço inox, não enferrujam. E são bem duros, dificilmente quebram ou entortam.
Veja abaixo, raizes compactadas, antes de serem soltas:
Depois de "penteadas", ficam soltas, graças ao rake:
Depois que vc soltar as raizes desses ficus, ficará mais fácil distribui-las radialmente, isto é, em toda a volta do tronco, criando um nebari radial. Ao replantar, disponha as raizes dessa maneira, o que irá facilitar futuramente, quando envasar em local definitivo. 😄
Sugiro que, para o replantio, escolha um recipiente de bordas baixas, algo com no máximo uns 5cm de altura. Dessa maneira, vc condiciona as raizes a se desenvolverem em local reduzido quanto à altura. O espaço deverá ser maior que o volume atual de raizes demonstra. Use um vaso de treinamento tipo bandeja retangular, se tiver, ou redonda, se preferir. 😄