Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia de 22 anos, esta piorando ajudem por favor, urgente!!!

12
gustavomartins11/02/2011 15:23
Tuia de 22 anos, esta piorando ajudem por favor, urgente!!!
Rescentemente adquiri uma tuia jacaré de 22 anos muito bonita, depois posto fotos, o que acontece é que ela acabou perdendo a silhueta, neste ultimo mês passado pois as folhas da ponta dos galhos
cresceram muito pela brotação do verão.

1º Posso fazer uma poda de manutenção agora?? antes do outono?? pensei fazer ela agora pra acertar a silhueta e pra estimular a brotação atrás pois os ramos estão ficando cheios nas pontas devido esse crescimento novo e como as folhas de tras estão queimadas do verão, a minha idéia é tirar as queimadas e podar um pouco os brotos novos ficando apenas poucas folhas na ponta dos ramos.

2º Como se poda esse tipo de folha, com tesoura né?

Qual a sua opnião!!!!
Mauricio Lutz11/02/2011 16:32
Amigo, vamos aguardar as fotos pra te ajudar melhor 😉
Elio12/02/2011 17:14
Olá Gustavo!

Sugiro, como vc disse, tirar todas as folhas queimadas. Para incentivar brotação anterior, pode todas as ponteiras. A época já está quase passando mas, como ainda deve fazer calor, creio que ainda dá.
Pode cortar com tesoura.

abraço
gustavomartins14/02/2011 14:33
Elio escreveu:
Olá Gustavo!

Sugiro, como vc disse, tirar todas as folhas queimadas. Para incentivar brotação anterior, pode todas as ponteiras. A época já está quase passando mas, como ainda deve fazer calor, creio que ainda dá.
Pode cortar com tesoura.

abraço

Obrigado!!!
gustavomartins26/06/2011 19:18
Estou tendo problemas
Pessoal a poda foi feita no fim do verão, acabei podando bem mais do que imaginava, inclusive podei um galho grosso, usei tesoura e tive as pontas das agulhas amareladas.

Até ai tudo bem, entramos no outuno e a massa foliar praticamente não aumentou, e um lado da arvore recebia sol direto, este lado percebi que estava amarelando um pouco entao entramos agora no inverno e vejo que as folhas amarelas vem aumentando, o local onde ela esta é o mesmo e agora praticamente nao pega sol direto, o solo esta com a drenagem bem deficiente e estou muito preocupado.

No momento tenho muitas duvidas, dizem que a tuia procumbens precisa de muito sol e no meu caso eu percebi q a parte que estava com sol direto amarelava mais, estava pensando em esperar o fim do inverno e fazer uma troca de vaso, sem poda de raiz para nao mecher no bolo mas depois que percebi o quanto a drenagem esta ruim ja estou mundando de ideai, agora o que será que esta fazendo as folhas amarelarem???? será que neste estado a troca de vaso com poda de raizes pode matar a arvore de vez???? o solo com pouca drenagem pode esta amarelando as folhas? devo colocar no sol direto??? o que devo fazer??? 😲 😲
gustavomartins26/06/2011 20:13
fotos
Pessoal segue fotos 🙁

depois de alguns meses

Elio26/06/2011 21:55
Gustavo, pelo pouco que percebi, o problema está no substrato. Compactado e, talvez, muito úmido já que vc mesmo disse que a drenagem não é boa.
Como todo Junípero, o jacaré precisa de excelente drenagem.
Como a planta está debilitada, já tem até ramo morto, sugiro fazer uma falso transplante.
Retire deste vaso sem mexer nas raízes e plante num vaso maior, com pedregulho no fundo, depois areia grossa, coloque a planta e mais areia ao redor.
Pouca rega e o máximo de sol que puder.
Não adube.

abraço
gustavomartins27/06/2011 08:37
ajuda
Então pelo que entendi o solo úmido demais pode acarretar o amarelamento das folhas, eu achava que só o sol poderia fazer isso, a minha região é de clima seco e quente, ainda não consegui achar o ponto ideal, já perdi bonsais regando bastante no verão e já perdi tb no inverno mesmo com pouca rega, não posso perder esse tb, se tiver mais alguma sugestão pode me passar.

Vou colocar ela em uma bacia o mais rápido possível e tirar o osmocote e o pouco de adubo que coloquei outro dia no canto, ( 4-14-8 ) eu acho q ela piorou depois que coloquei este adubo a uns 15 dias, o mais difícil é colocar no sol pois moro em apartamento e nesta época do ano o sol não pega em nenhum lugar, estou pensando em levar na casa de meus pais mas é ruim fiar longe da arvore quando ela precisa de cuidados e acompanhamento constante. logo posto fotos de como ficou na bacia.
obrigado
Donegá27/06/2011 09:23
Olá Gustavo,

Assim cm mencionou o amigo Élio, o substrato drenante é de suma importância p/ sua planta e cm vc mencionou que perdeu plantas por regas inadequadas, ou seja, regas demasiadas em um solo que se enxarca mata a planta sim, pois espécies cm juniperos e pinheiros são coniferas e morrem de de baixo p/ cima e de dentro p/ fora, assim qdo vc menos espera a planta está morta, mesmo apresentando bom aspecto externo ela já pode estar morta há algum tempo e vc só perceberá qdo os sinais de dentro começarem a se apresentar na parte externa.

Se o substrato estiver adequado, ou seja, bem drenante os problemas de rega em excesso ñ acontecerão, pois toda a água da rega em excesso irá escorrer pelos furos do fundo do vaso e só ficará a umidade que o solo relamente precisa e consegue segurar, assim sendo ñ ficará nem demais, nem de menos, porém na época do verão principalmente a rega deve ser mais constante, pois um solo mais drenante tende a secar mais rápido.

Elimine sim o adubo e só volte a adubar qdo perceber que a planta está saudável. É difícil ficar longe da planta, mas no seu caso é o único remédio se ñ pega sol em sua residência.
gustavomartins27/06/2011 14:00
Pessoal tenho alguns substratos e uma bacia grande, no caso da bacia pretendo fazer vários furos no fundo com um soldador de estanho, sobre o substrato qual vcs indicam??? ou qual mistura????
Segue fotos da bacia que é de plástico e dos tipos de substrato.
Aguardo opniões

Caco de telha triturado/////////Terra Grossa/////////Cascalho de Rio Médio
Elio27/06/2011 14:12
Gustavo, põe 1/3 de cada e manda bala!

abraço
Thiago Batista27/06/2011 15:29
Aqui só para desejar boa sote!
gustavomartins27/06/2011 15:55
Obrigado!!!! em outro fórum sugeriram que pode ser ácaro, alguém acha que é possível??? eu borrifei rescentemente com óleo mineral para matar algumas conchonilhas brancas que hávia na árvore, notei que no mesmo dia, as folhas verde ficaram mais verdes e as amarelas mais amarelas.
Acabei com a praga.
Elio27/06/2011 20:25
Gustavo, para saber se é ácaro, coloque uma folha de papel branco embaixo do galho e bata levemente com a mão. Se aparecer na folhas minúsculos bichinhos se mexendo...............é o mardito!

abraço
gustavomartins28/06/2011 08:42
Vou fazer o teste hoje!!!
Segue fotos agora depois do "repote"

Estou procurando um lugar com sol pelo menos da manhã, pretendo tirar uma foto por dia e enviar a evolução no fórum constantemente.
carlos claro28/06/2011 10:49
Oi gustavomartins vc furou toda a bacia ao redor se nao, vc tem q furar pode usar um ferro de solda e furar ela todinha ao redor como um escorredor de macarrao, outro detalhe vc falo q o sol ai e pleno se stamos falando de sol escaldante acredito q nao e muito bom ela o dia ineiro nele tenho bastante desta espcie as minhas toman o sol, todo da manha ate as 12:00 hs +ou- depois ela pega meio q sombra estao sempre verdinhas quanto ao solo esta correto o fato e quando vc vr q tem agulhas queimadas nos galhos verdes nao corte ela com tesoura vc teria q pinçar as agulhas pode ser com as pontas dos dedos mesmo.

abraço se estiver errado q alguem me corrija por favor.

a obs. aquele amarelo q vejo na foto e pelo escesso de agua mesmo.
gustavomartins28/06/2011 14:06
Me indicaram não deixar de passar o Lime sufer 10%, disseram que não fará mau algum eu fiz o teste da folha de papel, olhem as fotos o que acham ainda pode ser ácaro mesmo??? garanto que apesar dos pontinhos nada se mexe, mesmo assim é melhor passar o limesufur???

Hoje a noite vou furar as laterais da bacia, obrigado pela dica, achei um local onde bate sol das 8:30 as 12:30 acho que será suficiente né??
Donegá28/06/2011 14:49
Olá Gustavo,

Se fossem ácaros, vc conseguiria visualizá-los sobre a folha, eles assemelhan-se a aranhas em tamanho bem diminuto. Pelo que tem nos passado, acredito mesmo que seja o solo enxarcado e a falta de sol.

Veja este link sobre ácaros: http://www.agrobyte.com.br/leprose.htm
Elio28/06/2011 15:19
Concordo com o Donegá!

Outra coisa, Gustavo, calda sulfocálcica a 10% pode matar a planta.
Use no máximo a 1,5% (15 ml por litro)

abraço
gustavomartins28/06/2011 15:28
Hummm lembrei de uma importante imformação, sempre encontro caramujos bem pequenos e tb algumas pequenas aranhas teieiras, bem pequenas mesmo, isso pode estar prejudicando o bonsai tb??
Donegá28/06/2011 16:06
Gustavo,

Veja se não está fazendo confusão entre aranha e ácaro, pois os ácaros deixam pequenas manchas sobre as plantas principalmente nas axilas que parecem-se c/ teias, olhe a imagem deste link: http://www.fundepecpr.org.br/?pag=acaros_controle

Sobre caramujos, eles comem folhas e raízes, olhe este outro link: http://giselle-curiosidades.blogspot.com/2009/02/como-acabar-com-caramujos.html

Os caramuljos adoram locais úmidos, portanto a terra encharcada é propícia ao seu desenvolvimento, por outro lado os ácaros preferem locais secos, esta época de pouca umidade e propícia a sua propagação, por isso recomenda-se lavar as folhas vez ou outra com um borrifador.
gustavomartins28/06/2011 21:58
Era aranha mesmo, a teia ia de um galho a outro, quanto aos caramujos vou fazer uma isca, a bacia ja foi toda furada.
Agora achoq encontrei uma possível causa pra tudo, eu achei que havia acabado com as cochonilhas mas fazendo uma busca verifiquei que ainda tem e o oleo mineral que havia aplicado não acabou com elas.

Agora será que isso é cochonilhas ou outra coisa???? Vejam as fotos e deem opinião.

Donegá29/06/2011 20:45
Olá Gustavo,

Sim são cochonilhas, me paracem ser a de carapaça mole que fica mais fácil de eliminar, porém já tentei apenas o uso do óleo sem sucesso, tanto p/ este tipo cm a de carapaça dura que é ainda mais difícil de eliminar, em ambos os casos utilizei óleo mineral, ou óleo brilha folha que é a base de silicone + k"otrine, alguns condenam essa pratica, porém foi a única com eficiência que encontrei e ñ tive nenhum problema com as plantas, tendo aplicado em espécies de plantas diferentes. Utilizo a diluição recomendada pelo fabricante. Mas ñ adianta apenas aplicar o óleo e o defensivo, tem que fazer a limpeza manual e reaplicar após alguns dias, pois acredito que os ovos ñ sejam afetados e precisam ser eliminados após eclodirem, costumo fazer duas aplicações intercaladas por 1 dia, ou seja, dia sim, pulo 1 e reaplico e depois de uma semana faço mais uma aplicação. Aplico até encharcar bem as folhas, galhos e tronco.
gustavomartins30/06/2011 08:20
Pq vc diz q a prática de óleo mineral não é recomendada, eu passei óleo mineral a uns 20 dias atrás e de uma semana pra cá que ela piorou o estado como disse anteriormente no outro dia que eu passei o óleo o que era verde ficou mais verde e o que era um pouco amarelo amarelou de vez, o óleo pode ser o causador desse amarelamento maior dos últimos dias? Detalhe o óleo mineral é comprado pronto para uso em bonsais, vou pegar o nome do composto.

Fiz uma puverização com limersulfur a 5%, apliquei em todos os galhos, folhas e tronco, +_ 400ml da solução, já consegui arrumar um local onde ele esta agora tomando sol, entre as 8 e 12 da manhã, quando posso fazer outra aplicação do limersulfur??????? Acredito que ele seja eficiênte para esse tipo de praga tb né?
Mcdonald30/06/2011 08:37
Gustavo.... pode usar o óleo mineral com k'otrine como o Donegá disse. Ele me indicou e usei aqui nas minhas plantas. Não tive problema algum. Apenas cobri o substrato com um plástico para que não afetasse suas raízes e deixei a sombra no período da aplicação para que o sol não queimasse suas folhas... Muito bom mesmo....
Abraço
12