Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FLORESTA DE EUGÊNIA

12
ROGÉRIO DIAS11/02/2011 17:24
FLORESTA DE EUGÊNIA
MEU IRMÃO FEZ OBRA NA FRENTE DA CASA DELE,COLOCOU UM CANTEIRO COM ALGUMAS EUGÊNIAS,,,DEPOIS DE 10 DIAS,,,ROUBARAM UMA DAS PLANTAS,ELE ACHOU QUE IAM ROUBAR AS RESTANTE.AÍ EU FIZ ISSO COM O QUE SOBROU.
HEHEHEHEHEHE!!!!!!!!!!!!!!!

Jonathan Richetti11/02/2011 22:28
Tá bem legal!!
Gostei =D
hehehe
só a segunda planta da esquerda pra direita da última foto que ficou escondida, mas acho que está bem legal 😄
nickyfury12/02/2011 17:03
bonsai
Rogério, folgo em saber que há um bonsaista interessado na nobre arte em Belem/PA. Sua "floresta" ficou apresentável, dada as circunstancias que vc relata que antecederam a montagem. Para melhorar, e poder ser considerada um bonsai, porém, é preciso fazer alguns ajustes. Sugiro, por exemplo, que vc destaque as duas plantas maiores, com troncos mais grossos, dispondo-as de maneira a formar dois grupos separados. 😄

Um bom ajuste poderia ser feito da seguinte maneira: na laje utilizada, trace duas linhas que se cruzem ao centro, uma horizontal e outra vertical. Com isso, vc divide a area util em quatro quadrantes. Pode, então, dispor um grupo com a planta mais grossa no quadrante superior direito, sendo que essa arvore, que chamaremos de primeira, ocupara um ponto estratégico: deve ficar quase no angulo do quadrante, próxima ao centro, mas um pouquinho afastada dele.

Em seguida, selecione a segunda arvore mais grossa e maior, dispondo-a no quadrante esquerdo superior, mais próxima do centro da linha horizontal, mas sem tocar essa linha. Digamos uns dois dedos acima dela.

Com as arvores principais assim estabelecidas, vc agora dispõe um grupo de arvores próximas da primeira, isto é, ainda dentro do mesmo quadrante superior direito, mas de forma que, vistas de frente, um tronco não esconda o detrás. Pode colocá-las de maneira que as maiores fiquem próximas da primeira, e as menores fiquem mais próximas da borda lateral direita ou do fundo.

Em seguida, faça outra distribuição com mais duas plantas junto da segunda arvore, dentro do mesmo quadrante esquerdo superior. Novamente, uma arvore próxima da segunda, de tamanho médio, e outra, menor, mais próxima da borda ou do fundo.

Com esse tipo de distribuição, seu bosque ganha estabilidade visual, triangulação e harmonia, não ficando como está, isto é, aparentemente um grupo desordenado e sem conexão nenhuma com o verdadeiro espírito da arte bonsai. Experimente, se não gostar, faça outro tipo de arranjo que julgar melhor.

O importante é harmonizar o conjunto. Lembrando sempre que, no futuro, o grupo será tratado como se fosse uma unica planta e não um aglomerado delas. 😄

Veja alguns modelos para vc se guiar por eles:

Fazer bonsai é fácil. Dificil mesmo é fazer bonsai bem feito. Mas vc leva jeito na coisa, basta apenas aperfeiçoar o que sabe fazer. Boa sorte.
ROGÉRIO DIAS14/02/2011 16:45
É
ÉGUA(IGUAL A POXA) MEU,,,VALEU PELA DICA,,,VOU SEGUIR ESSE EXPLICATIVO,,VOU ATÉ IMP´RIMIR,,,VALEU MESMO.
Angela Fernandes15/02/2011 00:59
Amigo Rogério !!!!!!
Estou com saudades de você.
Bjs nas filhas e na esposa.
Você chegou a ver a floresta de ficus que fizemos no sitio ???
Ela pode lhe dar uma visão do trabalho, logicamente que a aula/grátis do Nicky é muito importante e valiosa, imprima mesmo.
ROGÉRIO DIAS17/02/2011 12:14
É
É ISSO MESMO DONA ÂNGELA,ESTOU PROCURANDO VER MODELOS PELA NET,E TBM AS COISAS QUE FAZÍAMOS NO SÍTIO,TBM ESTOU COM SAUDADES DA SENHORA , DO JAIR,DO RODRIGO,E TODO AQUELE PESSOAL QUE PASSÁVAMOS OS DIAS TRABALHANDO AS PLANTAS.POR FALAR NISSO,,COMO VAI SUA NETINHA?

MELHOROU?
Marcos Castilho17/02/2011 13:02
Você leva jeito muito bom mesmo.
Angela Fernandes17/02/2011 21:19
Rogério, meu amigo !!!!!!
Está ficando muito boa sua floresta.
Minha netinha que você conheceu está ótima e muito levadinha também.
ROGÉRIO DIAS21/02/2011 15:44
É
VALEU DONA ÂNGELA.ESTOU QUERENDO DISTRIBUIR NO INTERIOR DA FLORESTA UMAS MICRO BROMÉLIAS,,O QUE SERÁ QUE O PESSOAL ACHA DISSO?
Angela Fernandes21/02/2011 22:15
Olá Rogério !!!!!!!!
Acho que o pessoal não vai gostar não....
Aguardemos as opiniões.
Saudades mil m!!!!!!!!!
Jair manda abraços !
ROGÉRIO DIAS23/02/2011 10:06
É
POIS É,ESTOU ESPERANDO OPINIÕES.
nickyfury23/02/2011 10:58
bonsai
Rogério, se voce deixar sua floresta como está, sem acrescentar as bromélias, terá uma floresta bonsai. Ao acrescentar bromélias, passará a ter outro tipo de arte, uma espécie de penjing, que é uma arte chinesa. O penjing, assim como o bonsai japones, tem divisões: penjing landscape, que significa paisagem distante, que pode ser uma visualização em miniatura de uma paisagem de montanha, onde se usam pedras grandes representando as montanhas da China, com arvores diminutos encravadas nas encostas, como vemos uma montanha à distancia.

O outro tipo de penjing busca harmonia entre plantas de espécies diferentes ou não, em composições surrealistas, isto é, fora das estéticas rígidas da escola clássica chinesa de penjing. Talvez seu trabalho acrescido das bromélias possa se situar nesse estilo.

Nada contra a composição, é claro. Costumo sempre afirmar que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Se prefere fazer um trabalho diferente, porém, é preciso sempre estar atento a que algumas mudanças alteram, além do trabalho em si, o nome da arte. Mas isso, é claro, é apenas convenção, regras. Importante, porém, é que o resultado satisfaça, primeiro a voce, e em agradando, não há por que se preocupar com a opinião alheia, não é mesmo? 🙄

Na imagem abaixo, um exemplo classico do penjing landscape:

Quando o penjing envolve um tipo de construção em que são usadas várias arvores e pedras, geralmente elas englobam certa proporcionalidade, como no trabalho abaixo:

Repare que o recipiente utilizado é diferente do tradicional vaso japones, ou laje de pedra que usamos na formação da floresta ou bosque bonsai japones.

A partir dessa linha, é possível criar outro tipo de penjing, em que as arvores são maiores e a proporção, ainda que harmonica, busca zonas de escape mais próximas, com uma redução de algumas arvores em relação a outras, como se o observador estivesse olhando em direção ao horizonte:

Temos a composição "animalista", em que é acrescida a figura de miniaturas, sejam elas retratando pessoas ou animais, como podemos ver no trabalho do bonsaista carioca Marcelo Duprat:

O Marcelo é do signo de capricornio e por essa razão adora "rechear" seus trabalhos com essa alegoria, seja nos penjing ou nos kakemono que faz. 😂 😂

Acredito que seu trabalho com o acrescimo das bromélias possa então ser enquadrado dentro da categoria ampla permitida pelo penjing. Veja o resultado de algo nesse sentido na imagem abaixo:

ROGÉRIO DIAS23/02/2011 11:04
É
MUITO BOM MESMO,,,,,VOU DEIXAR COMO ESTÁ,,,PENSANDO APENAS EM COLOCAR MAIS DUAS PLANTAS NELA,,,O QUE AXAM?
nickyfury23/02/2011 15:26
bonsai
Acho que vc é um bonsaista inteligente. Com mais duas plantas, sua floresta bonsai ficará ainda melhor, na minha humilde opinião. 😄
ROGÉRIO DIAS23/02/2011 15:54
É
VALEU,,,,VOU PROCURÁLAS AGORA.
oamit01/03/2011 08:37
confesso que fiquei "BABANDO" pois quero fazer uma igual assim, você usou como base Marmore?

Qual o solo?

Qual a idde de cada muda pra fazer a transferencia para a prancha?

EStá lindo, Vou fazer uma pra por aqui na sala, já que a eugênia não precisa de muito sol.

Um Abraço e Meus Parabens.
ROGÉRIO DIAS04/03/2011 09:21
É
OAMIT,,,,

AS EUGÊNIAS SÃO MUITO RESISTENTES A TRANSPLANTES,,,É CLARO QUE QUALQUER TRANSPLANTE TEM DEIXAR UNS DIAS NA SOMBRA,E REGAR COM ORM^MONIO ENRAIZADOR,,,ESSA PEDRA AÍ É UM PORCELANATO PRA ÁREA EXTERNA,,,MAS PODE SER EM QUALQUER PEDRA RESISTENTE,,,,O SOLO,,EU USEI PEDRISCO COM CACO DE TELHA E UM POUCO DO TORRÃO DA PLANTA,PRA ELA NÃO SENTIR MUITO A MUDANÇA DE SOLO.AQUI EM BELÉM POR CHOVER TODOS OS DIAS 3 VZS AO DIA,,,TEM QUE SER UM SOLO MAIS DRENANTE.
oamit04/03/2011 11:44
pow ta bonita mesma, mais qual a idade da muda pra fazer isso?

essa planta pega de estaca não é?

parabens pelo painel (floresta) e outra coisa, ela pegaram bem ou alguma mostrou alguma fragilidade quando foram para o prancha?

uma duvida, se caso ela pegue na estaca me disseram que é só deixar na terra de obra pra enraizar, a informação procede?

um abraço !

😛
ROGÉRIO DIAS04/03/2011 15:40
É
NA VERDADE NÃO SEI SE PEGA DE ESTACA,,NUNCA FIZ ESSA EXPERIÊNCIA,,MAS PODE SER SIM,,,EM RELAÇÃO A FRAGILIDADE NENHUIA SE MOSTROU FRÁGIL AO REPLANTE,,,,,E EM RELAÇÃO AS AREIA DE CONSTRUÇÃO,,,ISSO VALE PRA TODO TIPO DE MUDA,,ESTAQUIA,TRANPLANTE TBM,,,A AREI DE CONTRUÇÃO FACILITA A OXIGENAÇÃO DAS RAÍZES CAPILARES E O CRESCIMENTO DAS MESMAS,,,É CLARO QUE QUANDO ESTÁ NESSE TIPO DE SOLO A REGA TEM QUER SER MAIS CONSTANTE,,E TBMDEPOIS DE 30 DIAS MAIS OU MENOS TEM QUE ADUBAR.
ROGÉRIO DIAS16/04/2011 09:37
É
ADICIONEI MAIS DUAS PLANTAS E TIVE QUE FAZER UMA PODA MÉDIA,,,POIS TAVA PRECISANDO ENTRAR SOL.VAMOS ESPERAR A RESPOSTA.

André Bax Jr.16/04/2011 11:07
Respondendo a duvida da estaca...fiz uma estaca com uma eugenia daqui de casa faz mais de um mes e ela esta indo bem acho que pegou! (essa eu fiz por curiosidade por ter essa mesma duvida! 😄
Jair Flores16/04/2011 22:56
Olá Rogério tudo bem?
Quem sou eu para dar palpite.Mas se vc colocase mais substrato como se fose uma ilha.Não ficaria melhor?
ROGÉRIO DIAS18/04/2011 14:51
é
JÁ PENSEI NISSO,,,O NEGÓCIO É QUE AQUI CHOVE MUITO,,DEMAIS ATÉ,,RSRSRSRSRS......E O SUBSTRATO VAI EMBORA COM A CHUVA QUE MUITO VIOLENTA,,,VOU ESPERAR JUNHO QUE CHOVE MENOS PRA VER FALO ISSO.
ROGÉRIO DIAS27/06/2011 10:53
É
SUBSTITUÍ DUAS PLANTAS

Mário Sérgio27/06/2011 11:20
Égua!!!!!!!!rsrsr

Tu tá ficando bom nisso !!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns!!!!!!!
12