Anderson Almeida12/02/2011 20:47
Azaléia Satsuki 1
Olá Pessoal
Por aqui anda fazendo muito calor e bastante chuva,
então pensei em fazer um alporque nela, para não perder este material mas,
gostaria da ajuda dos mais experientes, se devo fazer ou já inicio o trabalho,
eliminando acima do segundo galho tudo e começo do zero?
1º Frente

2º Lado direito

3º Costa

4º Lado esquerdo

Becker12/02/2011 22:45
😄 Muito bonita Anderson ,está só na areia?
Abraço...... 😉
Bruno Gomes12/02/2011 23:05
Caro Anderson,
É impressão minha ou ela possui um grande pedaço de madeira morte pelo lado direito até o ápice ?
Não tenho experiência, mas vejo um belo jin após baixar um pouco a copa dela...
Anderson Almeida16/02/2011 21:14
Becker
Ela está só na areia mesmo é para recuperação das raizes.
Bruno
Tem sim muita madeira morta mas penso em reduzi-lá.
Um abraço
Pedro Reimão17/02/2011 00:33
Quando plantei minhas mudas em areia coloquei uma medida de TM+FO ajudou muito o desenvolvimento.
Renato Rodrigues Roehrs17/02/2011 10:12
Anderson, eu acho que vale um alporque logo após o primeiro galho que sai a direita, utilizando a última foto como base.
Este será o novo ápice e com os novos galhos que crescerem, tu poderás formar a copa.
Como está o nebari dela? Tu enterrou? Tem algo formado?
Gostei do desenho do tronco!
Tem um belo exemplar aí!
Um abração.
nickyfury17/02/2011 17:15
bonsai
Anderson, a época atual não é aconselhável para esse tipo de intervenção na azalea. Não bastasse isso, eu considero essa planta excepcional, não só pela grossura do tronco e boa conicidade, mas principalmente por essa parte morta e seca, que devidamente explorada, poderá render um lindo bonsai. 😄
Na minha humilde opinião, se voce manteria a planta como está, sem retirar nada, apenas reduzindo o comprimento dos galhos superiores, lembrando sempre de manter ao menos quatro pares de folhas por galho. Na primavera, faça o replantio endireitando o tronco, deixando-o em posição mais reta, ligeiramente inclinado para a esquerda e não para a direita como está agora. 😄
Ao reduzir o comprimento dos galhos, deve-se cuidar para que os inferiores fiquem mais compridos que os superiores, gradativamente, para manter uma certa triangulação, oportuna mais à frente, quando reiniciarem as novas brotações a partir dos cortes. Com isso, vc irá obter uma planta mais densa, com uma boa estabilidade visual. A madeira morta poderá ser apresentada então, com a melhor frente sendo a mostrada pela segunda foto. 😄
Essa planta tem tudo para ter um futuro promissor a meu ver. É fazer por onde, pois o material é muito valioso. 😉
Bruno Gomes20/02/2011 12:40
Concordo com o nicky.
Não tinha pensado nisso, mas após sua orientação, ficou bem claro pra mim que o replantio mudando o caimento do tronco para esquerda parece mais adequado, tendo em vista que a "quebra" do tronco é para a direita. E parece que não pretendo promover nenhum estilo em queda da linha do vaso para baixo, correto ?