Acer - Compro ou não compro???
Ricardo Guarido14/02/2011 12:06
Acer - Compro ou não compro???
Olá a todos os colegas, bom dia.
Gostaria da sujestão dos amigos com relação a uma planta que encontrei anunciada. Queria saber se é uma compra interessante, se a planta tem futuro e se creem que poderá dar um belo bonsai no futuro.
Aguardo opiniões sinceras, pois não conheço nada deste espécie, em termos de já ter trabalhado alguma.
Infelizmente só tenho esta foto.
http://www.bonsaihouse.com.br/images/plantas/amostras_brindes_geral_035.jpgMcdonald14/02/2011 13:13
Olha Ricardo...
Dependendo o valor que estiverem pedindo até compensa na minha humilde opinião.
Vamos esperar a opinião dos mais experientes...
Mas te adianto que é uma espécie muito bonita e que se comprar não vai se arrepender.
abraço
Ricardo Guarido14/02/2011 13:16
É...o preço é BEM salgado, na minha opinião....mas sei que consigo algum desconto com o Sr. Luiz, bem como parcelar....
Está anunciada por R$ 900,00 (novecentos reais) 😲
Ricardo.
Sergio Batalini14/02/2011 14:20
😲
Putz cara .. 900,00... é muitaaa grana mesmo ...
Na minha opinião, com essa grana eu :
-Compraria algumas ferramentas japonesas que ainda não tenho como :
- alicate bola
-alicate bola lateral
- alicate raiz
- alicate para jin
- tesoura para poda fina
- tesoura para poda... laminas afiadas
etc...
Sem boas ferramentas e sem a devida pratica em usa-las é como ter comida franceza mas não ter os talheres ...
Outra opção em gastar esse valor seria com produtos para uso constante como adubos { osmocote } quimicos , organicos , caldas, enraizadores entre outros . Claro , alguns vasos Sami , Izumi , Jorge Ribas .. ou similares ... de boa qualidade ...ah arames , de varias bitolas ... tb precisamos de uma mesa giratória .. facilita muito nas podas e aramagens .
Se os 900 fosse meu e destinado a investir na minha coleção , com certeza optaria por 4 ou 6 plantas com valor maximo de 150,00 a 200,00 cada, nos sites especializados encontramos prés muito bons por bem menos que isso ... em viveiros ainda economizamos com o frete .
Ainda se fosse uma unica planta por este valor ... procuraria uma melhor que esta , não que esta seja ruim, mas me parece jovem, com pouco tempo de condução , os galhos todos finos com pouco trabalho de condução , apenas podas ... O nebari de gosto duvidoso .. o tronco no segundo e terceiros terço sem conicidade ... etc..
Alem de que os aceres de uma maneira geral preferem um clima mais temperado ou frio ... e nós estamos bem proximo da linha do Equador , claro que existem muitos exemplares na região, mas exigem cuidados especiais e nunca terão as cores outonais ou a queda natural das mesmas no inverno , caracteristicas da especie.
Uma caliandra, jabuticaba, acerola , buxus, ficus, etc.. ou ainda um juniperus .. uma azaleia ou uma primavera ou ..etc.. alem de mais resistentes , são tb de mutio mais facil condução e crescimento.
Com galhos mais bem formados , primarios , secundarios e tercearios , nebari mais radial , apce bem definido , movimento de tronco ...
Esta é a minha opinião , estou certo que pode ser rebatida, contestada ou apoiada por outros amigos ...
se por ventura escrevi alguma bobagem , desde já peço desculpas ...
Boa escolha e sucesso .
..
😄 😄
Ricardo Guarido14/02/2011 14:37
Obrigado ao amigo pela opinião SINCERA !!! Era isto mesmo que procurava. Opiniões que me mostrassem o melhor caminho a seguir. Creio estar correto sobre tudo o informado, inclusive sobre o pouco tempo de condução, visto pelos ramos muito finos e novos.
Ricardo.
Mauricio Lutz14/02/2011 17:21
Caramba, esta planta deve ter no máximo uns 8 anos plantados no chão e mais 1 de uma condução razoável e querem 900,00 😲 😲 .
Tenho um Kaede que modéstia parte é bem melhorzinho que este, te faço metade do preço 😂 😂
Brincadeiras a parte, dá uma procurada que você acha coisas bem mais em conta.
Abraço 😉
ROGÉRIO DIAS14/02/2011 17:32
É
CHAPA,MESMO VC MORANDO EM SP O CLIMA FAVORECENDO O CULTIVO DE ACER,,POR ESSE PREÇO,VC PODERIA COMPRAR UMA PASSAGEM DE ÔNIBUS E CONHECER ATIBAIA,,,,LÁ TEM VIVEIROS QUE VENDEM PLANTAS MUITO MELHORES E MAIS BARATAS,VAIS CONHECER A CIDADE TRAZER PLANTAS BOAS E AINDA VAI SOBRA DINHEIRO,,,HEHEHEHEHEHE...
edson060514/02/2011 17:35
900 pilas???!!!
Valei-me Virgem Maria!! 😲 😲 😂 😂
Meus caros, com as devidas desculpas ao proprietário da planta eu não compraria mesmo!!!
Além das considerações feitas pelo amigo Sérgio eu darei mais alguns pitacos...
Não que 900 pilas seja uma soma muiiiito alta por um bonsai, um ou mesmo um pré-bonsai de qualidade. Nesta planta eu não daria nem 50. Opinião muito particular minha. Quer uma planta com potencial melhor?
186,00
http://www.labboshop.com.br/ver.php?img=style/70/prods/3029_1.jpg
123,90
http://www.obonsai.com.br/loja/popup_image.php?pID=2335&osCsid=04dc6f34f53c99689c99bb9aefb93ba7
Custam bem menos e são um pouco melhores que esta que você quer comprar.
Eu vi que você é de Bauru, certamente com um pouco de paciência você encontrará um pré-bonsai ou mesmo uma muda bem melhor e mais barata no viveiro do Sr. Luiz...
Abraço.
Edson.
Nikkei 10014/02/2011 18:06
900,00 😲
Não é uma planta feia, mas está salgadinho mesmo. Não desmerecendo seu condutor, mas eu procuraria algo mais em conta e como disseram, investir em um vaso bonito e materiais 😄
Tens outras plantas trabalhando? Seria interessante tomar cuidado se for sua primeira planta ou uma das primeiras. Eu particularmente prezo pelo orgulho de produzir um bonsai desde o início. Mesmo que não fique uma belíssima planta de exposição, é o que mais me satisafaz neste mundo maravilhoso do bonsai. 😄
Mcdonald15/02/2011 00:21
Noooooooooooooossa... tá bem caro mesmo...
vishi.. tem uns gardens aqui em sampa que vc acha bem melhores por 200, 300.. e olha que já estava achando caro.. imagina 900.
Se fosse eu seguiria os conselhos dos colegas aqui de cima...
abração
Angela Fernandes15/02/2011 01:17
Ricardo, tudo já foi dito.
Acho que as respostas estão certíssmas.
Vá até Atibaia, viste Regina Suzuki, mestre Hidaka, aproveite e visite Izumi, você gastará menos e terá belos pré bonsai ou bonsai além de vasos lindíssmos.
Não quero desmerecer o dono do ácer que você gostou....pelo amor de Deus, este não é meu desejo.
Pethrus Barros15/02/2011 08:14
Pelo Mestre Hidaka vale a pena gastar os 900 só pra conhecê-lo...
Mcdonald15/02/2011 14:03
Pessoal.. fiquei curioso agora... se eu for em Atibaia (coisa que só consigo fazer aos finais de semana) teria algum viveiro aberto nesses dias?
Não estou querendo tirar o foco do tópico, é só uma dúvida mesmo.
abraço
Ricardo Guarido15/02/2011 15:09
Obrigado a todos pelas respostas sinceras! Boa pergunta...algum dos viveiros citados acima funcionam nos finais de semana. Também só tenho estes dias livres...
Abraço!
Ricardo Guarido15/02/2011 16:24
Caro Edson 0605, boa tarde.
Muito linda a primeira planta que postou a foto! A mesma se encontra a venda em algum site? Pode me passar o contato por gentileza? Fico no aguardo e agradeço imensamente!
Do amigo, Ricardo.
edson060515/02/2011 16:34
Ricardo,
este acer está à venda no site da Nipon Bonsai
http://www.niponbonsai.com.br/
Edson.
Ricardo Guarido09/03/2011 09:21
Gente....aprender a ter paciência é o principal...
Realmente não comprei o acer que tinha postado...o de R$ 900,00...
Este fim de semana de carnaval, passeando por viveiros e pela Bonsai House, me deparo com o acer que "tentarei" postar foto abaixo.
R$ 120,00 !!!
Comprei 😄
Agora espero dicas, pois pelo que presumo, terei que aguardar o melhor momento para colocar ele no escorredor/mamadeira, por pelo ao menos uns 3 anos, né gente? Caso correto, qual a melhor época? Quais os procedimentos para tal?
Obrigado! Comentem!
Ricardo.

Mcdonald09/03/2011 14:13
hehehehe.. ta vendo...... o negócio é ter paciência...
Eu faço transplante de Acer no inverno.. mas to vendo que sua planta está gritando por espaço..... Aguenta ai.... o escorredor a meu ver é a melhor opção.. se não tiver como plantar no chão é claro....
abraço e boa sorte com ela.
Ricardo Guarido09/03/2011 14:32
É...no chão não tem como ser. Cultivo minhas mudas em uma sacada de 3 x 4,5 metros, único lugar que consigo ter sol pleno. É uma parte descoberta no segundo andar do prédio onde trabalho.
Quanto ao conjunto escorredor/mamadeira....qual substrato devo usar em cada um deles? O acer apresenta raizes saindo por baixo do vaso!
Agradeço toda a ajuda!
Abraço! Ricardo.
ADN09/03/2011 14:54
Cara parebens pela planta tenha paciencia e espere mais um pouco para mecher nela ok não estaamos em epocas propicias para isso, e enquanto isso vai lendo tudo o que puder e não queira fazer intervençoes muito brusca pois a falta de experiencia pode acabar marando a planta pois eu tenho experiencia propria sobre isso.
O MCDonald, quando vc for em atibaia não deixe de visitar o MEstre Hidaka
pois ele tem um sitio lá onde reside !!!!
valeu pessoal
At+
nickyfury09/03/2011 17:40
bonsai
Ricardo, vc postou essa mesma planta em outro post aqui no forum, tendo na oportunidade emitido minha opinião sobre qual a melhor coisa a fazer com ela, agora. Não deixe para depois. Como escrevi, mantendo as raízes, isto é, não podando as raizes, vc pode desfolhar, cortar os galhos reduzindo seu comprimento e reenvasar, cuidando antes de lavar bem as raizes com agua corrente, eliminando totalmente o substrato atual. Depois, é só prepara um bom substrato drenante, conforme orientei, e plantar num escorredor. 😄
Em relação a planta deste post, eu devo salientar que, mesmo não considerando o preço pedido por ela, ainda há muito o que fazer com ela, para que, ao final, tenha voce um lindo bonsai em mãos. O mesmo vale para essa planta que vc comprou. O minimo, entre as intervenções que sugeri e a finalização, pode ficar entre 8 a 12 anos. Esse é o tempo necessário para estabelecer uma boa estrutura aerea, com ramificações bem proporcionadas, bem como formar um bom nebari radial, considerando apenas o uso das raízes da planta, sem que seja necessário fazer enxertia.
😄
Em contrapartida, a outra planta, mais cara, iria levar mais tempo: uns 15 anos. Toda a estrutura aerea deveria ser refeita. O nebari deveria ser construído do zero praticamente, bem como outras intervenções seriam necessarias, dentro desse prazo, para que ao final voce tivesse em mãos um bonsai de qualidade técnica. 😄
De tal sorte que, acredito que com a aquisição dessa planta vc acabe por ter levado uma ligeira vantagem, não só pecuniária. 😂 😂
Ricardo Guarido09/03/2011 17:47
Nickyfury, obrigado novamente!!!
Assim que fizer a troca do vaso para o conjunto escorredor/mamadeira e a desolha, posto fotos! Tentarei arrumar uma máquina fotográfica para tirar fotos durante o trabalho, para que os foristas possam me indicar se fiz da forma correta!
Ricardo.
Mcdonald10/03/2011 00:46
ADN escreveu:
Cara parebens pela planta tenha paciencia e espere mais um pouco para mecher nela ok não estaamos em epocas propicias para isso, e enquanto isso vai lendo tudo o que puder e não queira fazer intervençoes muito brusca pois a falta de experiencia pode acabar marando a planta pois eu tenho experiencia propria sobre isso.
O MCDonald, quando vc for em atibaia não deixe de visitar o MEstre Hidaka
pois ele tem um sitio lá onde reside !!!!
valeu pessoal
At+
ADN
Já tive a sorte de adquirir um acer kaede das mãos do mestres Hidaka, mas não tive a oportunidade de ir no seu sítio ainda...
Um dia quero ir lá já que minha noiva mora perto, cerca de uns 50kms.
só não sei onde fica o sitio...
se puder me dar uma ajudinha pois conheço pouco Atibaia, mais as estradas para dizer bem a verdade pq eu sempre treinava ciclismo por lá.
abraço
nickyfury10/03/2011 12:40
Mc, o bairro onde se situa a chacara do mestre Hidaka é o mesmo onde reside o ceramista Shugo Izumi, fica no Bairro do Tanque. É meio afastado do centro de Atibaia. Para chegar até eles, voce pode acionar o Izumi pelo telefone, pedindo a ele informações mais precisas. Ele é super atencioso e se estiver disponível, não se furtará inclusive a ir até onde vc estiver para facilitar sua chegada até o atelier dele. Da casa dele até a chacara do Hidaka é um pulo, como se diz.
Olha o endereço e fone do Izumi:
R. José Pires de Oliveira, 426
Bairro do Tanque - Atibaia - SP
Tel. (11) 4416-1113
ADN10/03/2011 13:37
O MC estava preocurando o contato aqui mas o nobre Nick ja falou tudo,
se for até lá não esqueça de tirar umas fotos e postar aqui.
Obrigado Nick san.
At +
ADN