Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Escolha de um novo vaso

Máikal16/02/2011 14:32
Escolha de um novo vaso
Oi pessoal, venho pedir ajuda na escolha de um novo vaso para o meu bonsai de jurema.

Máikal16/02/2011 22:24
vaso izumi
Será que um vaso redondo como esse ficaria bem nesse bonsai?

ou ficaria melhor um vaso nesse formato?

mas o que eu mais gostei foi esse vaso sami
Becker16/02/2011 22:51
😄 Olá Máikal ! tambem sou principiante ,mas se fosse minha esta planta eu optaria por um redondo ou oval com borda baixa, parabéns pelo seu belo exemplar ,muito bem encaminhada sua planta..... 😉
abraço....... 😉
Máikal17/02/2011 23:19
Valeu Becker pela opinião, também gostei bastante desse último vaso redondo, só tenho medo de transplantar e no final não combinar. Isso por falta de experiência.
Nikkei 10018/02/2011 09:55
Sua planta está bonita, e tem um tronco mais fino e delicado.
Não sei a dimensão exata deste vaso, mas me parece um pouco fundo...
eu pensaria num mais raso, com altura próximo a espessura do tronco, mais delicado.
Imagina como estão as raízes da sua planta?
Mas também sou principiante..

Veja esta caliandra, parecida com a sua
Máikal18/02/2011 12:30
Valeu pela dica Nikkei 100
Vou procurar um vaso raso e redondo para ela. Acho que vai ficar legal.
Nikkei 10018/02/2011 13:35
Pense também que se mantiver num vaso um pouco maior do que um vaso definitivo pode permitir que melhore o sistema radicular e a copa também.
nickyfury18/02/2011 14:11
bonsai
Uma das maiores dificuldades que nós, bonsaistas, enfrentamos é conseguir ajustar o crescimento e desenvolvimento de nossas plantas a espaços cada vez menores, até obtermos o condicionamento ideal. Acredito que o nobre colega, com sua planta, atingiu esse ponto. O importante, agora, mais que colocar num vaso qualquer, é manter essa condição.

Eu costumo responder aos leigos que perguntam sobre como é possível cultivar uma arvore dentro de um vaso diminuto, que o vaso é na verdade um delimitador de crescimento, impedindo, com suas medidas diminutas, que as raízes da planta se expandam por demais, ocasionando com isso um desenvolvimento não pretendido na planta.

Ao considerarmos o vaso de bonsai sob esse aspecto, devemos ter em mente que, para reenvasarmos um bonsai, o vaso deve ser criteriosamente escolhido dentro das mesmas condições e especificações do recipiente anterior, ou, então, para menos ou para mais, dependendo do que iremos pretender para o nosso bonsai.

No caso da sua planta, considero que ela apresenta-se saudável, bem proporcionada e estabilizada o bastante para continuar onde está, ou então, ser reenvasada em um recipiente mais adequado ao aumento no volume de suas raízes capilares, com o fito de, dessa forma, melhorar o aspecto visual e estético atual, aprimorando a densificação, que dessa forma poderá ser melhorada significativamente.

Por isso, como sugestão, acredito que o melhor tipo de recipiente para sua planta não seja um vaso redondo, mas sim um vaso retangular, como o modelo abaixo:

Ou, então, um vaso oval, com caracteristicas semelhantes ao retangular, quanto à altura e espaço interno:

Máikal18/02/2011 15:22
Obrigado
Valeu nickyfury pela explicação e dicas, assim que encontrar um vaso que eu goste eu posto aqui pra galera.