Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

LF-Resedá - Ajuda

Leandro Ferraz19/02/2011 12:24
LF-Resedá - Ajuda
Gostaria de uma ajuda não estou sabendo oque fazer com esse resedá.

nickyfury19/02/2011 14:10
bonsai
Leandro, a primeira coisa a fazer com ele é replantá-lo em um recipiente mais espaçoso. Sugiro uma bacia plastica de tamanho médio, com o dobro do diâmetro do recipiente atual e uma altura minima, digamos aí uns 10cm para menos, bem perfurada no fundo e na lateral. 😲

Essa espécie se desenvolve melhor, isto é, produz um sistema de raízes maior, quando confinada em espaços mais amplos, o que se traduz, claro, em novas brotações por todo o tronco. E, para fazer algo proveitoso com sua planta, vc precisa urgentemente de mais galhos, de preferencia situados em posições mais adequadas que os atuais. 🙄

Além dessa alteração, sugiro ao nobre colega cortar os galhos atuais, reduzindo seu comprimento. Deixe cada um deles com apenas dois pares de folhas. Faça isso em todos os galhos, sem exceção. Os mais grossos, depois de cortados, arame e horizontalize, de maneira a que fiquem numa posição mais adequada a uma pretensa formação estrutural.

Analisando a segunda foto, sugiro tambem cortar o tronco fino, que está com metade morta, e que não se aproveita muito na formação, vez que entre ele e o primeiro terço há uma forte divergencia, sem uma conicidade estabelecida. Pode, então, manter comprido o galho que desponta na base desse seguimento a ser cortado fora, reiniciando sua planta a partir desse galho.

Arame o galho, dê a ele um leve movimento sinuoso, para cima. E se for aceitar o conselho sobre a bacia, replante inclinando o tronco uns 45º para a direita, para estabilizar e propiciar uma formação mais equilibrada. Com esse galho sendo o novo apice da planta, a conicidade poderá ser reestabelecida, harmonizando o conjunto. 😄

O resto é adubação, rega e sol pleno, que essa espécie adora. 😉
Leandro Ferraz19/02/2011 17:30
Obrigado nick acho que entendi mais ou menos
tentei fazer uma dezenho mais não sei se vai entender

seria mais ou menos assim?
nickyfury19/02/2011 18:28
bonsai
Leandro, é marromeno dentro desse esquema que fizeste. Lembrando apenas que deverá inclinar a planta, conforme escrevi antes, para favorecer um estilo mais adequado para ela, ao replantar. 😄
Leandro Ferraz19/02/2011 18:36
Ficou feio pacas o desenho mais me deu uma luz no que fazer

Obrigado nicky
Pedro Catarin19/02/2011 19:16
😂