Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Aramar Pré-Bonsai de Ligustro

Marcos Leando P da Silva20/02/2011 16:43
Aramar Pré-Bonsai de Ligustro
Prezados,

Gostaria de umas dicas sobre se posso e devo aramar o meu pré-bonsai de Ligustro (Ligustrum sinense). Minha planta está com 6 anos e não sei se cabe uma desfolha nesta época, pois estão nascendo algumas folhas amareladas, poucas mas nascem.

nickyfury21/02/2011 18:08
bonsai
Marcos, minha sugestão é justamente nesse sentido que vc intuiu: faça uma desfolha completa, retirando todas as folhas. Corte-as com uma tesoura de pontas finas, nos talinhos (pecíolos). Com a planta nua, fica mais facil analisar a estrutura de galhos, para definir a partir desse ponto se algum ou vários galhos devem ser cortados fora e quais manter, para compor algo interessante para a planta.

Após a desfolha, fotografe novamente a sua planta, uma vez por cada um dos quatro lados do vaso, para que possamos analisar detidamente qual a melhor condução possível quanto à estruturação aerea. Na sequencia, antes das fotos, retire o excesso de mato e de pedras brancas no solo, para analisar se há um nebari.

Lembrando apenas que essa espécie deve ser cultivada a pleno sol, o dia inteiro. Apenas assim é que fica fácil administrar seu cultivo, vez que a incidência solar proporciona novas brotações além da ramificação (amplitude) dos galhos atuais. Vamos aguardar seu retorno, então.