jclima21/02/2011 11:35
Época para alporque
Bom dia pessoal.
Tenho algumas espécies em casa como fícus e buxinho.Gostaria de saber se posso fazer o alporque em qualquer época ou devo esperar a mais apropriada?
Grato.
Mcdonald22/02/2011 12:48
Olá Jclima.
Cara eu sei que o ficus aceita bem o alporque mas não sei exatamente a época, já tentei na primavera, verão e inverno e deram certos todas.. Quanto ao buchinho não vi nada falando, mas pelo jeito que é meio enjoado não arriscaria pois ele não aceita poda drástica nem desfolha.
Espero ter ajudado..
abraço
nickyfury22/02/2011 18:41
Jclima, a melhor época para fazer alporquia é no final do inverno, inicio da primavera. Alporquia no buxus é mais dificil quanto mais demorada, em relação a do ficus, que é mais rápida. A dica é ficar atento, cuidando de manter a area do alporque sempre com um pouco de umidade, providenciada através da rega diária das plantas. Mas sem encharcar, nem usar hormonio enraizante, pois ele é necessário apenas quando se faz a alporquia, dispensável no dia a dia. 😄
Tão logo perceba que as raizes do alporque do ficus mudam de cor branca para ligeiramente marrom, é hora da retirada. Não é necessário deixar além desse ponto. Com um mes no maximo dois, consegue-se um bom alporque de ficus. Já o buxus, pode esperar sentado: pode levar entre 4 meses a um ano. 🙄