Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Chorão-ão

12
Nikkei 10022/02/2011 17:11
Chorão-ão
Ontem deu uma chuva com ventos muito fortes aqui na cidade. Arrancou várias árvores com raiz e tudo.
Hoje a prefeitura estava picando os troncos para jogar fora. Eu já estava a fim de um bonsai de chorão e vi um na beira do rio. Uma alegria só! 😄 😄 😂 O pessoal me ajudou e coleteia a bixinha. Coloquei num cercado de tábuas na frente da clínica. Lugar horrível, mas não tinha espãço para colocar em outro lugar...
Só tirei fotos de celular e depois posto. Deve ter uns 25 cm de diâmetro na base. Espero que vingue...
Becker22/02/2011 23:00
😄 😄 😄 Quero ver.......... 😎 😉
fabricio ribeiro22/02/2011 23:44
Fotos, Fotos, fotos........... 😄 😄
Mcdonald23/02/2011 00:22
acompanhando....
Nikkei 10023/02/2011 08:13
Aqui a árvore como estava após a ventania, no dia seguinte.

Pessoal da prefeitura me ajudou com boa vontade!

nickyfury23/02/2011 11:44
bonsai
Essa variedade exala um odor forte e peculiar, em razão da qualidade de sua resina. Os galhos costumam secar, tambem. Mas gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. 😂 😂 😂
Nikkei 10023/02/2011 12:48
Olá Nick, esta espécie é a mesma que postou alguns dias atrás?

Acha incoveniente (cheiro/espécie) como bonsai? Se os galhos secam, eu teria que constantemente conduzir novos galhos?
Pedro Catarin23/02/2011 12:56
Meu... não é muito parruda para se adequar como um bonsai??? Bom... vou acompanhar para ver no que vai dar...

De qualquer jeito, parabéns pela "criança"!

Abraços!
Nikkei 10023/02/2011 13:10
Tamanho da sim pedro. Mas minha esposa ja ficou cabreira pelo tamanho da crianca, se for fedido ferrou de vez. 😂 kkk
Pedro Catarin23/02/2011 14:51
É... esposas (e no meu caso, pais) são duro... qualquer coisa a mais já fica reclamando... 😕

Mas se o tamanho der, então ta tranquilo, exceto pelo tamanho do galho de sacrifício que ira formar o novo apice... 😲

Abraços!
nickyfury23/02/2011 15:43
bonsai
Nikkei, a planta não tem nada a ver com a espécie do bonsai. São apenas parecidas, ok? A do bonsai, o tronco e as ramas têm uma cor diferente, e o formato das folhas tambem é ligeriamente diferente. Mas o que realmente as diferencia é justamente o odor forte da planta que vc conseguiu. Tenho ambas em meu viveiro, exceto que a de odor forte é ornamental, isto é, está plantada no solo.

A outra, complexa, é dificultosa de ser mantida, seja via podas de condução e formação, seja via aramação. A forma perde-se muito rápidamente, em razão do crescimento ser bem acelerado, com as ramas alongando-se muito, ainda que faça cortes sucessivos (mais de seis ou sete durante o ano). O que compensa, porém, é o tronco: bem corticoso, parece deixar a planta com mais idade do que realmente tem. 🙄

A que voce obteve, porém, o tronco apresenta uma casca por fibras, que se soltam. Quando mais velha, fica um pouco corticosa, mas bem menos que a do bonsai. Os galhos até aceitam aramação, mas como escrevi, secam com certa facilidade depois que completam a lignificação.
Nikkei 10023/02/2011 18:09
Entendi Nick... então não me parece lá muito legal pra bonsai, que pena. Mas deu um trabalhão...
De qualquer jeito não vou mexer nela por enquanto. Já que resgatei vai ficar lá por um tempo e se viver vou trabalhando ela´lá mesmo e talvez ela vá parar no chão no terreno na frenta da minha casa. 😢
Pelo menos assim não crio expectativa muito grandes para ela sabendo que pode ser um trabalho limitado..
Ela está assim agora:

Apresentando: minha outra gata a Cléo. Gostou do tronco...
fabricio ribeiro23/02/2011 19:45
se a esposa não gostou a gata(acho que é gata) já esta até afiando as unhas deve ter achado que o brinquedo é para ela... 😄
Uma duvida o substrato não deveria ser mais drenante???
gabriel strucker23/02/2011 19:51
essa nao seria escova de garrafa, pelo que eu soube rende belos bonsai ❗

abraços
😄
André Luiz Santos23/02/2011 20:06
Minha opinião é a seguinte brother, se a plantar vingar...acho que a unica forma dela ficar com um tronco proporcional para bonsai, seria trabalhando-o com madeira morta(tirando bastante material), dando uma conicidade no tronco...embora eu não saiba se eta espécie aceita tal procedimento.
FW Maciel23/02/2011 21:38
gabriel strucker,

a escova-de-garrafa tem folhas um pouco maiores e mais largas
é um chorão mesmo
Nikkei 10024/02/2011 01:29
Fanricio, ela esta em areia grossa pura.

Andre, pensei em fazer um bonsai hrande... Mas faria um bvaso de bonsai pra fikar no chao mesmo. A altura e por ser no estilo chorao mesmo, mas confesso que desanimei um pouco... De repente madeira morta e uma opcao, mas pelo q tenho observado ma rua ela tem galhos q quebram facilmente, entao nao devem la ser muito resisyented
André Luiz Santos24/02/2011 19:53
Sobre a madeira ser de baixa resistência para as técnicas de madeira morta, isso não chega a ser um ponto ruim, acho ate que é um ponto a favor, como por exemplos as bogainvilleas, elas são muito usadas nesse estilo, mas...exige muita atenção para não perder o exemplar.Mas isso é somente uma idéia que fluiu aqui na cabeça, não sou perito nessa espécie, mas se decidir utilizar tais técnicas, se liga na época certa, porque é uma planta com muito fluxo de seiva/cica brava!rs
Obs.: Eu tentaria o estilo se fosse minha, mas a planta é sua, faça nela oque vai te deixar satisfeito toda vez que olhar pra ela, faça bonsai pra vc...não para os outros.
Abração Nikkei !!! e queima neurônio ai com ela!! sei que vc vai fazer um bom trabalho!
Nikkei 10025/02/2011 08:54
André, a idéia de madeira morta me agrada. Mas ainda é cedo... vou aguardar as brotações e também ainda não sei como esta planta se comporta em relação a crescimento, ramificação, etc.
No caso da madeira morta pensaste naquele mesmo estilo (com as folhas nascendo no topo e caindo para todos os lados ou tens outra sugestão?
Quando diz época certa seria quando?
André Luiz Santos25/02/2011 20:14
Nikkei 100, vou postar umas fotos tiradas da net, sei que são trabalhos distintos e o seu será mais uma peça unica no mundo, mas é só pra dar uma idéia, se teu exemplar fosse meu, eu tentaria trabalhar como a primeira foto, mas...gosto é gosto...posições que nascerão os galhos, idéias/imaginação/projeções, nível técnico do bonsaista...etc, tudo isso vai pesar em como ficara o tronco depois de ser trabalhando, e creio que o estilo chorão irá combinar bem, mas isso também vai depender o desenho traçado no tronco por você, e necessariamente não precisar nascer "folhas" somente do topo e caindo(segundo o que você falou), pode e deve ter demais galhos em lugares do tronco.Lembre-se se for realizar tal técnica, os trabalhos com madeira morta e tronco oco, devem ser realizados aos poucos, nada de tirar uma porrada de casca e madeira de uma só vez!, tenha cautela, a época ideal é quando a planta esta com o fluxo de seiva mais lento, portanto realize tal procedimento no inverno.
Importante: Se for apostar no estilo, espere uns dois anos para essa planta se recuperar e então , defina os galhos, faça projeções possíveis para e então começar a estilização, e tenha a absoluta certeza que a planta esta com saúde para reagir bem a intervenção.
obs.: O fator principal para você obter sucesso vai ser a paciência, porque você terá que trabalhar um enorme tronco e formar uma copa, sendo que essa copa terá que ter harmonia com a forma do tronco trabalhado, e isso vai levar um tempinho, enfim...só depende de vocÊ!

Olha esse link, tem um cara realizando um trabalho de madeira morta
http://www.trinacriabonsai.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=5468
Nikkei 10025/02/2011 22:38
Maravilha Andre. A proposta é muito boa! Gostei. Agora é esperar. Mas me deu uma luz numa primavera q tenho e estava sem ideias. Ela esta se recuperando e no meio do ano vai fazer um ano doyamadori sem ter mexido nela.
Pedro Catarin28/03/2011 19:10
E aí nikkei, como está o nenesão?!
Vhalveruth29/03/2011 08:41
vou acompanhar a evolução aqui =)
Nikkei 10029/03/2011 10:57
Pessoal, segue o nenezão...Está brotando bastante, em todas as alturas e lados.
Continuo aceitando sugestões

Pedro Catarin29/03/2011 13:06
Fantástico!!! 😄
12