Ajuda com muda de Azaléa (Atualizado 19/10/12)
Mcdonald24/02/2011 00:45
Ajuda com muda de Azaléa (Atualizado 19/10/12)
Olá amigos do fórum
Comprei uma muda de azaléia que julguei ser um bom material.
Gostaria da opinião de vcs para com ela, já que minha única intervenção foi uma adubação com farinha de osso e torta de mamona pq aonde ela se encontrava duvido que tiveram este cuidado e a poda dos galhos maiores pela metade. Fiz isso porque a azeléia floresce no inverno e o mês ideal para a poda seria janeiro para a florada que começa em maio (inverno aqui).
O estilo a ser seguido será o hokidachi mas se alguém tiver algum pitaco...
Vista da frente da planta

Ciostas

De lado
Vista aérea

Sugestões e críticas serão bem vindas.
abraço à todos
Anderson Almeida24/02/2011 20:21
Mcdonald
Fiz uma projeção, só pra ter uma idéia do meu ver, de como seria a melhor forma para ela.
Espero ajudar
Um abração
LEAO24/02/2011 21:07
MAIS SAPO CONGELADO,HEHEHEHEHEHE
Angela Fernandes24/02/2011 22:16
Olá !!!!!!!
Aqui, sapo congelado também !!!
Mcdonald25/02/2011 00:05
Anderson... aqui só tem sapo.. hehehehehehehe
shi... acho que para se ver a imagem a gente precisa ter uma conta e estar logado..... se tiver outro meio de postar sua projeção ficarei muito grato.. ou então pode me enviar por e-mail.
mcdonald-bike@hotmail.com
abração e muito obrigado desde já..
Mcdonald27/02/2011 00:15
Para quem não estiver vendo ai vai uma postagem no picasa.

Abração e muito obrigado pela projeção...
FW Maciel27/02/2011 01:58
gostei da projeçao do anderson, ficou muito boa
Mcdonald27/02/2011 12:52
Maciel... gostei muito da projeção mas devido ao fato do tronco estar reto acho meio inviável um moyogi. Acho que o correto para esta planta é o hokidachi e minha dúvida é quanto ao corte dos galhos para a formação da nova copa. A planta se encontrava em um viveiro de orquídeas e o dono não tinha nenhuma noção quanto a azaléia. A planta tem um nebari excelente pelo que pude ver observando a planta que estava faltando substrato. completei com esterco de vaca pq a azaléia gosta de acidez no solo. Complementei com farinha de osso e torta de mamona.
Se alguém tiver mais alguma dica serei grato..
abração
Elio01/03/2011 15:10
Olá Mc!
O Caminho creio que seja o Hokidachi, mesmo.
Contudo esses galhos grossos não ficam legais.
2 opções:
1. Podá-la radicalmente mais baixinha.
2. Deixá-la neste tamanho mas retirando esses galhos grossos, deixando só os fininhos e a partir daí, modelá-los.
abraço
Nikkei 10001/03/2011 17:40
Concordo no Hokidashi. vai ficar legal.
Mcdonald02/03/2011 00:18
Elio escreveu:
Olá Mc!
O Caminho creio que seja o Hokidachi, mesmo.
Contudo esses galhos grossos não ficam legais.
2 opções:
1. Podá-la radicalmente mais baixinha.
2. Deixá-la neste tamanho mas retirando esses galhos grossos, deixando só os fininhos e a partir daí, modelá-los.
abraço
Legal Elio.. mas onde seria a poda? bem no pé do galho?
as brotações não estão intensas porque o substrato está muito pobre. Pretendo fazer o transplante no próximo inverno. Você aconselharia fazer o transplante com a poda juntos ou em época diferente?
desde já muito agradecido
abração
Elio02/03/2011 15:17
Mc, eu podaria uns 4 dedos da base, +ou- no meio entre a base e o primeiro galho grosso.
Vale lembrar que a Azaléia tem forte crescimento na parte de baixo.
Eu faria o transplante agora, sem mexer nas raízes (podendo tirar uma ou outra mais grossa), em um substrato bem rico e a poda na primavera.
abraço
Mcdonald03/03/2011 00:00
Elio...
Transplante agora? aqui em Sampa tá fazendo um calor danado. Sempre ouvi dizer que azaléia tem que transplantar no inverno.... será que não tem problema então?
abraço
Elio03/03/2011 20:24
MC, Azaléia se transplanta depois da floração, ou seja, no final da primavera, ou no final do inverno quando vc não quer preservar as flores.
Pode transplantar agora, sem problemas. Outono também é época de transplantes.
abraço
FW Maciel03/03/2011 22:43
se não vai mexer nas raízes, não tem problema transplantar, certo?
Mcdonald04/03/2011 00:10
Beleza então.... vai ser neste fim de semana... posto as fotos semana que vem. Valeu pela dica Elio...
abraço..
Elio04/03/2011 18:54
FW Maciel escreveu:
se não vai mexer nas raízes, não tem problema transplantar, certo?
É isso aí Maciel!
abraço
Mcdonald05/03/2011 21:13
Pessoal;;... como eu tinha previsto a planta já nao tinha nem substrato mais. somente o de cima que alguém colocou para vender a planta.
Havia um eramanhado de raizes que nunca tinha visto igual e a dificuldade foi muito grande apesar de a planta ser pequena. Nem pude mexer muito nela pq senão iria perder muitas raizes por isso tratei de arranjar uma bacia 50% maior, mais larga e baixa do que o vaso original.

O substrato usei uma mitura de florestrato que é a base de produtos orgânicos com areia grossa.
Espero ter feito o certo para ela pois gostei muito dela.
abraço à todos.
oamit05/03/2011 23:41
ela vai se recuperar, a azaleia e muito forte, ta usando enraizador? seria bom usar eu acho.
Mcdonald06/03/2011 12:13
Olá Oamit... estou usando sim.... coloquei na água do tanque em que mergulhei a planta após o transplante.... Espero que se recupere sim... vamos ver...
abraço
oamit06/03/2011 12:41
muito bom, usei enraizador numas estacas de eugênia deixei em torno de meia hora dentro de uma bachela, e agora já estão devidamente plantadas, espero que das 3 que coloquei vingue ao menos as 2 amiores.
sucesso com a sua planta.
😂
Elio06/03/2011 15:49
Mc, fez o correto!
Beleza!
abraço
Mcdonald07/03/2011 00:15
Hehehehe.. vamos torcer Elio..
quanto as raizes acho q não vi nem no forum um estado que nem aquele...
acho que passou uns dois anos depois do prazo para o transplante.... realmente muito difícil.. acho que o nebari vai ficar comprometido pois não consegui desfazer o emaranhado..... E agora?
abraço
oamit07/03/2011 00:31
ela devia estar sem suprimentos na terra em que estava, certeza, pode perceber na agilidade da recuperação dela, vai ser rapido, garanto.
e essa ainda vai dar muita flor. !
Mcdonald07/03/2011 09:53
Com certeza estava oamit... espero que ela se recupere para o inverno que está por vir... geralmente elas florescem nesta época.....
abração