Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Maricá

ritaribarski24/02/2011 09:31
Maricá
Gostaria de saber qual a melhor forma de fazer mudas,de estaquia ou sementes ? Tem uma árvore perto da minha casa .
Rodrigo_Dias_RJ24/02/2011 14:25
Seria interessante vc postar uma foto ou o nome cientifico da planta.

O nome pode variar de acordo com a região
ritaribarski24/02/2011 23:37
O nome cientifico é (Mimosa bimucronata),acho que aqui no forum ,já vi alguém chamar por espinheira ,vou tentar achar uma foto.
ritaribarski24/02/2011 23:45

SEKI - Elio Luis Secchi25/02/2011 18:55
Olá Rita!
o imageshck transformou tudo que é imagem em sapo congelado.
Mas vamos lá:
Você pode fazer muda do maricá tanto por semente quanto por estaca ou alporque. Estaca preferencialmente no inverno e alporque na primaver-averão. Pode fazer agora alporque que no início da primavera é uma época boa para retirar.
Mas a pegunta é: você quer mesmo esta planta. Tem por aí nas beiras das estradas para pegar de caminhão, e os donos das terras ficam felizes se alguém retira porque é uma verdadeira praga para as propriedades rurais.
Para bonsai tem lá seus incovenientes: os brotos são muito loucos em crescimento, os entrenós são longos, e os espinhos (ou acúleos, viu Guilherme que eu aprendi?) dificultam o trabalho... Tem colegas que começaram a trabalhar esta planta e desistiram. Mas fica à vontade...
abraço
ritaribarski25/02/2011 23:23
Elio ,depois do que você falou vou pensar ,sou principiante ,sabe como é ,ainda bem que temos pessoas como você para nos orientar , obrigada .