Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Progagação do ficus

RCasagrande24/02/2011 12:55
Progagação do ficus
Ola amigos do forum, gostaria de saber se alguem tem uma maneira muito mas muito pratica de fazer mudas de ficus somente por estaquia, sem alporquias e sem usar hormonios pois nuam tenho a disponibilidade na cidade.
a arvore de ficus q achei é na casa de um colega de faculadade e vi essa arvore na casa dele essa semana q fui fazer um trabalho lah e pedi se ele me desse uns gaalhos pra isso.
mas eu ja tentei muito e muito fazer mudas d eficus por estaquia e nunca tive sucesso.
Então se alguem tiver uma maneiroa facil me passa q to doidinho pra fazer se conseguir postarei fotos.
Abraços....
Nikkei 10024/02/2011 17:08
Em geral as estaquias que faço de ficus pegam fácil. de galhos finos até a grossura de um dedo. Corta e finca na terra, areia, etc.
É importante manter a umidade do solo, mas sem encharcar.
Deixo por um tempo na meia sombra, sem pegar sol escaldante.
Deixo algumas folhinhas na estaca.
Entre o retirar o galho e plantar deve ser feito o mais rápido possível.
Não faça estacas muito compridas (em geral até uns 20cm)
Ao realizar o corte, faço na diagonal. Se utiliar tesoura, pense que ao cortar ela "esmaga" no local do corte. Se depois pegar uma faca afiada/estilete/canivete e fizer um corte limpo na diagonal pode facilitar para a planta. Para isso apóie a parte a ser cortada numa superfície e passe a lâmina.
Não tem muito segredo. Se souber a espécie ou tiver foto é legal.
FW Maciel24/02/2011 23:28
pois é, facinho facinho

serissa e ficus eh facil de pegar!