Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu desenvolvimento

12
Pedro Catarin24/02/2011 21:09
Meu desenvolvimento
Olá a todos! Bom, vou "copiar" uma idéia do nosso caro amigo Márcio Vargas. Bom, todo mês (ou um pouco mais) eu irei postar uma atualização geral das minhas plantas. Será postada uma foto de cada planta, com proporção e tudo. Dependendo do exemplar, irá haver tópicos exclusivos espalhados pelo fórum.

SE ALGUÉM QUISER UM POST INDIVIDUAL PARA ALGUMA PLANTA É SÓ ME PEDIR: Farei um post exclusivo para a mesma com mais fotos e dados.

Bouganvillea (roxa)

Jabuticaba

Árvore da felicidade

Figueira 1

Flamboyant

Cuphea 1

Primavera estaca (roxa)

Caliandra

Figueira 2

Primavera (branca)

Fícus boni

Romã

Balde com leucenas

Trepadeira na janela (uma idéia legal!)

Lantana

Cuphea 2

Gente, eu peço honestidade, se meu post estiver atrapalhando, ou incomodando alguém, por favor excluam!

Fiquem a vontade para opinar, criticar, pedir, etc...

Abraços a todos!
Mcdonald25/02/2011 00:21
Olá Pedro....
Seu post não atrapalha não.... pelo contrário....
mas...
eu acho que uma atualização mensal não vai fazer diferença na hora de comparar o desenvolvimento delas quanto uma trimestral por exemplo. Monte uma pasta em seu micro e vá guardando e ai depois de uns 3 meses quando postar novamente vai notar uma diferença grande.
Isto é apenas uma humilde opinião minha para que as pessoas não pensem que suas plantas não estão desenvolvendo...
abraço
Renato Rodrigues Roehrs25/02/2011 07:17
Pedro, tá tudo muito legal!
Meus parabéns!

Continua nos atualizando conforme a dica do Mc, de 3 em 3 meses.

Eu me lembro tu ter falado morar um AP e não ter pátio, em outro post.
Como está a exposição ao sol das tuas plantas?
Acho que deverás te preocupar mais com isso, caso a coleção aumente (e va aumentar!!! hehehe!!!).

Abração.
Leandro Ferraz25/02/2011 07:48
Parabéns Pedro pelas plantas
As vezes achamos que a planta não esta evoluindo mais se tirar fotos de mes em mes vc ve a grande diferença que da.
Pedro Catarin25/02/2011 14:46
Beleza pessoal, irei postar trimestralmente!

Quanto a exposição ao sol, me parece ser o suficiente! Todas as plantas estão verdinhas e brotando bastante! A romã por exemplo, está lotada de novos brotos certo? Então, faz duas semanas que desfolhei ela... 😄

Meu quarto é o mais iluminado da casa, quando não se tem sol, tem luz, e, a exposição ao sol (agora que estamos no final do verão) está sendo do 12:30 até as 18:00. Entre 17:00 e 18:00 bate sol na estante inteira, mas, durante todo o tempo de insolação geral do quarto, algumas plantas (que tem maior prioridade e menor tamanho) ficam na janela, e as maiores, no chão ao lado da estante.

Abraços a todos!
neiluis25/02/2011 16:08
parabens por tods mais em especial para mim e seu ficus boni
Pedro Catarin25/02/2011 21:15
😄 Ele ainda está bem feinho nei, ainda faltam muitos ajustes...

Ah, obrigado pelos elogios de todos! 😄 😄 😄

Abraços!
Pedro Catarin27/08/2011 21:13
Brevemente ATUALIZAÇÃO deste tópico e PROMESSA de maior participação no fórum!

Abraços a todos!
Pedro Catarin27/09/2011 20:11
Vamos tentar de novo...
Olá a todos!

Bom, primeiramente eu gostaria de esclarecer uma coisa...

Vendo posts e fotos antigas, eu digo que fiquei imensamente envergonhado por ver como eu insistia em um mesmo erro e como não enxergava que o que eu estava fazendo era praticamente impossível. Vi o tanto de plantas eu perdi, o tanto de trabalho eu tive, e tudo isso em vão.

Foram erros tolos e ilusórios, causados por essa linda paixão que uma pessoa adquiri por uma arte: a do Bonsai.

Apesar dos pesares, lutei contra a vontade dos meus pais, dos meus vizinhos, dos meus amigos e continuei em frente, sem olhar para trás, até que do dia para noite tudo mudou.

Minha amizade com Alexandra, uma pessoa incrível e de um ótimo coração me abriu portas para uma oportunidade a qual eu tinha que segurar: poder ter um espacinho num viveiro, sem paredes, a céu aberto! 😄

Decidi então começar tudo de novo. Plantas novas, chão novo, ares novos, tudo novo.

E aqui está um resultado muitíssimo satisfatório. Plantas com duas semanas de coleta já brotando, vigorosas e sem limites, plantas quase mortas voltando a vida, a atividade!!

Fotos no próximo post...
Pedro Catarin27/09/2011 20:49
Aqui vão as fotos das minhas plantas (todas em uma fase bem inicial e de treinamento).

Floresta de leucenas (coletadas a 2 meses):

Lichia:

Pingo-de-ouro (recuperou essa semana):

Leucena parruda (coletada a três meses):

Primavera (recuperando de poda drástica de correção):

Estaca de resedá (bem enterrada para facilitar estilo pretendido):

Estacas falso chorão (coletadas a um mês):

Fícus retusa (coletado a 3 meses):

Fícus retusa já aramado (coletado a 3 meses):

Fícus retusa (coletado a duas semanas já brotando):

Detalhe dos brotos:

Ipê-mirin (coletado a dois meses):

Fícus retusa (coletado a duas semanas):

Serissa:

Toquinhos de fícus retusa (coletados a um mês):

Mudinhas de caliandra rosa (coletadas a um mês):

Mulungu:

Alecrim e ipê amarelo (coletados a duas semanas):

Ipê-mirin (coletado a um mês):

Mini aspargo:

Caliandra rosa:

Fícus Retusa (coletado a um mês):

Estaquinha de amora (coletada a dois meses):

Fícus Nerifolia (coletado a dois meses):

Açoita-Cavalo Miúdo:

Ipê-Mirin (coletado a dois meses):

Estaca de resedá (coletada a uma semana):

Estaca de resedá (coletada a uma semana):

Serissas:

Visão geral:

As maiores:

Algumas imagens do viveiro no próximo post...
Pedro Catarin27/09/2011 20:54

Abraços a todos e espero que gostem!! 😄 😄 😄
Felipe27/09/2011 21:49
êê propaganda!!!!heheheh

Pedro, uma coisa me chamou a atenção em suas plantas, o substrato, pouco drenante, inclusive tem uma foto que aparece a água parada por cima. Coloque um pouco mais de pedrisco.
Pedro Catarin27/09/2011 22:00
Pois é Felipe! Tenho que colaborar com o pessoal do viveiro! Ainda que a placa está encoberta... 😂

A água estava daquele jeito no vaso porque tinha acabado de regar... relaxa! 😉

Abraços!!
Felipe27/09/2011 22:06
Pedro,

Dá uma lida nesta reportagem sobre substrato, vai te poupar alguns erros e, consequentemente uma evolução mais rapida de suas plantas.
http://www.artebonsai.com.br/solo.htm

Abraço e relaxa!!! 😉 😉
Sergio Batalini28/09/2011 12:41
Pedro , concordo com o Felipe ... tem muita terra vermelha no seu substrato . Aquela bacia alagada , mesmo que depois de pouco tempo da rega não é bom sinal . O ideal é que a agua vá escorrendo enquanto vc rega, sem acumular . As raizes não precisam ficar encharcadas , apenas que a agua passe por elas e saia pelos furos no fundo .

Não se esqueça que vc pratica jardinagem avançada , com tecnicas e manejo diferentes das usadas pelos jardineiros e dono de viveiros em geral, haja visto que todas as mudas compradas em viveiros vem com terra vermelha pura , e a primeira atitude nossa é trocar por um substrato drenante e mutritivo .

Nos meus projetos não uso mais terra desta deste tipo, mesmo para as mudas jovens e estacas já enraizadas ...

Para estacas apenas areia pura . Para o resto : 50% cacos e pedriscos variados e 50 % casca de pinus , carvão , humus de minhoca , vermiculita, terra de cupim ... etc.. ou { como eu } substrato pronto para floreiras e semeadura de hortaliças .

Em alguns casos até 70% de material inerte e drenante { cacos e pedriscos } .

Tenho certeza que trocando aos poucos o substrato das suas plantas vc terá uma aceleração no desenvolvimento tanto das raizes como da parte aerea.

No mais, parabens pela descoberta do local e boa sorte . 😄
Pedro Catarin28/09/2011 14:27
Felipe: muito obrigado pelo material! Realmente, vejo que estou um pouco errado quanto ao substrato, um setor que ainda me deixa um pouco confuso... 😕

Bonsergio: obrigado por complementar a sugestão do Felipe! Foi muito esclarecedor e instrutivo! 😄

No próximo ano eu vou trocando o substrato das plantas, enquanto isso, vou encontrando material para isso (telha, pedrisco, etc...).

Abraços!!
Pedro Catarin14/11/2011 20:07
Hoje dei uma passadinha no viveiro e resolvi atualizar vocês.

Não liguem para a qualidade das fotos, eu estava com pressa e estava muito escuro por causa da chuva... 😕

Eu mudei minhas plantas de lugar pro causa do sol intenso que estava fazendo esses dias (e que ainda fará). Tive que nivelar o chão pois era um "barranquinho", mas agora está tudo certo. 😄

Fícus

Leucena (xodosinho 😄 )

Paineira

Fícus

Reseda

Floresta de Serissas (bem esculaxado)

Ipê-mirim

Alecrim

Fícus

Mulungu

Fícus

Serissa

Fícus

Mudinhas de Caliandra Rosa

Amora

Ipê-Mirim

Mini Aspargo

Fícus

Cica (finalmente! 😄 )

Caliandra Rosa (xodosinho 2)

Fícus

Resedá

Lixia

Duranta (eu acho...)

Leucena

Primavera (vai mudar bastante futuramente)

Quem quiser mais fotos para alguma planta ou coisa parecida é só me pedir!

Gostaria de algumas opiniões ou sugestões se possível. 😄

Abraços!
Pedro Catarin16/11/2011 22:07
Eu sei que as plantas ainda estão engatinhando, e falta um longo caminho para elas se tornarem bonsai...

Mas mesmo assim, ninguém tem nem um comentário...? 🙄

Abraços!
Elio16/11/2011 22:48
Pedro, vc tem algumas aí que têm bom futuro. Notei que vc não arama! Porque?

abraço
Pedro Catarin17/11/2011 15:00
Opa, valeu Elio!

Pois é cara! Eu estou começando a aramar só agora as plantas com um arame bem fininho... Pra mim continua sendo a parte mais difícil do trabalho com bonsai, mas com o tempo a gente pega as manha. Sem contar que eu nunca fiz aula, o que dificulta um pouco as coisas. 😕

Mas afinal, paciência serve pra que??? 😄

Na próxima vez que eu for pro viveiro tentarei aramar mais algumas plantas.

Abarços!!
Arthur Medeiros28/11/2011 14:40
Nossa, bem legal, uma quantidade de plantas incrível. Algumas já da pra perceber que serão ótimos exemplares se bem trabalhadas... 🙂
Pedro Catarin28/11/2011 18:59
Poxa, brigadão Arthur!!

Pois é, a coleção aumentou bastante de uns tempos pra cá, e olha que o espaço é bem pequeno...!

Algumas mudanças foram feitas sábado passado. Pretendo ir no dia 10/12 lá novamente, e dessa vez postarei novas fotos (melhores inclusive 😮ops: ).

Abraços!!
Pedro Catarin07/12/2011 22:41
Atualização rápida:

- Desmanchei a floresta de Serissas, mantendo apenas uma muda (a mais promissora)
- Aramei um dos fícus (o do pote azul)
- Podei a paineira (para um projeto com copa apical)
- Transplantei e podei algumas outras plantas (já recuperadas)
- As duas estacas de Resedá que foram plantadas juntas não pegaram

Foto geral do viveiro (que foi limpo dia 06/12):

Abraços!!
Mateus07/12/2011 23:12
Olha, vc tem algumas plantas promissoras por ai, ein...
Uma pergunta: as mudas de caliandra vc conseguiu por estacas ou sementes??Estou com duas estaquinhas aqui q estou torcendo pra pegarem...

abraços!
Pedro Catarin08/12/2011 00:06
Valeu Mateus! 😄

Então, todas essas mudinhas foram feitas a partir de semente.
Mas se suas estacas são mais ou menos desta espessura, há uma grande chance de pegarem, fica tranquilo! 😉

Abraços!
12