Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

GOIANIA em festa.

nickyfury25/02/2011 10:42
GOIANIA em festa.
GOIANIA 20/02/2011, domingo de muito sol e calor, dia de festa:

A convite do bonsaista Humberto, diligente associado da Associação Goiana de Bonsai, representando o Brasilia Bonsai Clube, comparecemos eu e o bonsaista Ronivaldo até a capital goiana para participar da concorrida reunião mensal realizada por eles. Além de nós, estiveram presentes bonsaistas de Araguari/MG e Uberlandia/MG. A festa foi na casa do bonsaista Ronan. Na imagem abaixo, eu, Humbertão e Ronan:

Como não poderia faltar, ao final uma foto reunindo a fina flor da associação e seus convidados:

Abaixo, alguns "momentos" da excelente reunião:
Roni (de óculos escuros) auxilia a bonsaista Kimika, de Caldas Novas/GO a estilizar um acer burgerianum:

Humbertão e Carlos Goes (Maninho) prestam assistência:

O bonsaista/forista Ruan compareceu ao evento com um magnifico buxus, pedindo que eu auxiliasse em uma estilização. Após analisar detidamente a planta, optei por han kengai, sugerindo a ele que primeiro fizesse alguns jin na base:

Ruan, munido com um "canivetinho" que emprestei a ele, deu inicio à árdua tarefa:

Claro que esses jin terão que ser melhor esculpidos futuramente, mas por ora era tudo que podiamos fazer. Em seguida, para baixar os troncos, usei presilhas plasticas:

Futuramente, quando a planta estiver recuperada e mais saudável, iremos aramar os galhos, cortando fora os excedentes, afim de melhorar a estruturação aerea. Como nesse dia, além dos jin e da tração foi realizado um reenvase, com corte de raizes grossas, achei melhor não aramar:

A festa teve bons momentos de descontração e alegria. Na foto, em primeiro plano a direita, o dono da casa, o bonsaista Ronan:

O bonsaista Roni observa Ronan trabalhando, concentrado:

O bonsaista Marcio, sob o olhar atento de seu filho e do bonsaista Jonathan, arama uma planta:

O bonsaista Ronan aproveita para aramar um piteco moyogi, plantado numa laje de pedra coletada por ele na area rural da cidade:

Os dois filhos do bonsaista Humbertão, atentos aos movimentos, com lapis e papel faziam caricaturas da turma. Este ano, ambos estarão presentes ao evento no Atelier do Dom Mario, em RP/SP:

Os bonsaistas Carlos Goes (maninho) e Humberto, prestam assistencia, explicando para a bonsaista Kimika como aramar corretamente o umê:

O bonsaista Marcio, com um mame de ficus nerifolia nas mãos, cumprimenta o bonsaista Humberto. Uma grande festa essa, com muito bate papo, camaradagem e descontração:

O bonsaista/forista Ronivaldo desfolha um acer burgerianum, a pedido da proprietaria, a bonsaista Kimika, de Caldas Novas/GO:

Dona Kimika, como nós a chamamos, sempre simpatica, solicita e atenciosa, observa atentamente o bonsaista Roni desfolhar seu acer:

De vez em quando ela dá uma "ajudazinha" para tirar as folhas mais renitentes:

Com um viveiro repleto de lindos trabalhos, aproveitei o momento para fotografar algumas plantas do nobre amigo Ronan, como esse ficus panda, estilo ishi tsuki:

Uma jabu estilo twister:

Um "kusamono" crescidinho, essa bananeira, plantada num vaso artesanal confeccionado pelo bonsaista Fellini, chamava a atenção de todos presentes:

Um magnifico trabalho, sobre uma laje de pedra, uma linda composição com duas variedades de ficus: panda e green island:

Um penjing, em forma de fonte, com um sistema de agua corrente por empuxo de bomba elétrica, com serissas:

Ao final, um grande almoço com churrasco. Muita descontração, amizade e a vontade de ficar mais um pouco. Mas o tempo urge, Brasilia dista 180km e depois de nos despedirmos de todos, eu e o "compadre" Roni tomamos o rumo de casa.

Aos bonsaistas da AGB meus agradecimentos pelo convite, bem como meus parabens pela ótima organização do evento, que certamente, como outros de que tive a grata satisfação de comparecer, foi muito proveitoso em todos os sentidos. 😄
MARCIO ROLDÃO25/02/2011 11:54
Deve ter sido um dia muito agradável.
Guilherme Cahú25/02/2011 12:01
É, deve ter sido muito legal mesmo! 😄
E aquela Bananeira... Sempre me perguntei se encontraria algo aquele tipo... 😄 Como se faz para mantê-la daquele tamamnho?
Becker25/02/2011 12:14
😄 Reunião com amigos não tem preço ,ainda mais se tratando de nosso hobi preferido , é muito gratificante.......... 😉
Leandro Ferraz25/02/2011 12:50
Eu fiquei com muita vontade de ir mais estava meio sem tempo$$$$....
mais um dia desse vou num encontro...
Vou amolar o Marcio Celestino pra ver se ele me da mais mudinhas 😂 😂 😂
nickyfury27/02/2011 16:41
bonsai
Leandro, tudo que posso dizer é que vale a pena dar uma esticadinha até Goiania e confraternizar com o pessoal de lá. Ótimos amigos, todos eles. Há muito que participo de alguns desses encontros que eles promovem, bem como de alguns cursos, que contaram, no passado, com a participação e orientação de bonsaistas consagrados nacionalmente, como o Valdir Hobus e o Roberto Gerpe. 😄

São pessoas simples, amigas, desinteressadas, que visam o mesmo que nós: fazer bonsai. Isso, por si só, já seria um ótimo motivo para ir até lá. Dessa vez, levei duas plantas para serem sorteadas: uma serissa e uma aroeira pimenteira. E mais umas plantinhas para doar a alguns amigos, como o Waine, o Humbertão e o dono da casa, o Ronan. 😄

Pena que não levei mais plantas para eles. Todos, sem exceção, merecem. Mas ficará para o próximo encontro. 😉
André Luiz Santos27/02/2011 18:30
Nick, muito bom, valeu por nos mostrar como foi esse grande domingo.
Me esclarece uma duvida, aquela Jabu que você fotografou, estilo twister, poderia me explicar sobre tal estilo, eu não conheço, me despertou um certo interesse porque tenho uma jabu meio que parecida.
Olha a foto ai, mas não esta no mesmo ângulo.
Abraço!
Angela Fernandes27/02/2011 22:34
Alô !!!!!!!!
Nicky amigo, bela postagem, belas fotos e como é bom encontrar amigos..
Fiquei aqui imaginando eu num local tão aprazível..........
Ia ser a GLÓRIA !!!!!!!!!!!
nickyfury28/02/2011 09:13
bonsai
André, dentro das normas explicitadas, isto é, que limitam esse estilo, podemos considerar a sua planta como dentro dessa especificação, embora na maioria dos casos, o tronco apresente um desenho sinuoso mais intenso, como vc mesmo pode ver nas imagens abaixo:

Como outros estilos clássicos, esse tambem permite algumas variantes, acredito eu. Por isso, podemos inserir nele a sua planta. 🙄 Veja outros exemplares:

André Luiz Santos28/02/2011 19:42
Seria o mesmo que o estilo Nejikan???
Valeu pela atenção Nick!
HUMBERTO SILVA28/02/2011 23:12
ENCONTRO DE BONSAI DA A.G.B
Prezado Fernando!
Foi uma alegria imensa tê-lo recebido juntamente, com todos demais amigos de Brasília, Caldas Novas, Araguari, Uberlândia. Registro aqui que você sempre se fez presente de forma POSITIVA, PRO-ATIVA, HUMANA, DESAPEGADAMENTE. E é isto que penso estar levando a A.G.B. para diante. O último encontro, contou em torno de 50 pessoas ou mais. Isto para nos é motivo de alegria, recebi dois amigos de minas, todos se movimentaram. E esta é a tônica da A.G.B. Amizade, positivismo, auxilio, amor, irmandade, desapego, e um continuo exercício de humildade, (aqui é um vigiando o outro e as vezes "chutando a canela"...rs...dizendo ei baixa a bola...rs.rs.rs). Como toda Associação, passamos períodos negros, em que turbulências sopraram em direção as pedras, e essas mesmas pedras vieram de encontro da A.G.B. para torná-la mais forte, mais firme, mais madura, no que diz respeito ao significado de Bonsai e sua importância, não so na arte, mas também na relação e desenvolvimento do homem como um ser humano melhor. Quero aqui dizer para outras Associações e outros bonsaistas que existiram momentos na A.G.B. que um bonsaista da Diretoria da A.G.B. olhou para um único remanescente Associado e disse: "Se você continuar de pé eu também continuo, e a A.G.B. continuara, nem que seja só com nos dois". Esse dialogo faz mais ou menos 1 anos. Hoje contamos em torno de 20 Associados e na última reunião cerca de 50 pessoas com três Estados presentes e 6 Municípios representados. Após a noite, sempre vem o Sol...e este BRILHA PARA TODOS....L I T E R A L M E N T E.
www.agb-bonsai.com.br
Edmilson01/03/2011 00:37
Festa grandiosa
Muito obrigado por partilhar conosco esta festa Nick. Fico muito feliz pelo sucesso de todos no mundo bonsai.
Caro amigo Humberto, sem trabalho e suor não conseguimos grandes vitorias e para conseguir reunir esta quantidade de pessoas numa arte que é relativamente pouco divulgada se deve a isto, trabalho, suor, amor, dedicação e empenho.

Parabens a todos pelo sucesso.

Abraço fraterno
nickyfury01/03/2011 07:55
bonsai
Humbertão, meu bom amigo, sinto-me honrado de fazer parte de sua relação de amigos e ser convidado para a festa de voces. É sempre um enorme prazer para mim poder participar e realizar essa comunhão no bonsai com todos da Associação Goiana de Bonsai. Fortaleza começa assim mesmo: uma base sólida, na rocha. Estilo Ishi tsuki. 😄

André, o estilo Twisted caiu um pouco em desuso. Vez ou outra surgem plantas com o tronco nesse formato, mas se vc observar as imagens, verá que quase sempre são formados a partir de mudas velhas, obtidas em viveiros ou via yamadori. A maioria das plantas jovens, porém, devemos destacar que são provenientes da China, que produz bonsai em escala industrial, tipo linha de montagem.

Lá, vc encontra esse estilo constantemente. A empresa paulista Bonsai Kai costuma vender essas plantas, isto é, plantas ainda estilizadas nesse formato arcaico, mas a maioria dos bonsaistas atuais não costuma mais formar troncos novos dentro dele, por considerar ultrapassado, anti natural, ainda que, como se pode observar em algumas das imagens que postei, haver ocorrencias na natureza dentro desse estilo. É uma incongruência, creio.

De qualquer forma, o estilo NEJIKAN, tem outro significado e formato: significa tronco que se retorce sobre si mesmo, enquanto que o estilo TWISTED significa tronco retorcido, apenas. Veja as imagens do Nejikan e compare com o twisted, que postei antes:

No estilo Twisted o tronco tem um movimento sinuoso, bem pesado, caracterizado por essa expressão, enquanto que no estilo Nejikan o tronco retorce sobre si mesmo, como se fosse um parafuso de rosca soberba. A diferença entre um e outro é bem peculiar, ainda que pareça ser sutil, ela existe. 😄
Guilherme Cahú01/03/2011 09:45
Interessante... E como fazer com que o tronco se retorça sobre ele mesmo?
Elio01/03/2011 14:54
Nicky, velho amigo!

É muito bom ver e, principalmente, participar de reuniões como esta.
É um momento mágico em que saímos da realidade deste mundo.

Um abração
nickyfury01/03/2011 17:27
bonsai
Elio, meu chapa, é bem como vc colocou, garoto. Eu gosto muito de participar de eventos e reuniões, seja aqui no DF ou fora. A amizade que nós formamos a partir desses encontros é o que mais me anima a querer marcar presença, além do bonsai, é claro. Sempre engrandecedor vermos o trabalho realizado nessa área por outras pessoas, fora do nosso "mundinho" particular. 😄

Guilherme, algumas espécies, como por exemplo a romanzeira, possuem variedades que crescem naturalmente se retorcendo sobre si mesmas. A propósito disso, inclusive, postei imagens e tópicos, esclarecendo com minucias sobre essa planta em particular, da qual tenho quatro plantas em meu viveiro, atualmente se desenvolvendo a contento. 😄

As outras, como o junipero por exemplo, podem ser formadas de várias maneiras, sendo que a principal é retirando a casca num movimento que imite essa particularidade, ensejando que ao final fique estabelecido esse movimento como algo naturalmente construído. 😄

John Naka, por exemplo, postulou em seus livros que a construção desse estilo poderia ser obtida a partir do uso de aramação: enrolando-se vários arames, um ao lado do outro, firmemente ancorados na base, até o ápice, bem apertados, de maneira a que após determinado tempo, ao serem retirados, teriam "sulcado" bastante a casca do junipero ou pinheiro, resultando que o "movimento" sinuoso característico do Nejikan ficaria, dessa forma, "impresso" na madeira para sempre. 😄

Claro que, usando a técnica descrita por Naka, o resultado seria alcançado com um shari ao longo do tronco, isto é, desde a base até o ápice. Seria algo mais ou menos como mostrado na imagem abaixo. No caso, o pinheiro ainda está com o arame enrolado em todo o tronco:

Guilherme, é preciso estar atento a que nem todos os estilos são aplicáveis a todas as espécies. Algumas, por exemplo, não se encaixam bem, em determinados estilos, sendo o resultado final um tanto quanto "artificial", isto é, fugindo muito do que poderíamos analisar detidamente como sendo um bonsai de qualidade. É preciso haver adequação entre o estilo e a espécie, para que o resultado possa ficar o mais próximo possível de uma ocorrencia natural, do tipo que não se percebe a ação humana na sua construção. Esse é o ideal do bonsai. 😉
André Luiz Santos01/03/2011 18:45
Valeu Nick, eu já tive a oportunidade de ver arvores no estilo Nejikan em costões de rocha, acho que a carência de água, calor e altitude influênciam nessas torções do tronco.
Guilherme Cahú01/03/2011 18:51
Valeu pelas informações, Nicky! 😄
HUMBERTO SILVA01/03/2011 23:21
Re: Festa grandiosa
Edmilson escreveu:
Muito obrigado por partilhar conosco esta festa Nick. Fico muito feliz pelo sucesso de todos no mundo bonsai.
Caro amigo Humberto, sem trabalho e suor não conseguimos grandes vitorias e para conseguir reunir esta quantidade de pessoas numa arte que é relativamente pouco divulgada se deve a isto, trabalho, suor, amor, dedicação e empenho.

Parabens a todos pelo sucesso.

Abraço fraterno

Em nome dos Agebianos que persistem em buscar a Arte Bonsai, Agradeço pelas palavras insentivadores. Um forte abraço. E aqui em nome do Presidente da A.G.B. Convido a todos bonsaistas do Brasil a comparecerem sempre que quizerem em nossas reuniões. A hospedagem e a alimentação a gente se vira aqui.
novamente obrigado.
Humberto Silva - Goiânia - Go.
www.agb-bonsai.com.br
WagnerArnaut04/03/2011 01:47
Grande Humberto,

o amigo Nick tinha me convidado para ir com ele e o Roni comparecer ao encontro em Goiânia.

Fiquei com muita vontade de ir, mas infelizmente não pude.

Na próxima compareço sim. Muito obrigado pela acolhida aos amigos de outras cidades.

Nick, valeu pelo convite.

Wagner Arnaut
HUMBERTO SILVA05/03/2011 00:13
ENCONTRO DE BONSAI DA A.G.B
Caro Wagner!

E muita satisfação, receber pessoas que tem interesse comum, minha casa e minha familia, estão aposto para receber os amigos. Será um prazer recebê-los quando quizerem ou puderem vir a Goiânia.
Um Abraços.
Humberto Silva.